O treinamento no ambiente de trabalho faz parte da rotina de milhares de revendas de combustíveis.

Além de capacitar os funcionários, os treinamentos têm como consequências um aumento na motivação e desenvolvimento da própria empresa.

“A necessidade de treinamento e aprendizado constantes veio para ficar”, explica Renato da Silveira, fundador da Academia de Ensino Brasil Postos.

Para Renato, a mesma função exigirá habilidades diferentes ao longo do tempo, sendo necessário que o profissional busque aprender constantemente as novas tendências do mercado.

“Há rede de postos que hoje trabalham como algumas faziam em 2015. Entretanto, sua produtividade frente aos seus concorrentes mais atualizados é menor. Um gerente de posto em 2022 precisa dominar muito mais sistemas e termos do que o mesmo funcionário em 2015. Medição Eletrônica, PIX, Programas de Cashback, Reuniões Online, Redes Socias, E-mail, SMS, Sistemas de Gestão de Metas, Cadastro de Clientes, Mudanças na Legislação e Fiscalização, Lançamentos no Sistema de Automação, Ferramentas de Marketing, enfim, uma série de fatores que evoluiu demais nesse período. Em 2015, preencher os dados de vendas dos sistemas em uma planilha impressa era suficiente. Hoje, a realidade é outra”, destaca o profissional.

Rotatividade no mercado

“Essa tendência de maior rotatividade, principalmente entre as posições mais qualificadas como gerentes e funcionários dos quadros administrativos, é algo cada vez mais importante no radar das revendas. Afinal, não contar com os profissionais certos em seus quadros, ou perdê-los com maior frequência, poderá ocasionar sérios prejuízos”, conta Renato.

Segundo o CEO, ao observar dados sobre as principais áreas para o desenvolvimento da cultura corporativa, ter oportunidades de desenvolvimento profissional é o que mantém 89% dos colaboradores, ou seja, o desenvolvimento está à frente de coisas que antes eram as líderes, como flexibilidade no trabalho e saúde mental e bem-estar.

Mudanças de estratégia

Devido à necessidade de manter os colaboradores atualizados e da importância dada ao desenvolvimento pelos colaboradores, as empresas estão buscando reinventar suas áreas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D). De acordo com pesquisa publicada no Linkedln, 48% dos profissionais de T&D esperam aumentar seus orçamentos em 2022. Esse número é o maior da séria histórica que começou no ano de 2017.

Entre as prioridades dos programas de treinamento em 2022, temos o Treinamento de liderança e gestão (49%); Capacitação e atualização de competências dos funcionários (46%); Capacitação/transformação digital (26%) e Diversidade, equidade e inclusão (26%).

“Na comparação com 2021, a maior mudança veio nos programas de treinamento presencial, mostrando que o alívio nas restrições da Covid-19 propiciou o retorno das atividades presenciais. Além desses, a capacitação em competências de gestão como liderança, vendas e finanças cresceu 39%, mostrando a preocupação das revendas em capacitar seus gestores nessas competências”, destaca Renato.

Quer alta qualidade e garantia de uma equipe bem treinada em seu posto? Clique e entenda porque a Academia de Ensino Brasil Postos é um dos maiores do país centros de treinamento de equipes para postos e lojas de conveniência do país.

Como ensinar aos colaboradores

A aprendizagem está se tornando uma prioridade para diferentes hierarquias. E, desse modo, espera-se ver com mais frequência este ano a aprendizagem prática, por meio de projetos e funções temporárias. 85% dos profissionais de T&D consultados reportaram essa expectativa.

O sistema de aprendizagem e a educação a distância tem se reinventado para absorver o aprendizado por projetos.

De acordo com a pesquisa, 49% dos profissionais consultados afirmam que os revendedores estão preocupados com a possibilidade de os gerentes não terem as competências certas para executar estratégias de negócios. Além disso, 46% afirmam que a lacuna de competências é a maior já atingida em sua empresa. Ou seja, a liderança não está satisfeita com as habilidades de seus colaboradores.

Apesar do desconforto, muitas empresas não sabem quais habilidades precisam ensinar aos seus colaboradores. Na mesma pesquisa, apenas 10% dos gestores de RH de redes de postos afirmam que suas empresas possuem um banco de dados com mapeamento de competências e perfis de todos os funcionários. A falta desses dados impacta diretamente o planejamento dos treinamentos.

“Se você não sabe o que os seus colaboradores dominam e nem o que precisam saber para desempenhar bem a função, qualquer iniciativa de treinamento pode ser em vão. Fazendo uma analogia, é o mesmo que ir ao mercado comprar itens aleatoriamente, já que você não sabe o que há em sua despensa e nem o que precisa para fazer um jantar. Nesse exercício, me imagino andando pelos corredores vendo o que os outros estão comprando e conferindo as promoções e tento adivinhar o que seria legar ter”, explica do CEO.

