Descubra os fatores que afetam a velocidade de carregamento de um carro elétrico e como otimizar a autonomia

Com os veículos elétricos se tornando cada vez mais comuns, surge a necessidade de compreender melhor os tempos e velocidades de carregamento.

Antigas preocupações sobre a autonomia estão sendo substituídas por novas questões sobre o tempo necessário para recarregar. Aqui está o que você precisa saber sobre o carregamento de carros elétricos.

Diferentes velocidades de carregamento

As velocidades de carregamento variam dependendo do tipo de carregador, do veículo e até mesmo das condições climáticas. No entanto, há princípios básicos que ajudam a desvendar esse processo.

Comparar carregadores a bombas de gasolina pode ser útil. Assim como diferentes bicos de bomba afetam a velocidade de abastecimento, a capacidade do carregador influencia a velocidade de carregamento dos carros elétricos.

Volts e amperes desempenham um papel fundamental nesse processo, onde mais volts significam mais “pressão” para empurrar elétrons e mais amperes significam mais elétrons fluindo.

Os 3 níveis de carregamento dos elétricos

O carregamento de veículos elétricos é categorizado em três níveis. O nível 1 é o mais lento e envolve geralmente o uso de uma tomada doméstica padrão, enquanto o nível 2 oferece velocidades mais rápidas, mas requer atualizações de fiação.

Já o carregamento rápido DC, conhecido como nível 3, oferece as velocidades mais rápidas, mas é mais comum em locais públicos devido aos altos custos de instalação.

Carregamento de Nível 1

As tomadas de 120 volts são dolorosamente lentas para carregar qualquer EV, retornando apenas 5 a 8  km de alcance por hora.

Sem forçá-lo a fazer contas, um veículo pode levar dias para recarregar totalmente um carro com bateria de maior capacidade.

Portanto, o carregamento de nível 1 é uma boa escolha para proprietários de híbridos plug-in devido ao tamanho menor da bateria e tempos de carregamento mais rápidos.

Carregamento de Nível 2

O carregamento de nível 2, para a maioria das pessoas no Brasil, significa fiação de 100A e 240 volts e atualizações de fiação de serviço potencialmente caras para toda a casa.

A maioria achará que o custo vale a pena. O carregamento de nível 2 pode reabastecer até 50 km de alcance por hora ou mais, dependendo da amperagem do carregador.

Carregamento de Nível 3

O carregamento rápido DC, às vezes chamado de carregamento de nível 3 ou Supercharging, oferece as velocidades de carregamento mais rápidas atualmente.

Em alguns casos, eles podem fornecer até 32 km de autonomia por minuto, dando a alguns EVs a capacidade de recuperar de 10% a 80% da bateria em meia hora ou menos.

Devido ao fornecimento elétrico necessário e ao grande custo para instalar e operar carregadores de Nível 3, eles normalmente não são instalados em locais residenciais.

Futuro do carregamento: a arquitetura de 800V

Com a crescente adoção da arquitetura de 800 volts em veículos elétricos, espera-se uma melhoria significativa nos tempos de carregamento. Esses veículos tendem a ser mais eficientes e oferecer maior autonomia por carga, representando uma mudança promissora no cenário dos carros elétricos.

Fonte: Autotempo

Esse tema lhe interessa? Assista ao vídeo

 

Artigo anteriorO que é um posto de gasolina pirata?
Próximo artigoSaiba como fazer a Gestão de Postos de Abastecimentos internos das Fazendas
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here