Não são apenas casos de fraudes — interna e externamente — e desperdícios que causam prejuízos para a frota. O roubo de combustível está entre os principais fatores que impactam negativamente nos lucros e obstruem o crescimento da empresa.

Inclusive, quando falamos em uma empresa de frotas, esse fator se torna ainda mais relevante. Afinal de contas, os motoristas passam boa parte dos seus dias nas ruas, indo e vindo, e o controle de combustível faz parte de toda a logística. Ou seja, se esse problema é recorrente, você perde em todos os aspectos possíveis.

Deseja erradicar o desvio de combustível sob a sua gestão? Neste post, apresentaremos algumas soluções para evitar o roubo de combustível durante o abastecimento da frota. Confira e inspire-se em nossas dicas!

Por que uma boa gestão é importante para evitar o roubo de combustível?

roubo de combustível

Uma pesquisa divulgada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (SETCEPAR) aponta que o prejuízo anual para as empresas que fazem a rota entre São Paulo e Curitiba gira em torno de R$ 11.400 por caminhão. Isso apenas com o roubo de combustível!

Portanto não se engane, este assunto é crucial para o desenvolvimento da sua empresa. E a sua gestão tem um impacto significativo no controle de combustível e na redução de perdas relacionadas a furtos e roubos.

Isso é possível a partir de uma orientação eficaz dos colaboradores, além de um bom sistema de automação para garantir informações precisas e ágeis para qualificar o seu trabalho.

Abaixo, veja algumas recomendações interessantes para que a sua rotina seja menos prejudicada por esses fatores limitantes.

Dicas para promover a segurança da sua frota

Reunimos algumas ideias simples e práticas que podem, em curto ou médio prazo, acabar com o problema relacionado ao roubo de combustível. Confira:

Monitore a conduta dos seus motoristas

Sua parte no crescimento da empresa consiste também em orientar a sua equipe, inspirá-la e ensinar as boas práticas no exercício da profissão. O que inclui a adoção de cuidados para evitar o roubo do combustível quando estiverem abastecendo em um posto à beira da estrada, por exemplo.

Só que, muitas vezes, esses desvios também são motivados internamente. Aí o problema se torna ainda mais grave, já que o prejuízo é motivado por quem deveria trabalhar em prol da empresa e não contra ela.

Portanto, você deve ser o diferencial: qualifique o processo de recrutamento e seleção, identifique o perfil de profissionais desejado e batalhe para que, a cada contratação, a assertividade seja maior. No dia a dia, treinamentos e capacitações permitem que você acompanhe o desenvolvimento dos seus profissionais e compreenda quais deles têm o perfil desejado para seguir na empresa.

Aprenda a diagnosticar o roubo de combustível na empresa

A partir de métricas previamente estabelecidas, você compreende a média de consumo de combustível para cada veículo. Um exemplo evidente desse benefício é que, quando auxiliado por um sistema de automação de dados, você já sabe a média de consumo e consegue compará-la com dados mais recentes.

Se houve um aumento considerável no consumo, algo está errado. Aí entra o trabalho de identificar o problema para saber se houve, de fato, roubo de combustível ou problemas de logística que culminaram nessa mudança significativa.

Mantenha o controle das rotas

Como um complemento ao tópico anterior, você pode seguir o controle das rotas com diversas soluções tecnológicas e, assim, avaliar rapidamente se os motoristas seguiram o roteiro ou desviaram do caminho. Se, mesmo assim, o problema de roubo de combustível acontecer, algumas suspeitas já foram erradicadas, agilizando, portanto, a resolução do problema.

Trabalhe para impedir os abastecimentos irregulares

Mais uma vez: se você conhece as principais métricas para monitorar e, assim, acompanhar o controle de combustível, o seu trabalho é facilitado até mesmo no momento em que os motoristas abastecem os seus veículos. Um exemplo: ao programar as paradas para abastecer os veículos, bem como os registros de cada serviço realizado, você tem em mãos todos os dados necessários para investigar qualquer irregularidade ao longo do tempo.

Perceba, aqui, o quanto é importante dispor de uma equipe qualificada e também de um software que agregue valor à tomada de decisão. Afinal de contas, com tantos dados gerados em pouco tempo, e simultaneamente, é fundamental dispor de uma solução que compile, organize e armazene esses dados.

Tenha uma boa gestão de manutenção dos veículos

Além do roubo de combustível, o prejuízo pode ser motivado por um desempenho inferior de alguns veículos da sua frota. O que nos leva a perguntar: como é a sua gestão de manutenção?

Por meio dela, é possível reduzir a ocorrência de paradas súbitas devido a um problema mecânico, por exemplo, e minimizar os desperdícios e prejuízos decorrentes disso. Quando se está em dia com as manutenções, qualquer desvio de combustível pode ser avaliado com mais eficácia e agilidade. Portanto, trata-se de um investimento imprescindível para manter o nível de excelência dos seus serviços e saber como proceder diante de um eventual roubo de combustível.

Utilize a tecnologia para acabar com o roubo de combustível

Ao longo deste artigo, nós mencionamos muito esse diferencial, o que fez com que as soluções tecnológicas assumissem uma posição de destaque nesta seleta lista. Por meio de uma solução específica para o controle de combustível, você ganha automação e precisão na sua gestão. Entre os benefícios disso, podemos citar:

  • controle total sobre os veículos da sua frota;
  • integração de dados em uma só plataforma;
  • conectividade para lidar com os dados em tempo real, agilizando o planejamento e a tomada de decisão;
  • economia, com o tempo, traduzindo-se em menos desperdícios e no controle contra o roubo de combustível.

Tudo isso com soluções personalizadas, que se adaptam facilmente às suas necessidades e objetivos.

Funcionalidades do Sistema ELS

EXCELbr - sistema de medição de tanque

Temos também alguns recursos, elementos e configurações que tornam o sistema de medição de tanque da EXCELbr muito mais convidativo para a qualificação da sua gestão. Alguns exemplos:

O equipamento se conecta com até 12 sondas e 16 sensores de vazamento;

  • Informações e dados de fácil acesso;
  • conectividade em tempo real;
  • compatibilidade com o concentrador de bombas;
  • notificações e alarmes para baixos níveis de estoque, entregas e vazamentos;
  • relatórios diversos;
  • medição de combustível automaticamente;
  • sonda magnetostrictiva inteligente para todos os tipos de combustível;
  • todos os dados do sistema ELS armazenados na nuvem.

Soma-se a isso as características que já fizeram da EXCELbr uma das grandes referências do seu setor de atuação. Além de quase três décadas de atuação diferenciada e destacada, tem uma filial nos Estados Unidos e possui mais de 32 distribuidores espalhados pelo mundo. A EXCELbr acumula certificados nacionais e internacionais, como o ISO 9001 e o INMETRO, entre outros — para garantir um nível de excelência constantemente maior, tanto nos seus produtos quanto nos serviços prestados com o seu consumidor.

Portanto, caso você queira entender melhor tudo o que a EXCELbr pode fazer pela sua empresa, de maneira que a sua gestão seja potencialmente maior por meio de um bom sistema de medição de tanque, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir o que podemos fazer, de maneira personalizada, para o crescimento do seu estabelecimento!

você.

Clique aqui e faça a cotação Sistema MVC agora mesmo !

 

Acesse o site da EXCELbr para mais informações: https://excelbr.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here