
As vendas de combustíveis no mercado brasileiro em 2019 apresentaram aumento se comparadas ao ano anterior, totalizando 140 bilhões de litros (aumento de 2,89 % em relação aos 136 bilhões de litros registrados em 2018). Os dados foram apresentados hoje (18/02) pela ANP no Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 2020 (Ano-Base 2019), no Rio de Janeiro. O diretor da ANP Felipe Kury fez a abertura do evento. “O mercado de combustíveis em 2019 traz indícios significativos da retomada do crescimento econômico“, afirmou.
Houve crescimento de 2,97% na comercialização de óleo diesel B na comparação entre 2019 e 2018, de 55,642 bilhões de litros para 57,293 bilhões de litros. A elevação é um indício de recuperação econômica, tendo tido como principal motivo o aumento no licenciamento de veículos novos (ônibus e caminhões) e aquecimento da economia.
A alta nas vendas de biodiesel foi de 8,61%, de 5,38 bilhões de litros em 2018 para 5,84 bilhões de litros em 2019, como resultado do aumento da mistura obrigatória ao diesel em setembro de 2019 para 11% (B11).
Academia de Ensino · 16 anos no setor
Sua equipe não nasceu pronta. A gente forma.
Capacitação especializada para postos, da pista à gestão, sem parar a operação.
Cursos online, presenciais e in company para todos os níveis do posto.
O consumo de etanol hidratado combustível, que havia sido de 19,398 bilhões de litros em 2018, subiu para 22,544 bilhões de litros em 2019, uma elevação de 16,2%.
O crescimento foi motivado, em grande parte, pelo ganho de competitividade em relação à gasolina C nos estados com maior consumo e produção de etanol.
A gasolina C, por sua vez, teve ligeira redução de 0,56% em relação a 2018, passando de 38,377 bilhões de litros para 38,163 bilhões de litros.
O etanol anidro (misturado à gasolina) acompanhou a ligeira queda no desempenho verificado na gasolina (0,56%). O etanol total (soma de anidro e hidratado) teve aumento de 10,38% em 2019 frente a 2018, de 29,760 bilhões de litros para 32,848 bilhões de litros.

Grupo de WhatsApp
Brasil Postos revendedores
Grupo de WhatsApp exclusivo
Informação que ajuda a melhorar o resultado.
Participe do WhatsApp onde donos e gestores trocam experiências, notícias e práticas de gestão sem vendedores e sem spam.
Ainda segundo os dados divulgados pela ANP, as vendas de gás liquefeito de petróleo (GLP) caíram 0,3%, de 13,259 bilhões de litros (7,31 milhões de toneladas) para 13,219 bilhões de litros (7,29 milhões de toneladas). A queda ocorreu devido ao aumento dos preços médios ao longo do ano.
Houve redução na venda querosene de aviação (QAV) de 2,57%, de 7,164 bilhões de litros para 6,980 bilhões de litros devido ao aumento do aproveitamento dos voos de 2,3% e encerramento das operações da Avianca.
No óleo combustível, a queda foi de 18,25%, de 2,312 bilhões de litros para 1,890 bilhões de litros em função da continuidade do processo de substituição tecnológica por combustíveis mais limpos.

As importações dos principais derivados de petróleo aumentaram 12,69% na comparação entre 2019 e 2018 devido ao aquecimento das vendas e da manutenção dos níveis de produção nacional.
Fonte: ANP

+++ Por que um posto de combustíveis quebra? Parte 1
+++ Por que um posto de combustíveis quebra? Parte 2
+++ Por que um posto de combustíveis quebra? Parte 3
+++ O que a revenda de combustíveis pode esperar em 2020
+++ A transformação do setor de revenda de combustíveis
https://youtu.be/DTfWvwEMpoQ
Automação de abastecimento
Diesel em alta? Controle seus custos com combustíveis.
Automatize o abastecimento interno, acompanhe dados em tempo real e identifique perdas na sua operação.
Descubra como automatizar a gestão de combustível da sua empresa.
Conheça a CTA Smart →Fale com um especialista da CTA.
Controle e automação
Estacionamento que gera resultado
Transforme o fluxo do posto em receita recorrente
Automatize o estacionamento, organize o acesso de veículos e aproveite melhor cada oportunidade do seu pátio.
Conheça as soluções para estacionamentos de postos.
Conheça a Sanvitron →Acesse o site do anunciante.
Tecnologia para tanques
Mais continuidade para o seu negócio
Revitalize os tanques do seu posto sem parar a operação
Conheça a solução de revestimento desenvolvida para renovar e proteger tanques de armazenamento.
Avalie uma alternativa à substituição dos tanques.
Conheça a tecnologia ORO →Acesse o site do anunciante.
Quer o seu anúncio aqui? Anuncie na Brasil Postos →
Notícias relacionadas

Diesel fica mais barato na distribuição pela 3ª semana e a margem da revenda volta a R$ 0,70 — Relatório semanal de preços nº 2
3 de novembro de 2026
Governo começa em janeiro os testes para levar o etanol na gasolina a 35%
29 de outubro de 2026
Abastecer no frio não traz economia perceptível, explica professor de engenharia
27 de outubro de 2026
Gasolina Podium falta nos postos, e Vibra admite restrição no fornecimento
27 de outubro de 2026
Demanda por combustíveis deve crescer em 2027: como preparar o posto
20 de outubro de 2026
Stellantis pede patente de sistema que aponta posto com combustível adulterado
19 de outubro de 2026
ANP volta a proibir venda de biodiesel entre distribuidoras por dois anos
11 de outubro de 2026
ANP garante 14 milhões de litros de diesel ao RS, mas falta no campo persiste
1 de outubro de 2026
Biodiesel: 62,7% das transportadoras relatam mudanças na frota, e o posto entra na conta
22 de setembro de 2026Não perca nenhuma mudança que afeta o seu posto
Legislação, fiscalização e mercado — o que muda na sua margem, toda semana no seu e-mail.


