Você sabia que realizar ações de marketing digital para posto de combustível é brutalmente mais barato do que as mídias tradicionais offline?

Neste primeiro post apresento algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer parte do universo digital e que tenho certeza que aumentará a divulgação do seu posto de combustível junto aos seus clientes. 

Primeiro de tudo, precisamos considerar que mercado de combustíveis no Brasil é um segmento que certamente não deixará de existir. Pelo menos não em nossa geração. Assim, a enorme quantidade de carros nas ruas garante que os postos de gasolina estejam sempre com clientes abastecendo.

Mesmo assim, alguns postos não exploram todo o potencial que o mercado de combustíveis engloba. Por ser um item de consumo praticamente obrigatório para aqueles que possuem carro, a recorrência de clientes pode ser muito alta se você souber como fidelizá-los.

Seu posto ainda não tem um site ? Não tem problemas

Vamos imaginar que o seu posto não tem um website, ok?

Como podemos utilizar as redes sociais, você ainda tem muita chance de chamar atenção do seu público alvo. Mesmo sem um site.

Contudo, é importante sempre lembrar que as redes sociais são espaços “alugados”, enquanto o nosso site é como nossa casa própria. É importante ter isso em mente, pois nas redes sociais precisamos obedecer às regras da plataforma em que estamos. Em contraste, em seu site, você pode trabalhar de forma mais independente.

Comece fazendo uma ficha do Google Meu Negócio

Sempre indicamos essa ação para praticamente qualquer tipo de negócio. Assim, informações detalhadas da sua empresa aparecem quando clientes em potencial estão procurando por você. 

Também é um item importante para quando as pessoas procuram por lugares no Google, como por exemplo “posto de gasolina mais perto de mim”. Dependendo da geolocalização do usuário, o seu posto pode ser exibido como o melhor resultado mais próximo.

Se você ainda não cadastrou o seu Posto no Google Meu Negócio, clique aqui e faça agora mesmo. É gratuito.

Atacando pelas redes sociais

O Facebook e o Instagram são duas boas redes para você começar o marketing digital do seu posto. Afirmamos isso porque o público já está lá, é preciso trabalhar com uma segmentação qualificada e um bom material visual. 

Se você está buscando por novos clientes, você pode trabalhar com campanhas institucionais que falam sobre as vantagens do seu posto.

Ofertas de itens para sua loja de conveniência também são uma opção para chamar a atenção do público.

Utilizando as redes sociais, você pode também divulgar as ações sociais, fazer pesquisas de satisfação, promover lançamentos, divulgar os benefícios dos programas de fidelização e muito mais.

  1. Ofereça café grátis para viagem aos clientes que abastecerem um determinado valor.
  2. Convide as pessoas para receber preços de combustível via WhatsApp.
  3. Trabalhe com brindes ou descontos para serviços, como troca de óleo
  4. Estimule a compra de combustíveis pelo aplicativo cadastrando todos os clientes.
  5. Se o posto participar de alguma campanha de cashback apresente os valores e os resultados que os clientes estão resgatando.

Cadastre o posto nos aplicativos de Geolocalização 

Existem diversas campanhas de marketing digital que podem ser feitas neste segmento.

O que limita a quantidade de ações é na verdade quanto tempo e dinheiro você tem para investir no marketing.

Nossa sugestão auxiliar às redes sociais e resultados no Google é trabalhar com anúncios e campanhas no Waze. 

Waze e Aplicativos de Geolocalização 

Atuar com campanhas patrocinadas no Waze permite que você exibe a publicidade do seu posto para pessoas que estão passando por você, em sua localização. 

Nessas campanhas, você também pode realizar campanhas específicas de captação de clientes, como brindes ou o cafezinho para viagem.

