Até março de 2022, na gasolina, havia a cobrança de 0,7925 R$/litro de PIS Cofins e 0,10 de CIDE. Além disto, havia a cobrança de 0,1309 R$/L, de cobrança tambem de PIS/COFINS, sobre o etanol anidro.

No etanol hidratado, havia além dos 0,1309 de PIS COFINS do produtor, mais 0,1109 de PIS COFINS, do distribuidor, iniciativa do governo Temer.

No etanol hidratado, havia além dos 0,1309 de PIS COFINS do produtor, mais 0,1109 de PIS COFINS, do distribuidor, iniciativa do governo Temer.

Em abril de 2022, pelo fato do preço do petroleo ter disparado, consequência da invasão da Russia à Ucrania, o governo Bolsonaro, por medida anti inflacionaria, em um ano de eleição, zerou todos os impostos federais sobre a gasolina, etanol e diesel.

Em março de 2023, ja no governo Lula, estes impostos, sobre a gasolina e etanol, foram parcialmente reintroduzidos, PIS Cofins da gasolina saindo de zero para 0,47 R$/L, na gasolina A, e no etanol, para 0,02 R$/L. É sempre bom lembrar, que estamos falando de gasolina A, ainda sem o etanol anidro.

O impacto na gasolina C, foi de 0,47 X 73% + 0,02 X 27% = 0,3485 R$/L, apesar de alguns “espertos” tentarem repassar para seus preços, os 0,47 integralmente.

No caso do etanol hidratado, que estava zerado, o impacto foi dos 100%, 0,02 R$/L.

Agora, conforme previsto, o governo lula, pretende implantar a taxação plena, existente antes de março de 2022.

O Pis cofis da gasolina sai dos 0,47 e volta aos 0,7925, a CIDE, que está zerada, volta aos 0,10 R$/L, de antes e o PIS/COFINS, do etanol anidro, sai dos 0,02 para 0,1309, assim, o novo impacto no custo da gasolina C, em 1 de julho, será;
(0,7925-0,4700)X 73% +(0,1309-0,02)X 27% + 0,10X 73%= 0,3384 R$/L

No etanol hidratado será de ;
(0,1309 +0,1109) – 0,02= 0,2218 R$/L.

Na primeira investidade aumento de impostos, como simultaneamente a Petrobras reduziu seus preços, o impacto inflacionario da reintrodução do PIS/Cofins, e o absurdo aumento do ICMS, foi pequeno, mas desta vez, a Petrobras ja se antecipou, e sua redução foi bem menor do que a re introdução plena dos impostos.

O grande teste, será com os 0,3515 R$/L de Pis Cofins do diesel A, previsto para breve, como compensação dos subsidios à ANFAVEA.

Escrito por: Luiz Henrique Sanches

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Sócio proprietário da LHS Consultoria que oferece treinamento em combustíveis, marketing do petróleo, professor e palestrante.

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