Três funcionários ficaram feridos, dois deles com mais gravidade, após uma explosão em um posto de combustíveis em Cafelândia nesta segunda-feira (5). Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe terceirizada fazia uma manutenção no local ao mesmo tempo em que um caminhão reabastecia um dos tanques.
Ainda de acordo com as informações, um dos funcionários da equipe teria ligado uma furadeira, o que acabou provocando a explosão e ferindo três pessoas. Os trabalhadores foram levados para a Santa Casa de Cafelândia e os casos mais graves, que tiveram 80 e 60% dos corpos queimados, aguardam liberação de vaga para alguma unidade especializada.
Já o funcionário que teve ferimentos leves passou por atendimento e foi liberado. A ocorrência foi registrada na Polícia Civil e nesta tarde a perícia esteve no local para apurar as causas da explosão.

Medição e monitoramento
Controle inteligente dos seus tanques
O sistema de medição e monitoramento ideal para sua operação
Conheça o ELET1-R para medir tanques, acompanhar estoques e apoiar o controle operacional.

Dados e inteligência de mercado
Painel de preços de combustíveis
Veja os preços dos postos e das distribuidoras da sua cidade
Compare o preço na bomba com o preço de compra e acompanhe sua praça com dados atualizados todos os dias.

Direto do fabricante
Armazenamento para sua operação
Faça a cotação de tanques aéreos e subterrâneos
Encontre a configuração adequada para armazenar combustível e solicite sua cotação diretamente com o fabricante.
Tecnologia para tanques
Mais continuidade para o seu negócio
Revitalize os tanques do seu posto sem parar a operação
Conheça a solução de revestimento desenvolvida para renovar e proteger tanques de armazenamento.
Avalie uma alternativa à substituição dos tanques.
Conheça a tecnologia ORO →Acesse o site do anunciante.
Direto do fabricante
Equipamentos para abastecimento
Faça a cotação de bombas de abastecimento Gilbarco
Encontre a solução adequada à operação e solicite sua cotação diretamente com o fabricante.
Direto do fabricante
Calibrador digital para o seu posto
Faça a cotação do Calibrador Digital de Pneus PNT 5
Modelo indicado para postos de combustíveis, com operação rápida, segura e precisa.
Consulte as condições para equipar o seu posto.
Cotar calibrador PNT 5 →Acesse a página do produto.
Controle e automação
Estacionamento que gera resultado
Transforme o fluxo do posto em receita recorrente
Automatize o estacionamento, organize o acesso de veículos e aproveite melhor cada oportunidade do seu pátio.
Conheça as soluções para estacionamentos de postos.
Conheça a Sanvitron →Acesse o site do anunciante.
Automação de abastecimento
Diesel em alta? Controle seus custos com combustíveis.
Automatize o abastecimento interno, acompanhe dados em tempo real e identifique perdas na sua operação.
Descubra como automatizar a gestão de combustível da sua empresa.
Conheça a CTA Smart →Fale com um especialista da CTA.

Iluminação especializada
Tecnologia LED para o seu posto
Soluções em LED para Postos de Combustíveis
Comunicação visual e iluminação desenvolvidas para destacar a identidade do seu posto.
Resumo
ToggleEquipe terceirizada pode ter causado explosão
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe terceirizada fazia uma manutenção no local ao mesmo tempo em que um caminhão reabastecia um dos tanques.
Todos os líquidos que possuem ponto de fulgor abaixo de 38,7 C são considerados inflamáveis.
Os líquidos inflamáveis liberam vapores que em contato com o oxigênio e na presença de uma faísca geram uma explosão.
E foi o que aconteceu!
Os vapores liberados durante a entrega do combustível ao entraram em contato com a faísca gerada pela furadeira pode ter provocado a explosão.
As três vítimas estavam trabalhando na reforma do posto de combustível, e um deles ligou a furadeira.
Uma faísca entrou em contato com vapor de combustível e pegou fogo.
O fogo não chegou atingir os reservatórios de combustível, segundo a polícia. Mas a explosão gerou queimaduras.
Duas vítimas tiveram 80 e 60% dos corpos queimados e também sofreram queimaduras nas vias aéreas por conta da inalação do gás.
O terceiro funcionário que teve ferimentos leves passou por atendimento e foi liberado.
O que diz a legislação para prevenção de explosão
A norma regulamentadora número 20 – NR 20, determina que ao realizar trabalho com líquidos inflamáveis deve-se retirar todas as fontes de ignição.
O que parece que não ocorreu, já que informações, demonstram que no momento da descarga de combustíveis a furadeira foi ligada.
Perícia esteve no local na tarde desta segunda-feira a Polícia Científica realizou perícia no posto de combustível e as causas da explosão no posto serão investigadas pela Polícia Civil.
A capacitação de funcionários e equipe de terceirizados previne acidentes, já que 80% dos acidentes são acusados por atos inseguros ou comportamentos inadequados.
Sempre que uma equipe terceirizada for realizar trabalho em um posto de abastecimento:
- Preencha a Permissão de Trabalho e;
- Verifique o certificado do treinamento da NR20 e NR9.
É a determinação do Ministério do Trabalho e Emprego.
Fonte: https://goo.gl/yhjwbu
Confira também: Conheça as regras para garantir a segurança do frentista
Brasil Postos
Notícias Relacionadas

Atualizado todo dia. De graça.
Ver o preço da minha cidade →










