banner_topo_2

Toda empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, possui um banco de dados. O que poucas delas percebem é que esses números não são registrados ao acaso e podem se transformar em informações preciosas, gerando conhecimento para os seus administradores. Com a ampliação do acesso à tecnologia, a maioria das organizações já possui uma estrutura informatizada. Se antes os sistemas de informação eram considerados diferenciais competitivos, hoje eles são a base de sustentação de qualquer negócio.

O mesmo acontece no setor de postos de combustíveis e lojas de conveniência. São diversas as informações fornecidas durante um dia da sua rotina, como: quantos litros foram abastecidos de cada combustível, quais as preferências de cada motorista, com que frequência o cliente costuma visitar o local e etc. Ou seja, um banco de dados completo, adequado às necessidades do cliente, pode fortalecer significativamente as ações estratégicas da empresa.

Confira abaixo as principais vantagens de um sistema de informação:

ORGANIZAÇÃO DOS DADOS – A principal função de um sistema de informação é reunir todos os dados em um só programa. É importante que ele seja de fácil manuseio e navegação intuitiva para que todos os colaboradores do posto de combustível ou da loja de conveniência consigam acessá-lo. Além disso, a ferramenta deve ser capaz de gerar gráficos com informações claras e precisas, utilizadas no apoio às decisões estratégicas das empresas. Os relatórios precisam ser flexíveis, adequando-se à necessidade de cada cliente.

SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES – Outro princípio de um bom sistema de informação é garantir a segurança dos dados. Isto é, apenas pessoas autorizadas têm o seu acesso. Também há a facilidade de integração com outros sistemas, abraçando todos os departamentos do estabelecimento. Ainda, é essencial que a ferramenta atenda às legislações locais, evitando que o posto ou a loja de conveniência sofra complicações judiciais com impostos e fiscalizações.

APOIO ÀS DECISÕES ESTRATÉGICAS – Por meio do armazenamento dos dados internos do estabelecimento, o sistema de informação oferece um maior controle e visibilidade das operações, baseando suas decisões estratégicas. Como consequência, o posto ou a loja de conveniência consegue identificar pontos para redução de custos e aumento da rentabilidade do negócio. O mapeamento dos índices de consumo permitem ainda a ampliação da visão competitiva no ponto de venda e a personalização do atendimento ao cliente.

Os benefícios e vantagens de adequar a rotina de um posto de combustíveis às ferramentas de automação são enormes, pois todo o gerenciamento das informações são realizadas automaticamente, sem nenhum tipo de interferência humana. Isso garante a eliminação de falhas e fraudes, além de facilitar o fechamento de caixa, controle de cartões de crédito/débito, controle de estoque e preço, troca de turnos, vendas à prazo, entre várias outras funcionalidades. Além da automação da bomba de combustível, é possível instalar sistemas para automação m diferentes áreas do posto, como para proceder a medição dos tanques de combustível, controlar o ponto de venda e a área de troca de óleo, borracharia etc.

Os sistemas podem ser implantados em diferentes etapas de um projeto de automação. À medida que novas ferramentas forem sendo agregadas ao sistema central, todas as novas informações geradas serão automaticamente integradas e serão facilmente controladas pelo software de gerenciamento  que permite administrar as áreas financeiras e de contabilidade da empresa (sistema genérico). Uma rede de postos, por exemplo, pode ter em um único escritório central, o controle de todos os Postos numa base de dados única, onde são compartilhadas todas as informações. Nessa central, o responsável pela rede pode controlar, à distância, a qualquer hora do dia e em tempo real, todas as operações de um determinado posto, como o volume de vendas, pagamentos e a alteração do preço das bombas de combustível.
Banner Categoria - Televendas

1 COMENTÁRIO

  1. Olá.
    Preciso sabe mais informações a respeito do programa Posto Fácil.
    Qual o custo do programa.
    Meu posto é pequeno. Posto de rua em cidade pequena: Retirolândia – BA
    Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here