banner descrição de gestão financeira

A cada semana com a operação suspensa, o revendedor perde um quarto do seu capital de giro. Caímos na gestão de crise, onde cair é muito mais rápido do que se levantar.

Um dito popular que acaba caindo como uma luva, essa é a situação do capital de giro após a grande tempestade que ainda permeia o segmento da revenda do combustível.

Muitos são os segmentos impactados pelo desabastecimento, porém, nesse contexto, vamos analisar especificamente a revenda de combustíveis.

Cair é Muito Mais Fácil do Que Levantar – Há tempos discutimos e buscamos alternativas para contribuir com o revendedor na manutenção do capital de giro, uma tarefa árdua e morosa, pois cair é muito mais rápido do que levantar e se, você se levantar após a tempestade, considere-se um vencedor.

O que posso dizer é que, a cada semana com a operação suspensa, o revendedor perde um quarto do seu capital de giro. Caímos na gestão de crise, onde cair é muito mais rápido do que se levantar.

Sem o giro das margens obtidas pelas vendas, tornar-se necessário o uso do capital de giro para suprir as despesas fixas que não param. Por isso, a reserva financeira é tão importante na gestão preventiva.

Ou seja, sua retomada poderá ser mais tranquila, caso tenha uma reserva financeira disponível. Caso não tenha essa reserva, sugiro você ler esse artigo até o final e anotar os passos para sair da descapitalização para a retomada com saúde financeira.

 Trabalhar Com Dinheiro é Fácil, Quero Ver Trabalhar com Escassez de Capital – Esse será o momento em que você terá que mostrar porque você deve ser considerado um bom gestor e o quanto você aprendeu a lidar com obstáculos, empreendedorismo e como aprendeu a lidar com os desafios de um empresário.

O que vai definir seu caminho, sendo permanência ou falência, será o quanto você se aprendeu a dominar as finanças do seu posto.Talvez quem já tenha vivenciado períodos de instabilidade na operação do posto, poderá melhor lidar com a rápida baixa de capital de giro.

 Despertar do Empreendedor – Como Ser Empreendedor Após a Tempestade? Agora mais do que nunca o revendedor deverá mostrar tudo que aprendeu na vida de operador e gestor de um posto, nessa hora não importa se é calça branca ou se já operador antigo, se a base não foi constituída na gestão financeira, tudo pode vir a baixo.

Somado a gestão não pode faltar o empreendedorismo, que poderá ser fundamental para alavancar a operação e com isso, trazer os resultados planejados para recuperar as margens perdidas pela falta de vendas.

imagem destaque curso gestão financeira2 Como Reduzir o Impacto das Perdas Financeiras e Recuperar Capital – Não há dúvidas que a operação sofrerá impactos negativos em seus resultados, porém, alguns pontos podem ser aplicados na tentativa de reduzir perdas financeiras que ficarão como presentes nos dias e meses seguintes a tempestade. Esses pontos estão relacionados ao plano de ação imediato, com definição de prioridades e somar tanto quanto for possível, o saldo de capital disponível para comprar produtos para serem vendidos.

Para quem já participou do Curso de Gestão Financeira para postos de combustíveis, aprendeu sobre a necessidade em criar uma “Reserva Financeira”, exatamente dedicada a momentos como o que acabamos de conhecer, o desabastecimento.

No curso explicamos a importância e demos toda a orientação de como se preparar para situações emergenciais.Portanto, ainda há tempo de reverter e melhorar a retomada da operação, usando a gestão financeira como principal aliada na retomada do crescimento.

Hoje mais do que nunca, se não souber aplicar técnicas de gestão, muito mais difícil será a retomada com saúde financeira. Diante dessa preocupação, e se você também está preocupado com a retomada da operação, recomendo fortemente você se antecipar e se preparar o quanto antes, para encarar os caminhos da retomada do crescimento e se manter no mercado.

Invista em desenvolvimento rápido que poderá ajudar você nessa jornada após a tempestade.

Um abraço, Carlos Bispo.

banner colunista carlos

banner inicial gestão financeira_letringsSe a Gestão Financeira é um problema que você deve enfrentar e precisa de ajuda,  se inscreva no nosso Curso de Gestão Financeira Online desenvolvido pelo Consultor Carlos Bispo em parceria com o Portal Brasil Postos. Neste curso é apresentada  qual o impacto financeiro para cada modalidade de pagamento e também demonstrada na prática como calcular a margem de contribuição e o capital de giro

Artigo anteriorFederação dos postos diz que repassará redução de valor do diesel ao consumidor
Próximo artigoCade defende fim de frentistas e venda direta
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here