Aqui eu aprendi a ser uma nova pessoa. Eu era muito braba, não fazia amizade com ninguém, brigava com todo mundo.

Aí eu chego, as meninas me abraçam, me dão bom dia, cuidam de mim. Minha gerente também cuida de mim. Eu tenho 4 anos longe da minha mãe. Tenho uma família aqui. Só sei que eu mudei muito….muito.

Palavras vindas de uma vendedora (que chamarei de Vera) de uma loja de conveniência que é minha cliente. Essas palavras foram capturadas e imortalizadas num vídeo que faz parte dos workshops de formação dos times desta empresa.

Longe de ser um apelo emocional vazio, elas são carregadas de simbolismo.

Vera pode ser um membro de sua equipe.

O que ela se tornou, e o que ela passou a saber sobre si mesma, é o que todas as pessoas em sua empresa podem alcançar.

Cada pessoa, no fundo, só quer ser um membro valioso de uma equipe vencedora. Seu papel como líder é, fundamentalmente, fazer isso acontecer. Se você for bem sucedido(a) seus números refletirão esse sucesso.

Quantas pessoas em sua empresa definham na dúvida ou são diminuídas pelo que não podem fazer, em vez de serem celebradas pelo que podem fazer?

Quantas pessoas mostram uma casca de si mesmas ou escondem seu eu radiante e alegre por trás de uma máscara de conformidade?

Eu garanto a você, muito(a)s. E você estará perdendo uma grande parte do que cada pessoa pode contribuir para sua equipe.

Honestamente, você não precisa ser um(a) líder excepcionalmente bom ou boa. Mas você precisa mostrar que se importa com suas pessoas.

Deve mostrar a elas que eles fazem a diferença, que fazem a coisa acontecer. Elas saberão que você acredita nelas e que você fará tudo o que puder para colocá-las em uma posição em que possam contribuir e ser valorizadas.

Sim, seu trabalho é gerenciar sua loja e cuidar para que as vendas cresçam, as perdas diminuam e a margem seja atrativa. Além disso você deve treinar, incentivar e ouvir seu time.

Mostre a ele(a)s que você se importa e acredita. Isso fará toda a diferença para ele(a)s – e, no final, para você.

Te convido a procurar as Veras em sua empresa e ajudá-las a se tornarem muito mais do que imaginam poder ser.

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+++ LEIA TAMBÉM : O que a Academia Brasil Postos pode fazer por você e sua equipe. Descubra!


Claudio Moreira é o novo colunista do Blog da Academia Brasil Postos e vai escrever sobre gestão de pessoas e liderança.

Atua há mais de 20 anos tornando os profissionais que tenham contato direto com seu cliente capazes de aumentar a possibilidade de recompra, fidelização e conquista de novos negócios.

Claudio também atua como mentor, professor, instrutor e palestrante em temas relacionados ao varejo com forte atuação no mercado de proximidade, lojas de conveniência e revenda de combustíveis. Atualmente tem participado como instrutor de vários eventos online da Academia Brasil Postos.

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Formador de Equipes de Serviços, Food Service e Varejo/Palestrante/Facilitador e Instrutor/Desenvolvedor de jogos. Atua mais de 20 anos tornando os profissionais que tenham contato direto com seu cliente capazes de aumentar a possibilidade de recompra, fidelização e conquista de novos negócios. Contato : [email protected] | 21 9 9111-0125

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