Posto de combustível terá que pagar R$ 87.812 por danos materiais a dona de BMW X5, que foi abastecido com gasolina em vez de diesel

A 6ª Turma Cível do TJDFT) manteve, por unanimidade, a decisão que condenou o Autoposto de Combustível Flamingo.

O posto terá que pagar uma indenização de R$ 87.812 por danos materiais à proprietária de veículo danificado, uma BMW X5, que foi abastecido com gasolina ao invés de diesel.

Em agosto de 2020, a mulher parou no posto e pediu para completar o tanque com diesel. O abastecimento foi concluído e o pagamento finalizado no valor de R$ 349,98. No entanto, o veículo parou de funcionar minutos após sair do local.

A motorista informou o posto que o problema aconteceu após o abastecimento. No processo, ela alegou que as imagens do circuito interno mostram que o carro foi abastecido com gasolina. Após averiguação de uma concessionária, constatou-se que o abastecimento equivocado causou sérios danos mecânicos ao automóvel.

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Depois de cinco meses e sem entrar num acordo, a dona do carro decidiu assumir os prejuízos, que totalizaram R$ 82.583. Além disso, gastou cerca de R$ 3 mil, cobrado pela desmontagem do veículo, na tentativa de um orçamento menor e R$ 1.399,10 com a produção de ata notarial.

O posto de combustível reconheceu os fatos quanto ao abastecimento com o combustível equivocado e os danos sofridos pela autora. Porém, contesta os valores dos reparos e demais gastos apontados e indicou que o laudo pericial é inconclusivo para fundamentar a condenação.

Segundo avaliação do desembargador responsável pelo caso, a motorista tem direito ao ressarcimento dos gastos com os reparos indispensáveis ao pleno funcionamento do veículo, que foram realizados de acordo com normatização da BMW.

“Não há como se afastar a indenização pelo tanque de combustível e pela bateria, que foram substituídos em razão do tempo que o veículo ficou sem funcionamento, devido à falta de acordo para ressarcimento dos danos de forma extrajudicial”, explicou o magistrado.

O julgador destacou que, de acordo com a perícia, os danos informados pela autora decorreram do abastecimento do veículo com combustível inadequado e foram devidamente comprovados, com correlação lógica entre os recibos e as avarias. A decisão é de 2ª instância.

O motor recebeu combustível errado. E agora?

Gilberto Pose, engenheiro de combustíveis, explica quais problemas podem ocorrer em diferentes casos. Os mais graves acontecem quando motores a diesel recebem gasolina ou etanol, ou quando o contrário acontece. Nesses casos, os motores percebem logo que tem algo errado, “alguma luz vai se acender no painel do veículo”, indicando o problema rapidamente.

Se houver abastecimento em grande quantidade, haverá necessidade de limpar o tanque. A oficina mecânica terá que remover o combustível errado, checar se houve danos nas bombas, serviço que pode custar cerca de R$ 1 mil, dependendo da autorizada. E se as peças precisarem ser trocadas, a conta pode ser dobrada ou triplicada. Confira os alertas do especialista:

1️⃣ Diesel em veículos com motores flex

Se um carro movido a etanol ou gasolina recebe diesel, pode ocorrer contaminação interna do sistema, que atinge velas e cárter. O diesel não queima, pois só funciona em outro sistema de compressão. O pistão sofre contragolpes, pode haver quebra de biela e até mesmo um comprometimento geral do sistema.

2️⃣ Etanol ou gasolina nos motores a diesel

Uma “queima desastrosa” pode acontecer se um veículo a diesel for abastecido com gasolina ou etanol. A gasolina não vai aguentar a taxa de compressão do sistema, muito elevada para ela, e haverá queima instantânea, tirando a lubricidade natural do óleo diesel, afirma o especialista.

“Se insistir para que o motor funcione, isso pode provocar o travamento da bomba injetora, dos bicos injetores”, alerta Pose.