+++ Conheça o Treinamento de Frentista de Alta Performance

Para Renato, o ideal é implementar um sistema de avaliação de competências e uma plataforma que dá acesso a inúmeras habilidades necessárias para diversas funções.

“A ideia é suprir a necessidade de desenvolvimento das várias funções, criar instrumentos para mapear as competências dos colaboradores e, também, desenvolver as habilidades necessárias para cada posição, atendendo demandas atuais de mercado”, assegura.

Entenda as diferenças entre treinamento Presencial, Semi Presencial e Online

Atualmente, muitas revendas de combustíveis utilizam tanto o treinamento online quanto o presencial quando o assunto é o desenvolvimento de seus colaboradores.

A tradicional sala de aula ainda é o que algumas pessoas preferem, resistindo à ideia do ambiente virtual, na maioria das vezes, por falta de conhecimento sobre seu funcionamento.

Afinal, qual o melhor ambiente para o aprendizado e aquisição de novos conhecimentos? Qual garante mais vantagens para a empresa e seus funcionários?

1️⃣ Acessibilidade

No treinamento online, os funcionários em treinamento não precisam sair de seu ambiente de trabalho para ter acesso ao conteúdo, já no presencial, os encontros são feitos pessoalmente.

O treinamento presencial exige que todos os participantes estejam em um determinado local e horário, durante um período de tempo específico. Isso dificulta uma variedade de opções que permitiria que cada um conciliasse o momento do treinamento com seus outros compromissos.

No curso online, os participantes podem acessar o conteúdo individualmente em qualquer lugar, no horário que houver disponibilidade. É importante ressaltar que isso promove naturalmente um maior engajamento.

Além disso, o acesso ao instrutor do treinamento não se restringe a um horário específico, podendo ser feito a qualquer momento. Dessa forma, o instrutor se torna capaz de identificar as necessidades individuais de cada participante, fornecendo, então, recursos personalizados.

treinamento online é altamente adaptável para qualquer tipo de tecnologia, inclusive a móvel, que a maioria das pessoas já tem acesso — em dispositivos como tablets e smartphones.

2️⃣ Custo

Os custos de um treinamento geralmente estão entre as principais preocupações da empresa. No caso do treinamento presencial, eles podem ser realmente altos, especialmente se as aulas forem ministradas em um local distante, devido à necessidade de arcar com o deslocamento de cada participante ou do instrutor que necessariamente vai necessitar de transporte, hospedagem e alimentação. E a situação fica mais difícil se considerarmos os altos cursos com as passagens aéreas.

Adicionalmente, a distância exige que os funcionários se afastem de suas funções e gastem o seu tempo de trabalho.

Nesse ponto, o treinamento online mostra-se mais vantajoso, já que seus custos são relativamente baixos e não há gastos relacionados com deslocamento e inatividade dos colaboradores em suas funções.

3️⃣ Tempo

Assim como abordado anteriormente ao tratarmos sobre os custos do treinamento presencial, outra desvantagem acerca do deslocamento diz respeito ao tempo gasto. No treinamento online, não há perda de tempo com trânsito e o participante pode limitar a quantidade de horas que será utilizada para as aulas.

Em um treinamento a distância, é possível que o participante gaste 60% do tempo que seria necessário para percorrer o mesmo conteúdo em uma aula presencial.

Por outro lado, o período para a conclusão do treinamento pode ser maior, já que os conteúdos geralmente são diluídos para acessos diários menores.

Por exemplo, o que poderia ser ministrado em dois dias em um treinamento presencial de 8 horas diárias, passa a ser dividido em acessos de 2 horas por dia, durante uma semana inteira.

Vale destacar que até mesmo os instrutores se beneficiam com a economia de tempo proporcionada pelo treinamento online, já que os exercícios e questionários podem ser corrigidos de maneira automatizada.

Eliminando a necessidade de despender tempo nessa atividade, os profissionais podem se concentrar em criar conteúdos e atividades, aperfeiçoar o conteúdo já disponível e oferecer um feedback mais eficiente e qualitativo.

Deseja desenvolver treinamentos para suas equipes. Deixe-nos ajudá-la ! Assista ao vídeo da Academia de Ensino Brasil Postos. ??

4️⃣ Comunicação

treinamento presencial traz consigo a vantagem da interação entre os participantes e com o instrutor. Dessa forma, algumas habilidades sociais também são desenvolvidas, mesmo que esse não seja o foco do curso.

Por outro lado, a aprendizagem acontece de forma passiva, fazendo com que os participantes mais tímidos não sejam tão ativos. Desse modo, o instrutor não consegue identificar quem são aqueles que precisam de algum reforço.

