Caixa de posto de gasolina também tem direito a adicional de periculosidadeQuem trabalha perto de bombas de combustível em postos de gasolina, e não só o funcionário que manuseia, deve receber adicional por trabalhar em área de risco. Esse foi o entendimento da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) ao condenar uma companhia a pagar adicional de periculosidade em favor de uma operadora de caixa da empresa. A Turma entendeu que o adicional é devido aos empregados que exercem quaisquer funções.

O pedido já havia sido aceito em primeira instância, mas a empresa alegava que a operadora nunca trabalhou em contato permanente com a área de risco ou com agente inflamável. O relator do caso no TRT-18, desembargador Platon Teixeira Filho, afirmou que o adicional está previsto no artigo 193 da CLT e a questão é tratada pela Norma Regulamentadora 16 do Ministério do Trabalho e Emprego.
A área de risco está compreendida nas distâncias de até 7,5 metros dos tanques armazenadores de líquidos inflamáveis, afirmou o magistrado. “Mediante a análise do croqui apresentado no laudo pericial, podemos perceber que todas as três cabines de caixa encontram-se a uma distância inferior a 7,5m dos tanques de armazenamento de gasolina e álcool. Portanto, todas se inserem na bacia de segurança, ou seja, dentro da área considerada de risco.” Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-18.

Fonte: conjur 

Artigo anteriorFrentista: Profissão Perigo
Próximo artigoCombustível Aditivado: Saiba quando usar
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

2 COMENTÁRIOS

    • Olá Edna, obrigado pelo contato.
      Os direitos do gerente de loja de conveniência são os mesmos do que os de um gerente de qualquer outro comércio. A única diferença é com relação ao perigo da contaminação do benzeno que está na pista de abastecimento do posto. Neste caso você deve receber o treinamento da NR 20 e da NR 9 – Portaria 1109. Se você ainda tem dúvidas sugiro procurar o sindicato da sua categoria ( comerciários ) que eles podem lhe ajudar.
      Atenciosamente,
      Equipe Brasil Postos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here