Neste período de grande incidência de chuvas em diversas regiões do estado, o cuidado com os equipamentos de armazenamento e verificação dos combustíveis deve ser redobrado.

Garantir a qualidade dos produtos revendidos no posto é uma das principais obrigações da atividade de Revenda de combustíveis.

O período chuvoso, caracterizado por longas e intensas precipitações de água, exige atenção redobrada da Revenda quanto à qualidade dos combustíveis. Isso acontece pois a água, principalmente quando em grande quantidade, pode se infiltrar pelas paredes dos tanques, contaminando os combustíveis e comprometendo a qualidade dos produtos oferecidos às aos clientes.

Não por acaso, o setor apresenta índices elevados de conformidade em todo o Brasil, atingindo padrões de nível europeu ao longo dos últimos anos.

Ainda que os revendedores estejam atentos a essa questão, é importante ressaltar que, neste período de grande incidência de chuvas em diversas regiões do pais, o cuidado com os equipamentos de armazenamento e verificação dos combustíveis deve ser redobrado.

Alguns passos são fundamentais para garantir que não haja infiltrações nos tanques e que o combustível vendido no posto esteja dentro das especificações estabelecidas pela ANP:

1️⃣ Confira periodicamente a estanqueidade dos tanques, verificando o volume de água na câmara de contenção;

2️⃣Verifique diariamente a qualidade de todos os produtos através das ferramentas de análise de combustível;

3️⃣ Verifique diariamente os densímetros de etanol das bombas;

4️⃣ Antes de períodos chuvosos, execute o teste de vedação nas bocas de visita dos tanques, para assegurar a segurança do sistema de armazenamento subterrâneo;

5️⃣ Após uma grande chuva, abra as bocas de visita e verifique se a água não entrou nos tanques;

6️⃣ Sempre observe se os bueiros e sistema de drenagem das águas na região do posto estão limpos e desobstruídos; caso identifique problemas, acione a prefeitura municipal para a devida manutenção.

Estas atitudes podem evitar enormes prejuízos para o posto e eventuais autuações e multas dos órgãos fiscalizadores, caso seja identificado produto não conforme.

Infiltrações é a principal causa de problemas.

Terminadas as chuvas é hora de avaliar até que ponto a infraestrutura e os equipamentos do posto de combustível não foi afetado pelas águas e aproveitar o período seco para executar ações preventivas para quando o próximo período de chuva chegar. Isso porque as chuvas podem causar vários problemas aos postos, mesmo que esse não esteja em área suscetível de alagamento.

 Os problemas podem ocorrer tanto no sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis (Sasc), como nas demais instalações periféricas e auxiliares.

Também podem ser danificadas as partes elétricas e de automação, entre outras. Esses problemas são ocasionados por infiltração de água nas partes internas dessas instalações e as consequências vão desde um curto circuito até mesmo à alteração das propriedades físico-químicas dos combustíveis.

Dicas para Evitar Infiltração de Água no SASC

Mas, não se pode atribuir à infiltração de água nos sistemas que compõem as instalações do posto como único problema decorrente das chuvas. Há também as descargas atmosféricas, que caso venham a atingir alguma das instalações podem causar danos a aparelhos eletrônicos e, em casos extremos, provocar incêndio, explosões ou eletrocutar alguma pessoa.

Descargas Atmosféricas :Análise de risco e aspectos específicos em postos de combustíveis

Considerando isso, é importante avaliar a eficiência de todas as instalações referente à proteção contra descarga atmosférica.

Chuvas-e-postos-de-combustiveis.

 Como evitar infiltração de água no SASC

1️⃣ Executar inspeção periódica das câmaras de contenção dos tanques, bombas e filtros, verificando a presença de água e/ou combustível. Caso constate a presença de um desses, identificar a causa e sanar o problema.

2️⃣ Neste caso, deve ser dada atenção especial aos tanques instalados em áreas descobertas, pois são mais suscetíveis;

3️⃣ Manter as câmaras sempre limpas, desprovidas de resíduos e líquidos;

4️⃣ Inspecionar a vedação das tampas das bocas de descargas dos tanques, que nem sempre estão vedadas (com anel de borracha);

5️⃣ Executar periodicamente, principalmente antes dos períodos de chuvas, o teste de estanqueidade do Sasc e, em caso de constatação de algum problema, proceder imediatamente as ações necessárias para a reparação;

6️⃣ Fazer a manutenção periódica nos sistemas de drenagem de águas pluviais e no de águas contaminadas, de maneira a deixá-los sempre limpos e desobstruídos;

7️⃣ Monitorar por meio de laboratório especializado permanentemente a qualidade dos produtos armazenados nos tanques;

8️⃣ Observar, durante as chuvas, se o escoamento das águas superficiais (enxurrada) está direcionado para a área de instalação dos tanques. Caso se confirme, deverão ser adotadas medidas de intervenção no sistema de drenagem de maneira a desviar o fluxo das águas;

9️⃣ Observar se os bueiros do sistema público de drenagem de águas pluviais das imediações estão desobstruídos. Caso não estejam, acionar a autoridade pública para proceder a limpeza.

VEJA UM VÍDEO DE UM POSTO COM ALAGAMENTO?

Artigo anteriorDistribuidora baiana supera pandemia e registra crescimento de 30% em 2020
Próximo artigoGrupo Madero inaugura sua primeira Ecoparada na Rodovia Castello Branco – Assista ao vídeo
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here