No treinamento online, a comunicação pode ser feita por meio de trocas de e-mails, chats e fóruns de discussão, isso a qualquer momento, com bastante agilidade. Se uma dúvida surge, ela pode ser transmitida ao instrutor em tempo real e não há a necessidade de aguardar por um próximo encontro, como seria no modo presencial.

Com as ferramentas tecnológicas disponíveis, os participantes também podem criar laços e interagir entre si, independentemente de estarem no mesmo ambiente. Dessa forma, é possível aproveitar as vantagens do aprendizado individual e também explorar as possibilidades de comunicação que surgem do contato virtual.

5️⃣ Aprendizagem

Muitos gestores não confiam que a aprendizagem online será eficaz pelo fato de que essa modalidade produz mais autonomia aos participantes. Alguns acreditam que a ausência da figura do instrutor para monitorar a participação possa aumentar a taxa de evasão dos participantes.

É importante dizer que os instrutores de treinamentos online sabem desse risco e preparam os cursos para motivar os participantes, recorrendo à interação e aos feedbacks constantes.

No treinamento presencial, o contexto de aprendizagem é mais tradicional, como em salas de aula, onde cada um absorve o conteúdo de acordo com seu interesse e aptidão para assimilar o que é ensinado.

Já no ambiente online, a possibilidade de personalizar a aprendizagem, já que a atividade é individual, faz com que os participantes tenham oportunidade de rever um conteúdo e esclarecer possíveis dúvidas até que sejam sanadas.

A facilidade de fazer perguntas sem a necessidade de um horário específico para tal é bastante benéfico para que os participantes aumentem seus conhecimentos e tenham uma aprendizagem mais satisfatória.

Diante de alguma dificuldade, o instrutor pode criar atividades complementares, como exercícios de fixação, para atender às necessidades de cada participante.

Com o que foi exposto, não nos cabe responder que um método é melhor do que outro, especialmente porque existem treinamentos com diferentes objetivos.

Em alguns casos, pode ser que haja a necessidade de treinamentos presenciais, mas, na maioria das vezes, o treinamento online se mostra mais dinâmico e eficaz quando o assunto é crescimento profissional e desenvolvimento de talentos.

5️⃣ TREINAMENTO SEMIPRESENCIAL

O treinamento semipresencial ou híbrido é a junção das duas estratégias e tem uma visão de médio e longo prazo. Neste caso, o instrutor inicia o projeto de capacitação de forma presencial, realizando uma visita até os postos e lojas da rede, conhecendo o mercado, os concorrentes, os colaboradores e fazendo um alinhamento com o gestores de recursos humanos e diretoria.

No treinamento semipresencial é possível falar pessoalmente com todos os participantes buscando o engajamento. Isso pode ser muito importante para a participação dos alunos durante o treinamento online. Finalmente é possível que o instrutor volte para realizar o evento de conclusão com a entrega de certificados e a devolutiva individual.

A modalidade semipresencial requer maior esforço, principalmente com deslocamento e gasto de tempo, por isso porém é uma boa alternativa para projetos de treinamento mais complexos e para equipes maiores de frentistas, líderes de pista, gerentes e atendente de loja de conveniência.

A ACADEMIA DE ENSINO BRASIL POSTOS é especializada em treinamentos nas 3 modalidades : a distância (EAD), presencial e semi presencial para redes de postos e lojas de conveniência.

Entre em contato para uma conversa sobre suas ideias e necessidades ou acesse nosso site e conheça de perto nossas Soluções!

Clique aqui e acesse a Academia de Ensino Brasil Postos e garanta já sua matrícula

  • Ficou interessado no Curso Completo ?Entre em contato como nossas consultoras de vendas.

?Conheça os outros cursos para a capacitação completa de sua equipe.

+++ Curso Online – Potencializando Líderes de Pista e Encarregados

+++ Curso Online de Exposição ao Benzeno

+++ Curso Online – Aprenda a fazer a análise de combustíveis

+++ Curso Online de NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

+++ Curso de Formação Gerencial

+++ Curso Gestão de Compras e Promoções para Loja de Conveniência

+++ Curso de Marketing, Vendas e Atendimento para Postos

▶ Descubra como a Academia de Ensino Brasil Postos está revolucionando o treinamento e capacitação de milhares de gestores e colaboradores de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Assista ao vídeo. ?

Artigo anteriorPostos de combustíveis suspensos; especialista fala sobre essa questão
Próximo artigoCurso Online – Frentista de Alta Performance
Maior plataforma de cursos online para o segmento de postos de combustíveis e loja de conveniência a BP Cursos Online pertence ao Portal Brasil Postos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here