14 equipamentos para deixar seu posto de combustível mais ecológico.Hoje em dia é bastante claro que as questões ambientais devem ser vistas com seriedade e atenção por todos os segmentos da sociedade, sobretudo por aqueles cujos potenciais de causar impactos ambientais são significativos.

Pensar na sustentabilidade dos processos pelo ponto de vista ambiental também significa pensar no bem-estar das pessoas e de todas as formas de vida existentes no planeta. Além disso, a empresa que demonstra este tipo de atenção pode obter vantagens competitivas, capazes de se traduzir em melhores resultados financeiros e em economia direta de recursos. E tais resultados podem ser ainda mais ressaltados em um posto de combustível, considerando a natureza do seu negócio.

Com a finalidade de precaução com relação aos riscos inerentes à atividade, há equipamentos de controle ambiental que são exigidos por lei, de instalação obrigatória. Outros, como os que seguem apresentados neste post, representam medidas adicionais ecologicamente corretas, que podem denotar a atenção do proprietário com o meio ambiente e, portanto, com a própria clientela. Acompanhe:

Tanque de paredes duplas – O tanque de paredes duplas representa segurança extra, em caso de vazamento de combustível. Ele é constituído por dois tanques, construídos um por dentro do outro. O tanque interno, ou primário, é construído com aço-carbono e fica dentro do tanque secundário, que forma uma parede externa moldada em fibra de vidro reforçada, desenvolvida para suportar combustíveis automotivos.

Descarga selada – Este equipamento é capaz de evitar qualquer derrame de combustível durante a descarga dos caminhões-tanque para os tanques do posto.

Válvula de retenção junto a bomba de abastecimento – Esta válvula fica instalada junto à sucção de cada bomba da unidade de abastecimento ou do filtro prensa. Caso a tubulação que há entre o tanque de combustível e a bomba de abastecimento se rompa, o produto escoará diretamente para o tanque, evitando que o solo seja contaminado.

Câmara de contenção de descarga – Estas caixas impermeáveis instaladas no bocal de descarga do tanque são capazes de evitar pequenos derrames durante o abastecimento do tanque do posto pelo caminhão-tanque.

Câmaras de contenção sob as bombas de abastecimento – Estas caixas de contenção impermeáveis são instaladas sob as bombas, evitando a ocorrência de eventuais vazamentos.

Sistema de monitoramento do tanque – Estes equipamentos são instalados junto à boca de visita dos tanques para conter eventuais vazamentos na tubulação.

Caixas separadoras – As caixas separadoras evitam que os produtos que não se misturam com a água, como o óleo e os combustíveis, escoem para a rede pluvial, onde poderão contaminar o solo e os cursos d’água caso este equipamento não exista.

Canaleta de contenção – Estas canaletas construídas na projeção da cobertura evitam que os vazamentos que podem ocorrer durante o abastecimento dos veículos escoem para a rede pluvial ou contaminem o solo. O combustível que eventualmente transbordar é contido pelas canaletas e conduzido por tubulações até as caixas separadoras.

Piso impermeável – A construção de piso de concreto na área de abastecimento e onde os tanques estão instalados impermeabiliza o solo, evitando as possibilidades de contaminação em função de eventuais vazamentos.

Tubulações de polietileno de alta densidade – Esse tipo de tubulação apresenta resistência elevada e não é passível de corrosão, o que também impede os eventuais vazamentos e, por consequência, a contaminação do solo.

Energia solar fotovoltaica – Utilizar a luz do sol para gerar energia elétrica é uma medida muito interessante para quem deseja economizar este recurso e, ainda, apresentar uma postura moderna e proativa diante da clientela. A cobertura do posto de combustível pode servir de maneira perfeita à instalação das placas coletoras, proporcionando uma captação de energia bastante significativa. Além de utilizar a eletricidade gerada para a iluminação e para acionar vários tipos de equipamentos, o excesso de energia capturado poderá ser injetado na rede elétrica, gerando crédito de energia para ser utilizado à noite.

Energia solar térmica – A instalação de um aquecedor solar no posto de combustível também é uma alternativa interessante e que pode ser combinada com a energia fotovoltaica. A água aquecida poderá ser utilizada no vestiário dos funcionários e na lavagem de automóveis e da pista, proporcionando uma melhor limpeza e economia de produtos detergentes.

Descargas com caixas acopladas – As antigas descargas que utilizam válvulas gastam muito mais água do que as descargas com caixas acopladas que contam com válvulas dosadoras. Uma válvula de descarga permite uma vazão de água de 1,8 litro por segundo e não limitam o volume de água que é despejado. Já as caixas acopladas com válvulas dosadoras controlam o consumo, que pode variar entre três e seis litros por descarga.

Reservatório de água de chuva – Um posto de combustível mantém grandes áreas não permeáveis que impedem que a água da chuva penetre no solo. Com isso, esta água escoa para as redes pluviais, contribuindo para que as galerias fiquem sobrecarregadas, o que pode gerar inundações. Além disso, toda a água que o posto recebe durante a chuva acaba sendo desperdiçada.

Dessa forma, a instalação de um reservatório que possibilite a contenção da água da chuva que o posto recebe minimizaria estes problemas e também garantiria uma reserva deste recurso que poderá ser utilizada na lavação de pistas e descargas.

E você, o que pretende instalar no seu posto de combustível para deixá-lo mais ecológico e econômico?

Fonte – http://minaspetro.com.br/

Artigo anteriorFraude do Arla 32 já ultrapassa 1/3 do mercado
Próximo artigoQual contrato de trabalho usar?
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here