Postos de gasolina de bandeiras reconhecidas oferecem descontos para quem pagar pela gasolina em aplicativos próprios há algum tempo.

O problema é que essa prática tem enganado muita gente, que não se atenta para esse “detalhe” e acaba pagando o preço da bomba em vez de ter o desconto prometido.

A prática é bastante comum nas grandes capitais e tem como foco atrair o cliente. Com o preço médio do litro da gasolina na faixa dos R$ 7,00, muitos se sentem atraídos por uma placa com o custo de R$ 5,39 ou inferior. Já não basta pagar o absurdo preço da gasolina, o consumidor brasileiro ainda precisa baixar  apps e se ligar antes de mandar completar o tanque.

O problema é que as placas com o desconto estão quase sempre à frente das que trazem o preço real — em alguns estabelecimentos, os preços da bomba nem são mencionados.

Nenhuma das propagandas analisadas deixa de mencionar o programa de vantagens e até trazem links para download do app, mas isso pode não ser visível quando se está em um carro a 60 km/h em avenidas.

Como se já não bastasse a estratégia, alguns frentistas não mencionam a promoção antes do abastecimento, logo muita gente fica com apenas duas opções: mandar retirar o combustível (trabalhoso e demorado) ou pagar o valor cheio. Se você está atrasado para o trabalho ou tem algum compromisso, qual das soluções optaria?

Apps que dão desconto

Em geral, os aplicativos de empresas de combustíveis funcionam como “programas de vantagens” com o acúmulo de pontos. Cada vez que o consumidor abastece, soma uma quantidade que pode ser trocada por brindes, produtos ou descontos no preço final da gasolina, etanol e diesel.

Estes são os três principais aplicativos das empresas de combustíveis do país:

+++ Chegou o Aplicativo de Checklists Inteligentes Brasil Postos

+++ Digitalize e Controle as Rotinas do Posto e da Conveniência – App Checklist Inteligentes Brasil

Polêmica em vários locais

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 6º, ressalta ser direito do consumidor a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva. Cabe aos órgãos de defesa analisarem a propaganda agressiva, com preços em letras garrafais e menções à aplicativos em fontes pequenas, e autuar quem descumpre as normas.

No Distrito Federal, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) e a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) do Ministério Público proibiram a prática em 2020. Os órgãos estabelecem que os descontos oferecidos por meio desses programas devem aparecer em segundo plano, com destaque menor do que o preço aplicado na bomba.

Esses preços menores são obtidos por meio de cashback, programas de pontos que retornam como recompensa para o consumidor. Usar isso como um chamariz para o público seria errado, na visão do Ministério Público do DF, porque é aplicável somente a quem já abasteceu antes.

Desde julho passado, 70 postos de combustíveis já foram autuados em Brasília por desfavorecer o valor real e anunciar em destaque o preço do combustível para pagamento exclusivo por aplicativo. Não há dados ao nível nacional que revele essa prática.

Agora, essa prática parece ter se estendido para outras localidades, inclusive cidades de pequeno e médio porte. Resta saber se as autoridades nacionais vão deixar nas mãos de cada município resolver esse problema ou se tomarão alguma medida para coibir os abusos.

Como funciona o aplicativo Abastece Aí

Feito para quem abastece regularmente o seu veículo, o aplicativo do Abastece Aí pode ser baixado em dispositivos com Android e iOS. O seu uso promete cashback, maior facilidade na hora de efetuar pagamentos e um acompanhamento constante e simples.

Se quiser saber mais sobre como o app funciona, venha comigo e confira nas linhas a seguir!

O app faz parte dos postos Ipiranga
O app faz parte dos postos Ipiranga – Foto: Divulgação / Tecnoblog

Para quem já usa ou quer começar a usar o sistema de pontos conhecido como “Km de Vantagens” do posto Ipiranga, o app do Abastece Aí funciona para capitalizar e usar todos os benefícios do programa.

Além disso, com ele é possível receber cashback sempre que colocar combustível em seu veículo e ainda permite que o usuário faça o pagamento sem precisar ter um contato físico direto.

Outra característica que vale a atenção é que o aplicativo também oferece a opção para o usuário efetuar pagamentos diversos em lojas físicas e online. Com isso, aumentando as oportunidades de cashback.

Tudo o que a pessoa precisa fazer é abrir o app antes de fazer o abastecimento, definir o valor e realizar a confirmação. Se quiser, também é possível realizar compras na loja de conveniência AmPm e usar os serviços do Jet Oil, a rede de troca de óleo dos postos Ipiranga.

O usuário recebe os “Km de Vantagens” da mesma forma que o cashback, ou seja, tudo através do app.

Recursos do aplicativo Abastece Aí

Não é apenas na hora de colocar gasolina ou similar em seu veículo que o app se mostra útil. Há outros recursos que merecem a nossa atenção:

  • Você pode realizar transferências de valores entre contas do aplicativo Abastece Aí;
  • É possível mover o valor de sua conta do app para qualquer conta bancária;
  • Dá para adicionar dinheiro na plataforma através de boleto e transferência pelo seu banco;
  • Você pode trocar seus “Km de vantagens” por cupons dos parceiros do posto Ipiranga;
  • Há opções para descontos e cashback em compras nas lojas parceiras.

Abaixo você encontra algumas perguntas comuns sobre a plataforma.

Qual a porcentagem do cashback?

Pode variar entre 2% e 5%, dependendo das promoções no momento do abastecimento.

Quanto tempo demora para cair o dinheiro de volta?

Do mesmo jeito que plataformas similares como a Méliuz e a Ame, o cashback do Abastece Aí leva menos de cinco dias para ser confirmado. Quando a pessoa decide trocar seus pontos de “Km de vantagens” por cashback, o valor cai na mesma hora.

Preciso cadastrar a placa do meu veículo?

Para usar o aplicativo não há a necessidade de cadastrar a placa do veículo, porém isso é necessário para receber seus pontos do serviço “Km de vantagens”.

Quais são as formas de pagamento?

O usuário pode pagar no Abastece Aí através de dinheiro, cartão de crédito e saldo em conta. O Pix só serve para transferir dinheiro para uma conta do app.

Só posso pagar com o Abastece Aí nos postos Ipiranga?

Não. Qualquer estabelecimento que aceite pagamento por “Pix QR Code” ou “Pix Copia e cola” permite o uso do aplicativo.

Vale a pena usar o aplicativo do Abastece Aí?

Depende. Se você for uma pessoa que está sempre dirigindo, então o uso desse app é bastante válido. Porém, caso use pouco o seu veículo, então a espera e os valores podem não valer a pena.

Com o Abastece Aí, o usuário tem mais uma opção de aplicativo para garantir o cashback e os pagamentos por Pix. Por outro lado, é bom tomar cuidado para não se perder em meio a tantas alternativas. Se você for uma pessoa que faz uso constante de um veículo, então essa pode ser uma ótima adição em seu smartphone.

Fonte: Tecnoblog

Artigo anterioreSocial: reduza os erros e melhore os processos de envio dos eventos de SST
Próximo artigoGrupo que fraudava aplicativos de combustível é preso pela PM
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here