Aplicativos de Venda de Combustíveis

Da mesmo forma que um restaurante não vai conseguir existir sem estar cadastrado em um aplicativo de tele-entrega como o IFood por exemplo, os postos de combustíveis vão  estar presentes em aplicativos para vendas de combustíveis, sejam próprios, tercerizados ou das distribuidoras como o Ame da Petrobrás ou Abasteça Aqui da Ipiranga. 

Entre as inúmeras vantagens que uma ferramenta de contato direto entre o posto e os clientes podemos citar a capacidade de levantar informações dos hábitos de consumo dos clientes, a frequência e a recorrência de compras e também a possibilidade de envio de notificações diretas.

Notificação push

A notificação push nada mais é que uma pequena mensagem enviada através do seu aplicativo. As frases precisam ser curtas e diretas, já que comportam apenas 40 caracteres pro título e 110 para o texto principal. Elas surgem na tela do celular em horários variados e isso é interessante porque dificilmente vão escapar da atenção do usuário.

A notificação push é uma excelente estratégia de comunicação oferecendo muitos benefícios ao seu posto e loja de conveniência como: 

  • Atualiza os usuários quanto às novidades do posto, ofertas e preços.
  • Aumenta a usabilidade do aplicativo ao servir como lembrete para utilizá-lo.
  • Estreita a relação com o cliente ao criar uma comunicação informal.
  • Oferece maior visibilidade ao seu negócio, afinal, não deixa de ser uma publicidade.
  • Quando a mensagem é personalizada, cria um vínculo e aumenta as chances de fidelização.
  • Pode transformar simples utilizadores em clientes assíduos.
  • Aumento das vendas com informações atrativas.

Relacionamento por Whatsapp

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil. Com cerca de 1,3 bilhões de usuários ativos por mês — sendo que 120 milhões deles se encontram no país —, o app se tornou muito importante para a comunicação. E, como sabemos, todo fenômeno virtual pode se tornar uma grande oportunidade para fazer e divulgar negócios.

É possível promover produtos e serviços, estabelecer um ponto de contato e estimular um relacionamento positivo com os clientes.

As funcionalidades do WhatsApp Business

Perfil empresarial – A 1ª e mais importante novidade é que, diferentemente dos perfis normais dos usuários, você pode inserir informações essenciais do seu negócio, como:

  • endereço;
  • site;
  • email;
  • segmento; e
  • horário de funcionamento.

Esse perfil aparecerá como um perfil verificado, e a ideia é que no futuro haja uma forma de encontrá-lo em um campo de busca, tal qual nas demais redes sociais. Por isso, tenha cuidado na hora de preencher os seus dados. Afinal, o seu perfil é um cartão de visitas para os seus clientes e potenciais clientes.

Mensagens rápidas – Assim como o WhatsApp “normal”, há como acessar o app via desktop pelo WhatsApp Web.

No modo business, é permitido utilizar as ferramentas pelo computador para o controle das mensagens enviadas e recebidas. Assim, é possível gerenciar a comunicação de forma prática e profissional.

Outra vantagem oferecida é o envio de mensagens automáticas enquanto ausente. Lembra do horário de funcionamento do perfil? Há como configurar uma mensagem pronta para o período em que estiver fora do trabalho.

Tags – Para facilitar ainda mais a organização, o WhatsApp Business inclui a possibilidade de utilizar tags para identificar as suas conversas.

Com elas, você pode marcar as conversas em categorias — como “novo cliente”, “pago” e “pagamento pendente” — e criar etiquetas — tais quais “promoção” e “agendado”.

Então, dependendo dos serviços do posto, você pode categorizar todos os contatos e conversas para deixar claro quais são os tipos de interação como avisar os clientes que os serviços de troca de óleo ou lavação do veículo estão prontos ou que o pedido do delivery da loja de conveniência está sendo enviado. 

