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– BR Petrobras também melhorou seu Valor Percebido e se destaca na venda de lubrificantes, com liderança de Lubrax.

– Ipiranga mantém a liderança em Valor Percebido, com a Shell na segunda posição;

Parece que o pior já passou para a avaliação da imagem dos postos BR Petrobras. Após queda por dois anos seguidos em função dos escândalos que afetaram a companhia, a marca recuperou sua boa imagem entre os consumidores que usam postos de combustíveis, voltando a ser líder em Força da Marca.

Essa é uma importante revelação do novo Estudo Postos de Combustíveis da CVA Solutions. Realizado em janeiro de 2018, o estudo ouviu 6 mil consumidores de todo o país.

Em sua quarta edição, o estudo avalia o Valor Percebido (relação custo-benefício percebido pelos clientes) e a Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) de oito marcas de postos de combustíveis citados pelos entrevistados. Ainda mede a posição frente a concorrência e diagnostica possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável. O posto Ipiranga continua líder em Valor Percebido e nesse ano passou a liderar também em recomendação líquida (promotores menos detratores da marca) com 58,9% de seus clientes. Shell agora está na segunda posição em recomendação líquida e BR Petrobras vem em terceiro. No entanto, quando o assunto é utilização dos postos, BR Petrobras e Ipiranga, representam juntas a utilização de posto principal de 67% dos consumidores.

Banner Loja de ConveniênciaLojas de Conveniência – As lojas de conveniência continuam representando a chave do sucesso para os postos de combustíveis. Dos 6 mil entrevistados, 3.067 usam a Loja de Conveniência. Desses que frequentam, 40,6% lavam o carro e 40,2% trocam o óleo. Já entre os 2.935 que não frequentam a loja, apenas 23,2% costumam lavar o carro e 29, 7% costumam trocar óleo.

Para o sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti, “quem usa a loja de conveniência dá uma nota melhor para o posto e dá mais lucro, pois lava mais o carro e troca mais o óleo. A Força da Marca do posto é outro fator chave pois os postos com marca mais forte são os campeões em venda de serviços. Os postos sem bandeira, em geral, têm menor nível de utilização de seus serviços, reduzindo sua rentabilidade”.

Lubrificantes – Nesse ano a CVA Solutions incluiu uma nova questão, sobre a marca dos Lubrificantes. Não sabem ou não lembram a marca do lubrificante 27,1% dos entrevistados. Mas 17,6% afirmaram usar o Lubrax, da BR Petrobras. Na segunda posição está o Mobil, Castrol em terceiro, Ipiranga em quarto e Shell em quinto, entre outras marcas citadas.

No universo dos que não se lembram da marca, destacam-se as mulheres (34,8%), que geralmente não gostam de se envolver com este assunto, e as pessoas das classes A/B (31,7%), já que esses tendem a possuir carros novos, realizam revisões e troca de óleo na concessionária.

Programas de Recompensa – Fidelidade – Os programas de fidelidade continuam sendo importantes para a escolha do posto de combustível. 43,5% participam de algum programa, sendo que 59,1% dos clientes da Ipiranga participam, 41,6% dos clientes da BR Petrobras participam, 32,5% da Ale e 23,1% da Shell.

“Os postos têm que continuar investindo na sua marca, nas lojas de conveniência, na venda de serviços e nos programas de fidelidade. As lojas de conveniência agregam faturamento e aumentam a rentabilidade, através da venda cruzada de lavagem e lubrificantes. E para fidelizar, os postos devem investir e apostar nos programas de recompensa. Sem esquecer da importância em manter preços competitivos para os combustíveis”, aconselha Sandro Cimatti.

Marcas citadas – Neste estudo foram citados pelos entrevistados os postos/bandeiras: Ale, Bandeira Branca, BR Petrobras, Carrefour Hipermercados, Extra Hipermercados, Ipiranga, Shell e Walmart Hipermercados.

Nota muito boa entre 46 setores da economia – Os Postos de Combustíveis têm uma nota muito boa de Valor Percebido, sendo que em 2018 houve uma melhora, de 7,92 para 8,25 (em uma escala de 1 a 10). Eles estão ocupando agora a 13ª posição entre os 46 setores pesquisados pela CVA Solutions. O Valor Percebido para os setores pesquisados se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de Microondas (nota 8,87) e como piores Operadora de Telefonia Celular (nota 6,62) e PVA – Satisfação de Funcionários de Empresas (6,28).

Valor Percebido – O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) foi mais uma vez atribuído ao posto Ipiranga (índice 1,02). Em segundo lugar aparece a Shell, seguido pela BR Petrobras – que melhorou em relação ao ano passado – e em quarto lugar aparece o Ale.

Além de abastecer o veículo, os serviços mais utilizados nos postos de combustíveis são a calibragem dos pneus, 79,2%; uso da loja de conveniência, 51,1%; lavagem dos vidros, 42%; troca de óleo, 34,1%; lavagem do carro, 30,5%; e uso da lanchonete/restaurante, 28,2%.

As lojas de Conveniência, Lanchonetes e/ou Restaurantes preferidos pelos entrevistados são BR Mania / Petrobras (42,2%), AM/PM / Ipiranga (37,7%), Frango Assado (21,9%), Graal (18,9%) e Select / Shell (14,2%).

Força da Marca – A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) voltou agora, após dois anos, a ser da BR Petrobras, com 29,2%. Ipiranga está muito próximo, na segunda posição. Shell manteve a terceira posição.

Comportamento nas estradas – Mais de 82% dos entrevistados costumam parar nos postos de combustíveis durante suas viagens. O estudo indagou quais são os principais atributos que ajudam na decisão de utilizar um posto de estrada e em primeiro lugar aparece “a marca/bandeira do posto” (59,7%). Um “bom restaurante” fica na segunda posição; “bom serviço de sanitários” em terceiro; seguido de “segurança do posto”.

Os entrevistados foram convidados a citar duas marcas de postos preferidos para parada nas estradas. BR Petrobras ficou com 64,7%, seguida de perto por Ipiranga, e depois Shell, Ale e Bandeira Branca (os postos sem bandeira).

Ranking: Valor Percebido e Força da Marca – 2018

Valor Percebido (custo-benefício percebido): 1º Ipiranga, 2° Shell, 3º BR Petrobras e 4º Ale.

Força da Marca (% da Melhor Posto – % Pior Posto): 1º BR Petrobras, 2° Ipiranga, 3º Shell, 4º Ale.

A CVA Solutions é uma empresa especializada em ajudar seus clientes a criar vantagem competitiva sustentável, através da melhora do Valor Percebido em toda a cadeia de valor. A empresa pesquisa, analisa e indica os caminhos que levarão ao aumento do market share e da rentabilidade do cliente.

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