Se conveniência é “aquilo que é útil, que simplifica uma rotina, que economiza o tempo” etc. (dicionário Houaiss) e o posicionamento básico dessas lojas é oferecer facilidade, proximidade e rapidez ao consumidor, podemos compreender mais facilmente o motivo pelo qual o mix de produto é tão importante para elas.
Naturalmente que o consumidor típico de lojas de conveniência sabe que ali não encontrará a mesma variedade de produtos existente num supermercado, por exemplo, mas espera ter o básico para atender a sua necessidade momentânea;
Outra característica de uma loja de conveniência deve ser a do giro rápido de produtos, tanto para melhor aproveitamento do espaço quanto para aumentar sua lucratividade.
Isto posto, vejamos alguns cuidados básicos para a montagem do mix ideal:
• Considerar a área útil de exposição para não deixar a loja excessivamente abarrotada, dificultando a movimentação dos consumidores, e nem vazia a ponto de desestimular a entrada;
• Analisar o perfil do consumidor da região. Se observar o que o restante do comércio da região vende, principalmente outras lojas de conveniência, você poderá ter uma ideia geral sobre o que irá compor o seu mix;
• Ter produtos que satisfaçam às quatro classificações do conceito de Gerenciamento por Categorias (sortimento, exposição e preços de acordo com as necessidades dos consumidores da região):
•Destino: Produtos que levam o consumidor à loja. Exemplos: cervejas, refrigerantes, carvão, cigarro, café, sanduíches frios etc.;
 
Rotina: Comprados rotineiramente, podem não ser o motivo principal da entrada do consumidor na loja, mas ele aproveita para comprar. Exemplos: produtos de higiene (sabonete, desodorante, para barba etc.), pilhas, jornais, revistas, entre outros;
Sazonais: Com vendas em épocas específicas. Exemplos: ovos de Páscoa, panetones, bronzeadores e bloqueadores, sorvetes;
Conveniência: Normalmente comprados por impulso. Exemplo: balas, chocolates, snacks, livros.
Quanto às marcas dos produtos, é interessante que a loja tenha:
• Marcas fortes e líderes de mercado;
• Marcas regionais com grande penetração na localidade.
Para que tudo isso dê resultado em termos de venda, é importante fazer uma correta exposição, da seguinte maneira:
• Produtos de destino, por serem de compra planejada, podem estar nos fundos da loja, fazendo com que o consumidor percorra o salão de vendas;
• Os de rotina, próximos aos de destino, assim como aqueles que têm relação entre si, como todos os de barba;
• Sazonais e promoções nas pontas de gôndolas e em ilhas promocionais, logo à entrada da loja;
• Conveniência e compras por impulso, próximos ao checkout;
• Manter os mobiliários de exposição sempre abastecidos e limpos.
Em relação ao estoque, destacamos dois pontos que precisam de atenção:
• Verifique constantemente a data de validade dos produtos para não haver perdas;
• Acompanhe o giro dos produtos. Quanto mais rápido forem vendidos, melhores os resultados financeiros;
O mix adequado permite ter o produto certo, para aquele momento em que o consumidor necessita dele, por isso é tão importante para a loja de conveniência.
 
Por: Américo José da Silva Filho
 
Fonte: Combustíveis e Conveniência

7 COMENTÁRIOS

    • Olá Renan, obrigado pelo seu contato.
      Realmente o tema Loja de Conveniência é muito interessante. Temos uma categoria no Blog Brasil Postos totalmente dedicada a este assunto. Você pode clicar aqui e acessá-la sempre que necessitar. Fazemos atualizações todos as semanas. Você também pode cadastrar-se em nossa newsletter que é enviada semanalmente com os temas mais quentes do segmento de postos e lojas de conveniência.
      Boa leitura, Equipe Brasil Postos

  1. Existe algum site, onde possa consultar quais produtos posso vender em minha loj de conveniencia? pois me ofereceram um SUPLEMENTO VITAMINICO REVIGON – dizendo que pode ser vendido pois nao é medicamento.. e queria consultar e ver se realmente posso vender na conveniencia

    • Bom dia Rodolfo, obrigado pelo contato.
      Eu desconheço algum site com esta informação. Porém , com relação ao produto que você citou, você pode solicitar o numeração da autorização da ANVISA e fazer a consulta.
      Para maiores informações fale com nossa consultora de vendas pelo whatsapp 47 9 9985 4554.
      Atenciosamente,
      Equipe Brasil Postos.

  2. Tenho uma conviniencia mas só vendo mais cigarro. Queria saber como faço para atrair mais clientes que não só compre cigarro que não tem lucro.

    • Olá Maria, existem várias estratégias que você pode utilizar para atrair mais clientes. O mais importante é conhecer o seu público alvo e descobrir quais são suas necessidades que não estão sendo atendidas como por exemplo: produtos de mercearia, comidas saudáveis preparadas na hora entre outras coisas. No Blog Brasil Postos temos uma categoria dedicada exclusivamente para Lojas de Conveniência. Se você deseja se tornar uma especialista na gestão, conheça também nosso Curso Online de Gestão de Loja de Conveniência.

      Boas vendas,

      Renato da Silveira – Editor e Autor do Blog Brasil Postos

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