banner_topo_2
1. VOCÊ SABE O QUE É A NFC-e? A Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica é um projeto nacional criando um novo modelo de emissão de notas fiscais para o consumidor final, eliminando a impressão em papel. Visa ser uma alternativa totalmente eletrônica para os atuais documentos fiscais em papel utilizados no varejo (cupom fiscal emitido por ECF e nota fiscal modelo 2 de venda a consumidor). Reduzindo custos de obrigações acessórias aos contribuintes, o consumidor é beneficiado pois possibilita a conferência da validade e autenticidade do documento fiscal recebido.

2. BENEFÍCIOS DA NFC-e

2.1 Para o contribuinte emissor (estabelecimento)Redução de custos;Uso de Impressora não fiscal;Simplificação de Obrigações Acessórias; Eliminação da figura do interventor técnico; Uso de papel com menor requisito de tempo de guarda; Transmissão em Tempo Real/Online dos documentos fiscais;Redução significativa com gastos com papel;Integrado com programas de Cidadania Fiscal sem necessidade de envio à SEFAZ de Arquivos de Impressora Fiscal.

2.2 Para o consumidor final:Possibilidade de consulta em tempo real ou online de suas NFC-e no portal da SEFAZ; Segurança quanto à validade e autenticidade da transação comercial; Possibilidade de receber DANFE da NFC-e Ecológico (resumido) ou por E-mail ou SMS.

Para facilitar a vida do consumidor, o endereço do portal NFC-e para consulta estará impresso no DANFE NFC-e, além disso, aqueles compradores que possuírem smartphones poderão fazer o acesso através da leitura do QR Code que também estará impresso no documento.

4. ESTADOS QUE JÁ ADERIRAM AO PROJETO DA NFC-e:

A NFC-e foi lançada em novembro de 2013 e é um projeto nacional, portanto até o final deste ano o Governo pretende ter a aderência de todos os estados;

Atualmente cinco estados regulamentaram a obrigatoriedade de uso da NFCe: Acre, Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Fique atento quanto às datas de implantação desta novidade conforme seu estado. Para maiores informações, acesse a SEFAZ de sua região.

banner sub categoria whatsapp novo

Artigo anteriorDF – Postos de gasolina têm 120 dias para obter regularização ambiental
Próximo artigoBR Distribuidora vai vender suas lojas de conveniência ?
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here