Combustível tem prazo de validade diferente nos postos e nos tanques dos veículos
Poucos motoristas sabem, mas a gasolina automotiva também tem prazo de validade. Se ela fica velha no tanque do carro, pode trazer problemas para o funcionamento do motor, como dificuldade de partida e falhas.
Existe um teste especificado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) chamado “período de indução”, no qual uma amostra de gasolina deve resistir à indução de oxigênio (em laboratório) por no mínimo 360 minutos. Na prática, cada 60 minutos equivalem a um mês de estoque em condições ideais (protegida de luz e calor). Isso significa que, bem estocada, a gasolina comum pode durar até seis meses nos reservatórios dos postos revendedores.
Nos carros, porém, o prazo é diferente. Dentro do tanque do veículo a gasolina está exposta a calor e oxigênio. Isso porque o combustível que não foi usado pelo motor volta quente para o tanque e encontra o oxigênio do reservatório. “Por isso, nos automóveis a validade da gasolina fica em torno de 2 a 3 meses, dependendo do nível dentro do tanque (quanto menor, mais contato com o oxigênio e menor dissipação de calor)”, diz o Engenheiro Gilberto Pose, Coordenador de Combustíveis na Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil.
Gasolina aditivada tem o dobro da durabilidade dacomum porque possui redutores de oxidação
A gasolina aditivada, porém, possui agentes redutores de oxidação, que é a reação do combustível com o oxigênio. Algumas aditivadas chegam a cerca de 18 meses nos locais de armazenamento, como a Shell V- Power Nitro+. No carro, ela pode chegar a mais de 10 meses, pois os agentes antioxidantes têm muita estabilidade.
Por isso, se você roda pouco com seu carro, o recomendável é sempre usar gasolina aditivada. É por esse motivo que as montadoras recomendam o uso da aditivada no tanquinho auxiliar de partida a frio nos veículos Flex. Geralmente, o combustível passa a primavera, o verão e o outono sem uso. Quando o motor necessita da injeção de gasolina, no inverno, muitas vezes o produto estará oxidado e denso.
O combustível velho no carro pode trazer problemas para o motor. Quando ocorre a oxidação (envelhecimento) e a evaporação de compostos leves, a gasolina torna-se mais densa e tende a formar depósitos de goma no tanque, nas tubulações, nos injetores (ou nos carburadores). Os principais problemas são dificuldade em dar a partida do motor e “engasgos” no funcionamento, o que pode aumentar o consumo do veículo.
Fonte: http://g1.globo.com/
 

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