Um dos grandes (talvez maior) desafios de quem tem uma loja de conveniência é liderar uma equipe de forma efetiva.

Como líder, você faz tudo o que pode para garantir que está contratando ótimos colaboradores para a equipe, o que inclui seguir ótimas práticas de contratação de talentos utilizando técnicas comprovadas de entrevista e acompanhamento de verificações de referência.

Agora que você contratou aquele novo integrante da equipe, como você pode ter certeza de que seu tempo e esforço foram recompensados?

Liderar por meio da motivação adequada é uma das coisas mais importantes que qualquer gerente de varejo pode fazer para garantir o sucesso de seu negócio. Com isso em mente, aqui estão 5 práticas recomendadas para líderes de varejo.

1. Implemente planos de remuneração competitivos

Funcionários qualificados e competentes sabem que são solicitados. Se eles acharem que podem ganhar mais por fazer o mesmo trabalho em um concorrente, não pensarão duas vezes em sair e você perderá seu investimento. Adote remuneração por metas, certifique-se de que seus planos de benefícios recompensem os de alto desempenho. Isso vai ajudar a reter seus melhores talentos e motivar os de menor desempenho.

2. Programação eficaz

Para muitas pessoas, a parte mais difícil de uma carreira no varejo são as longas horas de expediente. Ajude os membros de sua equipe a lidar com esse estresse planejando escalas e programações com pelo menos 2 semanas de antecedência, dando-lhes dias de folga regulares e – já que ninguém quer trabalhar loucamente durante períodos de alto tráfego –
programando para atendera às altas demandas nos horários de pico.

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3. Ofereça oportunidades de aprendizado contínuo

Seus melhores funcionários geralmente desejam melhorar seus resultados anteriores, portanto, quando você fornece programas de treinamento contínuos, seja por vídeo, palestras, encontros online ou ombro-a-ombro eles respondem dando a você mais fidelidade e melhores resultados.

4. Promova um ambiente de trabalho positivo

Sabemos que os funcionários gostam de conversar e é natural desenvolver relacionamentos mais profundos com alguns colegas de trabalho, e não com outros. Mas quando um gerente atua com base nessas tendências, são os funcionários que sofrem e, no final das contas, eles podem pedir demissão por causa do ambiente de trabalho ruim.

5. Concentre-se constantemente na melhoria

Nada é mais frustrante do que se esforçar para encantar um cliente apenas para descobrir que o sistema do PDV continua com aquele defeito irritante ou que o estoque do produto
anunciado no cartaz promocional está esgotado. Ótimos funcionários são atraídos por empresas que se concentram na eficiência.

Sucesso pra ti líder, até a próxima!


Claudio Moreira é o novo colunista do Blog da Academia Brasil Postos e vai escrever sobre gestão de pessoas e liderança.

Atua há mais de 20 anos tornando os profissionais que tenham contato direto com seu cliente capazes de aumentar a possibilidade de recompra, fidelização e conquista de novos negócios.

Claudio também atua como mentor, professor, instrutor e palestrante em temas relacionados ao varejo com forte atuação no mercado de proximidade, lojas de conveniência e revenda de combustíveis. Atualmente tem participado como instrutor de vários eventos online da Academia Brasil Postos.

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