Tenho uma visão um pouco distinta da mesmice histórica do segmento de revenda de combustíveis no Brasil.
A marca própria deixa de existir e passa a ser uma marca APROPRIADA à visão e missão de cada empresário.
Portanto, esqueça a marca própria ou bandeira branca e parta para a sua proposta de valor, distinta, única, diferente, apaixonante, comprometida e autêntica.

Já me dizia um velho amigo português, dono de uma das melhores redes de Postos do Brasil, em cujo primeiro projeto, trabalhei, pela saudosa Cia. Atlantic de Petróleo, que os seus Postos teriam de tudo, até combustíveis. E acertou a mão. Ele ficou e cresceu, já a Atlantic foi embora do Brasil.

Tenho que tirar o chapéu para o amigo Antônio Alves, dono de uma visão que, no início da minha carreira, pelos idos dos anos 80, conseguia ver o futuro em cores, quando eu ainda era daltônico no setor.

Há que se detalhar o que é uma PROPOSTA DE VALOR, partindo de um Canvas simplista até chegarmos à declaração de visão do negócio.
Não há que se tentar agregar valor de marca à commodities, isso é canoa furada.
 

Precisamos apenas abrirmos os olhos e encontrarmos um futuro em que pese o desejo do cliente em ser servido, levando-se em conta que a qualidade é obrigação e não diferencial.

Os Postos devem ser reinventados em sua proposta de imagem, saindo desse descalabro de testeiras horrorosas e com cores defendidas à duras penas, estampando um logo primário que nada representa ao peso de uma marca de verdade.

O que queremos oferecer???

Commodities nos combustíveis, sorvetes Kibon, Elma Chips, Coca Cola, cervejinhas iguais às da Ambev, Cigarros, coxinhas e empadinhas requentadas, Miojos e bolachas recheadas com pipocas doces????
E queremos traduzir isso em VALOR DE MARCA PRÓPRIA??? Sem chance.

Não há proposta de consultoria, plano de marketing, sindicato, nem distribuidora, nem padre que consigam transformar mesmice em valor.

Esse tema tem que ser revisitado urgentemente e acredito que aqui, poderemos convidar grandes estrategistas para acendermos essa luz da sabedoria, auxiliando a revenda a encontrar um novo rumo para seus propósitos.

O valor da sua marca

Tenho assistido insistentes questionamentos em relação ao real valor da marca própria para Postos de Combustíveis, nos grupos que frequento.

Quero considerar em resumo:

1️⃣ Na análise Canvas, devemos nos ater às PROPOSTAS DE VALOR. Se não conseguirmos declarar quais são os valores de nossos serviços ou produtos, precisaremos voltar à prancheta e redesenhar o futuro.

2️⃣  Ao nos prestarmos ao desafio de vendermos produtos COMUNS (commodities), nossos clientes acabam por não saberem quais qualidades devem perceber, pois foram enganados durante décadas pelas propostas da distribuição com DNAs que nunca existiram.

3️⃣ Estamos tentando então, representarmos qualidade percebida, através de logotipos grudados em testeiras horrorosas, que não estampam quaisquer propostas de valor, porque, no fundo, não ostentam nenhuma declaração de Visão, Missão ou valores.

4️⃣ Não creio que o Posto deve ser Posto, como dita essa infeliz campanha da BR, mas a marca é que tem que ser MARCA. Conhecer, propor valor, entregar, satisfazer,, garantir, inovar, atender, fidelizar e principalmente MARCAR.

5️⃣ Não são estampas de cores, logos ou layout que conquistarão o coração do seu cliente se ele não encontrar paixão na sua proposta.

6️⃣Não serão as acusações ou comparações pejorativas com a concorrência que trarão valor ao seu negócio.

7️⃣ Também não serão as propostas de valor do seu parceiro distribuidor, compradas sem escrúpulos pelos contratos discriminados entre revendedores, que trarão para o Posto aquilo que ele não sabe que não tem.

Enfim, estamos em crise de identidade. Estamos sem foco. Imaginamos que um Sindicato, um parceiro, gerente ou sócio, um consultor ou até um padre agora, podem nos mostrar o caminho do sucesso. Que grande equívoco.

A resposta para seu futuro está no conhecimento sobre o desejo do seu cliente. Esse é de fato o seu verdadeiro patrimônio.

Que tal estudarmos juntos essa matéria e encontrarmos soluções simples de gestão por indicadores, compreendendo a composição correta dos custos envolvidos no nosso trabalho? ?

 

Entre em contato conosco e vamos falar sobre planejamento

Carlos Giordano Jr é o novo colunista do Portal e Academia Brasil Postos. Com mais de 40 anos de atuação no mercado de postos de combustíveis e lojas de conveniência vai contribuir com sua experiência e conhecimento em busca de melhores processos de gestão corporativa. É fundador da Consiglio que  é uma incubadora e uma desenvolvedora de ideias, nascida com o propósito de ajudar a construir empresas sustentáveis e de sucesso.

Acesse Consiglio  para saber mais sobre sua consultoria estratégica.

+++ A necessidade da conciliação bancária na revenda

+++ Revendedores em alerta – Postos x Distribuidoras uma relação que já foi boa

+++ 2020 – O ano da nova revenda de combustíveis

+++ Quais as DORES você enfrenta na gestão do posto?

Assista ao webnário com Carlos Giordano.

Artigo anteriorFISCALIZAÇÃO – ANP divulga resultados de ações na semana de 24 a 27/1
Próximo artigoGigante dos combustíveis (SHELL) investe em estações de recarga no Brasil
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here