Últimos Eventos

Dono de Posto: Xerife ou Vigia das Despesas?

banner descrição de gestão financeira

Nunca foi fácil para o dono do posto seguir vigiando as despesas do posto, porém nos últimos tempos apenas vigiar não é mais uma regra, mas sim a regra agora é ser o xerife nas despesas. Nesse artigo eu explico como pode ser criado um plano de redução, devidamente mensurado para reduzir.

imagem destaque curso gestão financeira

  •  Despesas X Receitas – Sua operação do posto é consistente em alguns anos? Você sempre vende a mesma galonagem e consegue manter sempre a mesma margem? Esse é o primeiro ponto de observação que um dono de posto ou gestor deve verificar e certificar-se que os custos e despesas estão coerentes com as receitas e galonagem obtidas no mês.
  • Despesas Contratuais e Prestadores de Serviços – Por quanto tempo, seu posto tem mantido relação contratual com os prestadores de serviços recorrentes? Alguns anos talvez? Enfim, se passou de um ano, chegou a hora de verificar se os valores contratados estão em conformidade com os praticados no mercado. Nesse momento uma rodada de cotações e orçamentos pode ajudar a definir o parâmetro desse valor de mercado.
  • Despesas Realmente Necessárias – A maioria dos gestores e donos dos postos, costuma manter a comodidade por segurança ou até mesmo por facilidade, ou ainda por amizade. De quanto em quanto tempo você avalia as despesas arcadas com seu posto e de que maneira elas são avaliadas sobre a sua real necessidade.

Está na hora de mudar de Vigia para Xerife – Diante da pressão dos preços e momento de competividade, está mais do que na hora de deixarmos de ser apenas vigia e passar a ser o grande xerife, aquele que realmente toma as providências.

Costume sempre dizer que em alguns momentos o gestor e dono do posto deve sair das arquibancadas e entrar em campo. Comparo essa situação como um vigia versus xerife. Sempre somos induzidos como empresários, a manter a qualidade e consistência, dessa maneira nos tornamos em alguns momentos, meros “vigias” em que apenas observamos e não tomamos as devidas providências, ou até mesmo por falta de alçada.

Diante da pressão dos preços e momento de competividade, está mais do que na hora de deixarmos de ser apenas vigia e passar a ser o grande xerife, aquele que realmente toma as providências. Em momentos difíceis, pare de ficar observando e passe a agir mais. Corra lá e faça isso hoje mesmo, levante as suas despesas e avalie se realmente são necessárias e se realmente são viáveis ou coerentes para sua operação atual.

Curso Gerente PRO formação gerencial em postos de combustíveis

Curso Gerente PRO · Certificado MEC

Forme um líder que engaja a equipe e resolve problemas

Desenvolva liderança, comunicação e gestão de pessoas para construir uma equipe mais autônoma, produtiva e comprometida com o resultado.

Liderança prática Equipe produtiva +1.700 alunos
Formar meu gerente →

12 módulos · 56 aulas · materiais práticos

Soluções de marketing para o setor

Sua empresa vende para postos?

Conecte sua marca ao ecossistema digital do setor e gere oportunidades reais de negócio.

Portal de Notícias Conteúdo diário e autoridade
Marketplace Equipamentos direto de fábrica
22.000+ contatos Base qualificada do setor
CRM de Leads Leads qualificados e acompanhamento
75%

dos revendedores de combustíveis do Brasil acompanham o Ecossistema Brasil Postos.

Conheça nossas soluções de divulgação →
Leads qualificados Campanhas mensuráveis Público altamente segmentado

Fica a dica! Até breve

banner colunista carlos

Não perca nenhuma mudança que afeta o seu posto

Legislação, fiscalização e mercado — o que muda na sua margem, toda semana no seu e-mail.

Brasil Postos