Além de corroer o aço o uso do metanol como combustível é altamente tóxico e perigoso.

banner-produtos-home-benzeno

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgou nota nesta segunda-feira informando ter detectado, no último dia 10 de novembro, metanol no álcool hidratado (etanol) comercializado em alguns postos revendedores na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. O produto adulterado continha as marcas da BR, da Ipiranga e da Shell.

 “Os postos onde foi encontrado o combustível não conforme foram interditados pelos fiscais da ANP e o produto está sendo retirado e encaminhado para as bases dos distribuidores fornecedores para reprocessamento”, diz um trecho de uma nota divulgada pela agência.

Segundo a ANP, também foram realizadas ações de fiscalizações nas bases das distribuidoras que forneceram aos postos. Com isso, foi determinada a imediata suspensão de fornecimento até o resultado da análise das coletas.

“Assim, foi evitada a comercialização de produto não conforme para outros postos revendedores”.

USO É PERIGOSO

O combustível, armazenado nos tanques dos distribuidores, será reprocessado com o acompanhamento da ANP. Será aberto processo administrativo, sendo que os distribuidores e revendedores estarão sujeitos a multas de R$ 20 mil a R$ 5 milhões.

No último dia 11, o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes e de Lojas de Conveniência do Município do Rio enviou uma carta à ANP pedindo providências. Uma delas era a fiscalização das distribuidoras.

“Só assim poderemos iniciar uma eficaz investigação esclarecedora a respeito da elaboração das irregularidades”, destaca um trecho da carta, assinada pela presidente da entidade, Maria Aparecida Siuffo.

O uso do metanol como combustível é bastante perigoso, conforme especialistas. O produto, além de corroer o aço, é altamente tóxico e sua chama é invisível a olho nu, o que dificulta o controle de incêndios, por exemplo.

SHELL RETIROU LOTE DO MERCADO

A Raizen, que tem a licença para usar a marca Shell no país, emitiu nota informando que o produto “ já foi retirado do sistema de distribuição e a comercialização de etanol foi suspensa na região até que novo lote seja distribuído, processo que já está ocorrendo e deverá ser finalizado nas próximas 48 horas”.

Segundo a empresa, o problema com o combustível foi provocado “por um único produtor, com sede na região de Campos dos Goytacazes (RJ)”.

Também em nota, a Petrobras Distribuidora disse que assim que foi identificado o problema, a empresa suspendeu a venda e “determinou o recolhimento e reposição dos volumes em sua rede de postos na região”.

Assim como a Raizen, a BR afirmou que “o problema é proveniente de uma única usina produtora, localizada na região de Campos dos Goytacazes”.

Fonte: http://oglobo.globo.com/

Confira também: Postos Bandeira Branca Avançam Sobre Mercado da BR

Artigo anteriorFalsas solicitações de senhas e email com vírus colocam a Revenda em Perigo
Próximo artigoE-book: Nova Portaria do Benzeno
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here