Quantas estações de recarga seriam necessárias para substituir os postos de gasolina no Brasil?

Atualmente, o Brasil possui aproximadamente 42.000 postos de gasolina distribuídos no território nacional.
Esses postos são responsáveis por abastecer uma frota de veículos que, em 2023, era composta por mais de 100 milhões de automóveis, incluindo carros, motos, caminhões e ônibus. Partindo desse princípio, a substituição direta de todos os postos de gasolina por estações de recarga de veículos elétricos não seria uma equivalência simples. Afinal, a dinâmica de recarga de veículos elétricos é diferente do abastecimento de combustíveis fósseis.

Enquanto um carro a gasolina leva poucos minutos para ser abastecido, a recarga dos carros elétricos pode levar de 20 minutos a várias horas – ao depender da estação e do nível de carga desejado.

Para calcular o número de estações de recarga necessárias, alguns fatores devem ser considerados:

  • Tempo de recarga: estações de carregamento rápido são essenciais em áreas de alto tráfego e em rodovias, pois permitem recargas mais rápidas (30 a 45 minutos para 80% da carga). Estações de nível 2, que são mais lentas (4 a 8 horas para uma carga completa), seriam mais adequadas para locais de trabalho e residências;
  • Frequência de uso: um posto de gasolina pode atender centenas de veículos por dia. No entanto, uma estação de recarga elétrica rápida pode atender um número significativamente menor, devido ao tempo de recarga mais longo dos carros elétricos;
  • Distribuição geográfica: a distribuição das estações deve considerar tanto áreas urbanas densas quanto regiões rurais, para garantir uma cobertura ampla e eficiente.

Pensando de maneira conservadora, nosso país precisaria de cerca de 150.000 a 200.000 estações de recarga para fornecer uma cobertura adequada e substituir efetivamente os postos de gasolina.

Esse número inclui uma combinação de estações de carregamento rápido e estações de nível 2.

 

Quanto tempo demora carregar carro elétrico no posto?

O tempo necessário para carregar um carro elétrico em um posto de carregamento rápido varia conforme a capacidade da estação e o modelo do veículo.

Em estações de carregamento rápido, é possível carregar de 80% a 90% da bateria dos carros elétricos em aproximadamente 30 a 45 minutos. Este tempo é suficiente para permitir uma parada conveniente para o almoço, ou mesmo descansar durante viagens longas.

Já as estações de carregamento ultrarrápido, com potência de 150 kW ou mais, estão começando a ser instaladas em algumas regiões e podem reduzir ainda mais o tempo de recarga, permitindo carregar até 80% da bateria em cerca de 20 minutos.

Quanto custa uma estação de carregamento de carros elétricos?

O custo de uma estação de carregamento de carros elétricos pode variar conforme o tipo e capacidade da estação.

Para uma estação de carregamento doméstico de nível 2, que é a mais comum, os custos podem variar entre R$ 3.000 e R$ 10.000. Essas estações são adequadas para residências e pequenos negócios, permitindo uma recarga mais rápida do que as tomadas convencionais.

Por outro lado, as estações de carregamento rápido (DC), que são mais potentes e utilizadas principalmente em vias públicas e áreas comerciais, apresentam um custo significativamente maior.

Dessa forma, uma estação de carregamento rápido pode custar entre R$ 100.000 e R$ 400.000.

Há uma explicação para o valor tão alto deste tipo de estação. Ele reflete a complexidade e a capacidade para carregar carros elétricos em um tempo muito mais curto, o que é vantajoso em vários casos.

Áreas para abastecimento de carros elétricos podem custar de R$ 3 mil a R$ 400 mil no Brasil.

Quanto custa a instalação de um eletroposto?

Já quando falamos em um eletroposto, a conta é um pouco diferente e envolve vários custos além do próprio equipamento de carregamento. É necessário considerar, por exemplo, despesas com a infraestrutura elétrica, o que inclui transformadores, cabos de alta capacidade e painéis elétricos.

As obras civis, que envolvem a preparação do local, pavimentação e a instalação de proteções, também representam uma parte significativa do custo. Sinalização adequada e sistemas de gerenciamento de energia também somam alguns números no total.

Pensando nisso e considerando uma obra do gênero no Brasil, o custo total para a instalação de um eletroposto pode variar de R$ 150.000 a R$ 500.000 – dependendo da complexidade do projeto e da localização.

Quantos postos de carregamento rápido de veículos elétricos existem no Brasil?

O número de postos de carregamento rápido de veículos elétricos no Brasil tem crescido. Porém, é fato que esse cenário continua longe do ideal para suportar uma frota ampla de veículos elétricos.

Até o final de 2023, a estimativa era de que existissem cerca de 1.250 pontos de carregamento rápido em todo o país. Esses pontos estão distribuídos principalmente em áreas metropolitanas e nas principais rodovias, facilitando viagens interurbanas.

A expansão desta infraestrutura é encabeçada por iniciativas de empresas privadas e programas governamentais de incentivo ao uso de veículos elétricos. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba estão entre as mais avançadas nesse aspecto, com uma maior concentração de estações de carregamento rápido.

São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba possuem as maiores quantidades de estações de carros elétricos
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1 COMENTÁRIO

  1. Achei a resposta muito superficial com opinião unilateral, não menciona que inicialmente o volume de veículos elétricos será pequeno que a migração será gradativa ( estimativa de 15 anos), diga-se de passagem que na era dos carros flex. ainda temos carro mono.
    não levou em conta por exemplo que para abastecimento de carro a combustão a maioria dos veículos tem que recorrer a um posto de combustível, enquanto nos veículos elétricos, boa parte saíra com plena carga de suas garagens, que não será necessário um operador para cada abastecimento, bastando apenas um supervisor de auto atendimento.
    acredito que toda classe (donos de postos ) se beneficiariam por uma reportagem mais realista, com programação de investimentos a longo prazo de equipamentos de recargas rápidas, pois com certeza os proprietários de carros híbridos darão preferencia para os pontos em que puder fazer as duas recargas, melhorando o fluxo dos postos, e permitindo a programação gradativa de instalação das centrais ( tomadas de abastecimento) conforme demanda.

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