Coloração nos postos indica as diferenças entre os tipos de combustível
Você já percebeu que a gasolina dos carros têm diferentes cores? Mas, afinal, isso traz alguma interferência no funcionamento dos carros? Não, nenhuma interferência; a coloração mostra apenas as diferenças entre os combustíveis. É mais um segredo que você vai aprender.
As gasolinas comuns, aquelas que não recebem aditivos para a limpeza do motor, precisam ser de incolor à amarelada, isenta de corantes, conforme a especificação da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Isso significa que nas bombas de combustíveis nos postos, a cor da gasolina comum pode variar somente entre incolor a amarelada, independentemente da marca. Qualquer coloração fora dessa faixa pode ser um indicativo de alguma anormalidade, que terá de ser investigada.
Para a gasolina aditivada, com aditivos na composição, as distribuidoras geralmente utilizam corantes para diferenciação visual em relação à gasolina comum. Isso pode variar de empresa para empresa. No caso da aditivada, não há nenhuma relação da cor com a qualidade do combustível. Trata-se somente de uma distinção na aparência. “Os corantes utilizados não afetam o desempenho do combustível dentro dos motores”, explica o Engenheiro Gilberto Pose, Coordenador de Combustíveis na Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil.
A gasolina Shell V-Power Nitro+, a aditivada dos Postos Shell, é comercializada em todo o Brasil na cor verde. Além dos aditivos de limpeza, ela contém o FMT (Friction Modification Technology), uma substância exclusiva que reduz o atrito entre partes internas do motor.
Motorista pode pedir teste
Se você desconfiar da cor ou tiver qualquer outra suspeita sobre a qualidade da gasolina, pode pedir um teste no próprio posto de combustível. Uma resolução da ANP de março de 2007 diz que os frentistas devem estar habilitados a fazer o teste gratuitamente e na hora, na frente do cliente. No caso da gasolina, o exame irá apontar se ela está com etanol anidro além do permitido por lei.
Se o posto se recusar a fazer o teste ou você ficar com alguma desconfiança, procure a ANP.

Artigo anteriorGestão – Apartir de 7 funcionários Postos estão obrigados a contratar aprendizes
Próximo artigoGasolina velha pode prejudicar motor do carro
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here