Gestao_Financeira_Postos

Em anos de atuação no segmento de revenda de combustível e centenas de contatos com donos e gestores, umas das principais conversas consideradas intelectuais sempre se dão para investimentos.

É possível que para cada empresário o investimento seja visto de uma maneira, o que para um é certo, para outro empresário pode ser errado.

 EXISTE INVESTIMENTO CERTO OU ERRADO?

 Depois de anos estudando e aplicando no mercado, cheguei a conclusão que o investimento certo é aquele decorrente de uma visão do empresário e que o mesmo teve a coragem em aplicar uma estratégia, que ao seu planejamento retornará ou incrementará um resultado maior que esse desembolso, e que ajudará na continuidade das atividades da empresa.

Aquele desembolso gerado sem qualquer foco ou clareza, poderá queimar as expectativas esperadas pelo revendedor e empresário. Isso ocorre constantemente no mercado e as vezes pode levar o empresário a “lona”.

 QUAL MOMENTO CERTO PARA INVESTIR?

No meu ponto de vista existe sim momento certo para investir, não apenas por ter o valor para investimento, mas sim pela tempestividade desse investimento. Ou seja, o empresário pode ter o recurso em dinheiro disponível, porém se não existir a convicção e visão sobre o momento certo de entrar em ação, todo esse valor poderá ser insuficiente e não gerar o retorno esperado.

Investir em momento errado ocorre com aproximadamente 30% dos empresários de postos de combustíveis. As vezes investem desordenadamente, sem validar se realmente é o momento. Como por exemplo, já presenciei empresários que mudaram a imagem visual da loja e todo seu layout apenas por receber sugestão de clientes. Ora, o empresário deve ter visão e o mínimo de conhecimento de causa e efeito, pois se esse investimento não incrementar lucro, não será investimento e sim gastos errados que poderão comprometer o capital do posto.

LEIA TAMBÉM: 2017 deu Lucro no Seu Posto? Vai ser igual em 2018?

Investimento errado é considerado aquele gasto realizado pontualmente e que não traz qualquer retorno financeiro ou não incrementa faturamento na operação do posto. É preciso ter muito cuidado na hora de decidir desembolsar um determinado valor no negócio. As vezes é melhor investir em capital de giro, por exemplo, e abrir uma campanha para captação de pessoas jurídicas, mais especificamente empresas que precisam de maiores prazos para pagamento, logo o posto terá um incremento de receitas e consequentemente um incremento nos lucros.

É muito importante ter a visão e planejamento interligados constantemente, avaliando todas as possibilidades do que pode dar certo ou não, e principalmente, o que pode incrementar os lucros e rentabilidade ou não.

Lembre-se:

Investimento Certo: Desembolso que incrementa lucros e que o valor desembolso retorne de maneira composta, ou seja, o valor do desembolso somado ao rendimento esperado.

Por outro lado, Investimento Ruim: Desembolso sem visão e planejamento para futuro incremento de receitas, lucros ou rentabilidade. Valores que possam impactar o capital de giro do posto sem trazer benefícios breves e futuros.

 MENSURAR O RETORNO DESSE INVESTIMENTO

Fica a dica de que qualquer investimento deve ocorrem antes do desembolso uma visão do proprietário, ou seja, que determinada ação poderá trazer beneficio para posto antecipando-se, por exemplo, os concorrentes. Após essa visão ser avaliada, deve ser mensurada com valores e data para que ocorra o êxito. Além é claro da mensuração do valor que deverá incrementar na lucratividade e consequentemente a rentabilidade do posto de combustível.

Medir o risco é muito melhor que apenas correr o risco sem limitar suas perdas.

Fica a dica, até breve.

banner colunista carlos

Artigo anteriorBR Distribuidora é vendida com o maior IPO da Bolsa Brasileira desde 2013
Próximo artigoJustiça condena posto por lucro exorbitante em Cuiabá
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here