As vantagens do WhatsApp

Rapidez – Essa é uma vantagem tanto para você quanto para o usuário. Enquanto muitas informações passam batidas no email e nas redes sociais, no WhatsApp você tem certeza de que a sua mensagem chegou. Com ele, você tem uma entregabilidade garantida. E, como os usuários usam constantemente para conversar com amigos e familiares, é certo que eles, no mínimo, devem ver que a sua mensagem está lá.

Familiaridade – O aplicativo atinge todas as idades! Todo o movimento social media e o tradicional email ainda podem parecer meio nebulosos para os mais velhos. Contudo, o whatsapp contempla todos as faixas etárias incluindo os da terceira idade que constituem uma parcela importantíssima no mercado.

Comodidade – Enquanto no email, nas redes sociais e, principalmente, nas ligações, a comunicação pode soar interruptiva, no WhatsApp o usuário escolhe a hora que quer se comunicar. Nele, há como visualizar e responder somente quando e se quiser, o que já evita todo o receio de receber telefonemas.

A seguir, listamos as melhores formas para você utilizar o aplicativo no seu posto e loja de conveniência presa. É só escolher as que funcionam melhor:

Melhore o relacionamento com os seus clientes

Uma das dificuldades que vários postos que oferecem serviços automotivos têm é manter um bom relacionamento com os clientes e fidelizá-los após a aquisição do produto ou do serviço com a troca de óleo, por exemplo. E acredite: é bem melhor mantê-los por perto, satisfeitos e com todas as suas reclamações e questionamentos atendidos.

Por exemplo, imagine um cliente que possui um automóvel no qual o volume de abastecimento é maior do que diz o manual do carro. Ele pode pedir para encher o tanque e a quantidade abastecida é bem maior do que aponta o manual. Já houveram vários casos em que clientes mal intencionados, ao invés de pedir maiores explicações diretamente no posto, vai até as redes sociais e “chuta o balde” dizendo que o posto está roubando, etc.

Neste exemplo, se o cliente estiver se relacionando com o posto pelo whatsapp ele pode pedir explicação e o posto pode mandar para ele vários links que demonstram as falhas das montadoras neste quesito. 

Dê suporte ao seu cliente

Você pode disponibilizar o WhatsApp como mais um espaço para as pessoas pedirem ajuda — e, assim, aumentar a sua retenção de clientes. Toda revenda de combustíveis enfrenta clientes que duvidam da qualidade do combustível vendido uma vez ou outra.

Isso não significa que seu posto não vende combustível de qualidade. Não mesmo! Entretanto, você precisa estar preparado para resolver isso direito.

E é aí que entra o suporte ao cliente! Mapeie todos os tipos de problema que o seu consumidor pode ter e o ajude o quanto antes. Melhor ainda se isso for feito por uma equipe especializada que pode apresentar os resultados das análises de combustíveis para os clientes que desejarem receber esta informação.

Não precisa pensar somente em problemas sérios. Ajudar vai desde uma dúvida sobre o a quantidade de pressão nos pneus até o horário de atendimento do posto.

O WhatsApp pode ser incrível para essa função. Trata-se de mais um lugar para se colocar à disposição, tirar dúvidas, dar orientações, receber feedbacks — tudo de forma prática e acessível.

Divulgue novos produtos e serviços

Além de ajudar e de melhorar o seu relacionamento com o cliente, você pode estabelecer algumas formas de divulgar e vender os seus produtos e serviços.

Tem clientes fiéis no seu posto ? Então, por que não apresentar suas novidades para ele? Especialmente, para negócios com ofertas sazonais como um oferta na troca de óleo ou até mesmo combustível mais barato, é uma oportunidade incrível de estimular uma recorrência nas compras.

Por exemplo: Se você tem uma lavação no seu posto e ela fica ociosa em alguns dias e horários durante a semana, aproveite para chamar os seus clientes oferecendo um valor diferenciando e uma oferta de pão de queijo e café expresso.

É um convite simples, informal e bastante agradável que pode maximizar sua operação sem nenhum custo de comunicação.