E o carro sai do lugar? Ele explica que, logo na partida, o carro já percebe alguma coisa errada e pode até andar alguns metros sem problema, já que estará queimando um pouco do diesel que ainda havia no tanque, mas “você não vai longe”.

“Se colocar etanol acontece um agravante. Ele contém até 5% de água, que vai oxidar e enferrujar o sistema. Vai ser um prejuízo ainda maior”, diz o especialista, alertando que isso pode forçar a troca de componentes da bomba injetora e bicos injetores.

3️⃣ Motor a diesel recebendo outro tipo de diesel

O motor a Diesel S-10 não deve receber S-500. Se isso acontece, o veículo recebe uma carga de contaminantes maior do que deveria, o sistema eletrônico vai tentar aumentar a temperatura de queima, injetando mais combustível, exigindo mais do sistema e tornando-o menos econômico. E, se houver abastecimentos recorrentes, o motor pode deixar de funcionar.

COMO EVITAR QUE SEUS FRENTISTAS ABASTEÇAM OS CARROS COM O COMBUSTÍVEL ERRADO.

Para evitar que os frentistas abasteçam os veículos dos clientes com o combustível errado, o dono do posto pode implementar algumas medidas preventivas. Em primeiro lugar, é essencial fornecer treinamento abrangente aos frentistas, destacando a importância da atenção aos detalhes e da verificação cuidadosa dos rótulos dos combustíveis.

 

Além disso, é recomendável que sejam adotados procedimentos padronizados, como a conferência do tipo de combustível solicitado pelo cliente antes de iniciar o abastecimento. O uso de etiquetas coloridas ou marcadores visuais nos bicos das bombas também pode ser uma estratégia eficaz para evitar confusões.

Manter a sinalização clara e visível, com instruções claras sobre os diferentes tipos de combustíveis disponíveis, também pode ajudar a minimizar erros.

Por fim, o dono do posto deve incentivar uma cultura de responsabilidade e prestação de contas entre os funcionários, incentivando a comunicação aberta e a notificação imediata de qualquer possível engano no abastecimento.

Aqui estão dez dicas para ajudar o dono de posto a evitar que os frentistas abasteçam os carros dos clientes com o combustível errado:

Treinamento adequado: Forneça treinamento detalhado sobre os diferentes tipos de combustíveis e as técnicas corretas de abastecimento. Conheça a Academia de Ensino Brasil Postos

Rotulagem clara: Garanta que os rótulos dos bicos das bombas sejam claros, visíveis e de fácil compreensão para os frentistas.

Verificação prévia: Instruir os frentistas a verificar o tipo de combustível solicitado pelo cliente antes de iniciar o abastecimento.

Procedimentos garantidos: Estabelecer procedimentos consistentes para o abastecimento, incluindo a verificação cruzada entre o pedido do cliente e o combustível selecionado.

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Etiquetas coloridas: utilizando etiquetas coloridas nos bicos das bombas para diferenciar os tipos de combustíveis, facilitando a identificação visual.

Sinalização adequada: Mantenha a sinalização do posto de combustível clara e visível, com instruções sobre os diferentes tipos de combustíveis disponíveis.

Comunicação aberta: Encorajar os frentistas a se comunicarem entre si e com os clientes para garantir a precisão do abastecimento.

Inspeção regular: Realize inspeções regulares nas bombas de combustível para verificar a funcionalidade correta e a legibilidade dos rótulos.

Atualização tecnológica: Investir em tecnologias avançadas, como sistemas de leitura automática de placas ou pagamento eletrônico, para reduzir erros manuais.

Cultura de responsabilidade: Estabelecer uma cultura de responsabilidade e prestação de contas entre os funcionários, incentivando a notificação imediata de possíveis erros de abastecimento.

Ao seguir essas dicas, o dono do posto poderá ajudar a garantir que os frentistas evitem o abastecimento de veículos com o combustível errado, fornecendo um serviço confiável e seguro aos clientes.

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