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Está chegando a melhor época do ano para o varejo. Décimo terceiro na mão, férias, festas e viagens são vetores que alavancam as vendas das lojas de conveniência neste período. Pesquisas apontam que determinadas lojas chegam a crescer mais que 30% durante o período de fim de ano principalmente as que estão próximas às regiões praianas.

O consultor Brasil Postos indica algumas ações que podem ser feitas para incrementar os resultados das lojas.

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Organização e Limpeza – Os clientes buscam sempre por ambientes organizados e limpos. Faça um planograma de sua loja considerando a circulação dos clientes e a melhor exposição dos produtos. Foque nos produtos de maior valor agregado ou ticket médio alto. Sinalize as categorias dos produtos. Aproveite as dicas dos promotores de vendas das distribuidoras que vão entregar suas mercadorias. Peça por displays e cartazes que são disponibilizados para os canais de vendas. Deixe sua loja com uma “cara promocional”.
Não esqueça que as paredes, vitrines, geladeiras, piso, gôndolas e paredes devem estar impecáveis pois os clientes são consomem alimentos em um locais que estejam limpos.  Pratique a organização e limpeza diariamente e logo vai perceber a mudança.

Exposição e Arrumação da Loja – O varejo vive de fluxo de clientes. Loja cheia é sinônimo de boas vendas. Prepare sua loja para estimular a venda por impulso. Pilhas de produtos costumam funcionar muito bem assim como uma boa exposição de doces, chocolates e chicletes no check-out. Fique atento para o aumento das perdas em função da quantidade de estoque e do fluxo de pessoas.

Exposição dos Produtos – Os produtos devem estar bem expostos. Lembre-se que produto no estoque não vende. Se a loja tem alguns produtos em promoção, faça pilhas e cartazes para chamar a atenção. Não esqueça da precificação utilizando etiquetas grandes informando com clareza o valor dos produtos.

Seja Diferente – Para se distinguir das demais lojas de conveniência da sua área que ofereçam os mesmos produtos que você, a ideia é criar estratégias de negócios que façam com que o seu estabelecimento se destaque, como promoções relâmpagos, decoração e conforto da loja e vantagens para clientes fidelizados. O público é visual e busca por novidades que unam tanto valor, quanto qualidade; se ele encontrar isso, desde a hora em que entra no seu estabelecimento e for atendido de forma diferenciada, até a hora em que encontrar produtos diferentes e com qualidade, se tornará um cliente fiel.

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Presentes de Ultima Hora – As festas de finais de ano são excelentes oportunidades para a venda de presentes para aquelas pessoas que estão transitando em seu ponto de venda. Caixas de bombons, flores, perfumes, espumantes e cestas de natal são sugestões para quem busca opções de última hora para confraternizações como amigo secreto, festas das empresas, natal e reveillon. Diferencie seu mix com diferentes opções de presentes e aumente o ticket médio do seu negócio.

Precificação – Produto sem preço não vende. E produto muito caro também não. A precificação correta é um fator essencial para o posicionamento e competitividade do seu negócio. Defina suas margens de lucro e metas de giro de produtos. Tenha em conta que os clientes conhecem muito bem os preços de mercadorias de preços comparáveis como cerveja, refrigerante e sorvetes. O essencial é descobrir qual é o mark up  que otimizará a lucratividade de sua loja sem criar uma imagem de loja “careira”.

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Prepare sua Equipe – Sem uma equipe bem treinada nada funciona. É preciso ter em conta que nesta época há um aumento do desgaste físico e mental de seus colaboradores. Faça um planejamento de escalas de funcionamento. Evite sobrecarregar sua equipe. Um plano de incentivo claro e objetivo é uma ótima ferramenta para motivação e diminuição de rotatividade.

Defina uma meta e estimule todos a vencer o desafio que pode ser diário e não se esqueça de recompensar pelo atingimento da mesma. Os colaboradores devem conhecer as metas de vendas sendo orientados para oferecer os produtos complementares ou em promoção.

Valorize o comprometimento e deixe bem claro que são os funcionários que fazem a diferença em seu negócio. Invista no treinamento da sua equipe!

O fator chave de qualquer varejo são as técnicas de atendimento e vendas que são repassadas para a equipe.  O primeiro requisito é a apresentação pessoal. Não esqueça de manter sua equipe sempre uniformizada. Uniforme limpo e bem passado, atendente bem maquiada, unhas cortadas e limpas, barba feita e cabelo bem arrumado são essenciais. O funcionário deve ser identificado pelo nome utilizando um crachá. O cumprimento também é um passo de venda importante. A abordagem e despedida devem ser cordiais e padronizadas e, de preferência, seguidas de um sorriso verdadeiro.
Os caixas que tem o contato direto com os clientes devem estar atentos e entregar sempre o cupom fiscal mesmo sem a solicitação do cliente demonstrando transparência na operação de vendas.
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 Valorize seus Clientes – O final de ano é uma excelente oportunidade para identificar e recompensar os clientes pela sua fidelidade ao longo do ano. Afinal de contas você precisa deste mesmo cliente no próximo do ano. Brindes personalizados mantém sua marca em evidência e oferecem utilidade para os clientes. Se o seu posto possuir alguma ferramenta de fidelização é o melhor momento para cadastrar e iniciar o relacionamento com estes clientes.

Controle seu negócio – Não existe gerenciamento sem controle. Utilize os relatórios de seu sistema de gestão para atualizar os níveis de estoque de seus produtos. Certifique-se que não haverá falta de mercadoria e lembre-se no final do ano os distribuidores muitas vezes não fazem entregas que não foram programadas.

Espero que com estas dicas este final de ano seja repleto de bons negócios.

Renato da Silveira – Consultor Brasil Postos.

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