Entretanto, o cuidado aqui vem dobrado!

  • não mande mensagens promocionais em excesso para não ser bloqueado nem marcado como spam.
  • encare com uma ferramenta de relacionamento e não tente vender apenas por vender. Redes sociais foram criadas para estimular o relacionamento e não a venda.
  • conecte-se com quem já é cliente pois receber mensagens de um número desconhecido é bastante desagradável e até considerado como uma espécie de spam. O mais recomendado é utilizar o aplicativo para se conectar com usuários que já são seus clientes e que deram algum tipo de permissão para você lhes enviar mensagens — como preencher um cadastro na loja, submeter informações em um formulário online ou adicionar o seu WhatsApp por iniciativa própria.

Envie mensagens personalizadas

O recurso “Listas de Transmissão” pode parecer ideal para enviar uma novidade ou promoção para os clientes sem precisar escrever a mensagem para cada um dos contatos.

Com essa funcionalidade, é possível enviar o mesmo texto para até 256 usuários, desde que eles tenham o seu número salvo em seus respectivos smartphones.

Porém, para obter resultados mais eficazes, o melhor é atingir as pessoas com textos personalizados e recomendações de acordo com suas preferências.

Instagram Nostalgia

A nostalgia é grande no mundo. A população brasileira está envelhecendo e se aposentando em números recordes. Eles estão dirigindo tanto quanto sempre. Eles estão adquirindo aqueles carros antigos que sempre desejaram agora que têm um pouco de dinheiro extra grátis.

Use o Instagram para postar fotos que tragam nostalgia para seus clientes. Especialmente de carros antigos. Compartilhe seus carros clássicos. Compartilhe fotos de qualquer lembrança clássica que você tenha em sua estação de serviço.

O Instagram é o lugar perfeito para fazer isso. Peças nostálgicas locais também são ótimas. Coisas da sua área que você pode compartilhar que farão com que os visitantes parem e vejam você e sua cidade.

Documentação em vídeo

O vídeo está maior do que nunca. O telefone realmente permitiu a praticamente qualquer pessoa gravar, editar e publicar vídeos. Especialmente no YouTube, Instagram e Facebook.

O Youtube já é a segunda rede social mais utilizada em todo o mundo e cada vez mais está se tornando uma ferramenta de pesquisa.

Combine com algum funcionário do posto para gravar tudo o que acontece na sua estação durante a semana. Publique um vídeo semanal com os destaques divertidos e talvez até educacionais.

Permita que os clientes conheçam seus funcionários e o que estão fazendo e os grandes clientes com quem estão interagindo todos os dias. Pode parecer chato, mas as pessoas acharão interessante. Achamos outras pessoas interessantes.

Anúncios diários do Facebook

Use o Facebook para fazer anúncios sobre o que está acontecendo em sua loja e no posto. Mudanças no preço do combustível. Lançamentos de mercadorias populares. Ofertas e descontos que você está tendo. Eventos que você está hospedando. Lavagens gratuitas  e todo tipo de coisas.

Mantenha as coisas simples com o Facebook, mas mantenha o foco nas coisas que serão valiosas para seus clientes em potencial.

Faça campanha que estimulem seus clientes a compartilhar e curtirem seus post para aumentar sua base de clientes engajados.

Conclusão

Essas são estratégias simples de marketing digital e são enormes oportunidades. Se está começando agora experimente uma de cada vez . Vá testando e veja o que funciona para o seu negócio.

A empresa deve estar onde seu cliente está ! Não adianta atuar em todas as redes socais e dividir a força de ação pois pode perder o foco e gastar energia . 

A melhor rede social é onde estão seus clientes. Cada rede social tem um proposta diferente, uma linguagem específica , um publico alvo diferente .

Gostou do artigo ? No próximo vamos falar exclusivamente sobre as estratégias de redes sociais para postos e conveniência. Até lá.

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Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

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