Banner-Topo-Cursos-Todos

O gás natural é mais seguro que os combustíveis líquidos. Por ser mais leve que o ar, dispersa-se rapidamente, evitando o acúmulo de gás em caso de vazamentos.

O risco de combustão é menor, pois o gás só se inflama a 620°C, acima da temperatura de combustão do álcool (400°C) e da gasolina (200°C). Outro aspecto é que durante seu abastecimento não há contato do combustível com o ar, diminuindo a possibilidade de combustão.

A segurança do GNV, todavia, depende da estrita observância às normas, inclusive na manutenção e durante o abastecimento. Apesar de o abastecimento de veículos movidos a gás natural veicular, em postos de combustíveis, ser bastante seguro, requer alguns cuidados, assim como o de qualquer outro combustível.

melhor pressão

Melhor pressão

Muitos postos de combustíveis oferecem vantagens no abastecimento de GNV, como a promessa de ter a melhor (maior) pressão da região. É preciso ter cuidado, pois o que pode parecer uma vantagem, na verdade está reduzindo a vida útil do kit instalado em seu veículo e possibilitando riscos de prejuízos materiais e à própria vida.

Por causa da pressão elevada, o bico do dispenser pode arrebentar na hora do abastecimento e danificar a válvula e/ou redutor. Dessa maneira, o motorista perde tempo e dinheiro para consertar o kit, sai achando que a oficina vendeu-lhe um equipamento ruim e ainda compromete a imagem do programa de gás natural veicular.
Vale salientar que os kits são projetados para funcionar com segurança em sistema com pressão de até 220 kgf/cm².

 ANP determina que postos divulguem ao consumidor a pressão máxima de abastecimento de GNV

GNV

Os postos revendedores de GNV têm que informar de maneira clara ao consumidor a pressão máxima de abastecimento de veículos que utilizam esse combustível. O valor máximo da pressão de 220kgf/cm² tem que ser fixado na bomba, para evitar que o consumidor seja induzido a erro pelos postos que anunciam vantagens num abastecimento com pressão superior a este limite.

Essa determinação consta da Resolução ANP n° 34, publicada no Diário Oficial da União em 26/12/06. As medidas têm como objetivo aumentar a segurança do consumidor que utiliza o GNV como combustível, evitando que alguns postos utilizem como estratégia de marketing a existência de pressões superiores, que colocam em risco a integridade do consumidor e do veículo. 

Ainda que muitos acidentes em postos de GNV sejam causados pela má instalação ou instalação clandestina de kits de gás natural, com válvulas não homologadas e/ou uso de botijões de GLP ou de gás freon que não resistem à pressão fixada pela ANP, a medida vai aumentar a segurança do abastecimento de GNV em todo o país.

ATENÇÃO

A informação para o consumidor tem que ser feita de forma destacada, de acordo com padrão determinado, de modo a facilitar a visualização. A Resolução determina a fonte, o tamanho das letras, a localização da informação, etc. Tudo isso, para garantir que o consumidor receba a informação de maneira clara.

 Manutenção Periódica

Para a segurança do consumidor, deve se fazer a requalificação (reteste) dos cilindros de alta pressão a cada cinco anos, em uma oficina credenciada. A requalificação do cilindro também deve ser feita quando for reinstalado em outro veículo.

Uso de Recipientes de GLP e Similares

O consumidor deve estar alerta sobre os problemas da utilização de recipientes de GLP (botijão de gás de cozinha) ou de refrigeração no abastecimento com gás natural. Esses cilindros não são adequados para o uso veicular, não suportando a pressão do GNV e estourando durante o abastecimento.

Acidentes
Está comprovado que a falha humana é a maior causa dos acidentes com GNV. Cerca de 96% dos acidentes ocorrem por:

I. Utilização indevida de componentes, a exemplo do botijão de GLP (gás de cozinha); cilindro de compressores de ar; cilindro para armazenamento de gás freon; tubulação de alta pressão fabricada em cobre e furações e aplicação de soldas nos cilindros para armazenamento de GNV;

II. Manipulação indevida de componentes, a exemplo de obstrução ou descalibração da válvula de alívio de pressão incorporada na válvula de cabeça de cilindro;

III. falta de esclarecimentos quanto ao uso dos sistemas de GNV (incêndios: ocasionados por falha do sistema elétrico).

LEIA TAMBÉM: Usar o celular em posto de gasolina pode causar uma explosão. Mito ou verdade?

Os outros 4% dos acidentes ocorrem por:

I. falha de componentes, a exemplo de fabricação e instalação de componentes fora de especificação e vazamento de GNV;

II. falta de manutenção do veículo e do sistema de GNV, a exemplo de vazamento de combustível líquido;

 III. pressão excessiva do GNV no ato de abastecimento no posto (acima de 220 kgf/cm²).

Procedimentos de Segurança para o uso do Gás Natural Veicular (GNV)

Cuidados com a instaça 

Cuidados com a instalação do kit GNV:

I. Somente fazer a instalação do kit em oficina homologada pelo Inmetro;
II. Exigir da oficina instaladora, a nota fiscal e o Certificado de Homologação do Inmetro, para fazer o registro de conversão do Detran;

III. Fazer as revisões periódicas do kit e cilindro só em oficinas homologadas pelo Inmetro;
IV. Não aceitar peças usadas, cilindro recondicionado ou de procedência desconhecida e tubos de cobre. Na instalação, exigir tubos de aço.

Cuidados com o cilindro:

I. Os cilindros devem ser sempre de aço especial, de alta resistência para GNV, e devem ser fixados com suportes adequados.

 II. Jamais permitir soldas nos cilindros. A solda é um ponto sem resistência, com sérios riscos de ruptura e vazamento do combustível. 

cuidados no abastecimento

Cuidados no Abastecimento

Antes e durante o abastecimento de gás natural:

I. o veículo deve ser estacionado em local previsto e com o freio de mão acionado;

II. o motor do veículo deve ser desligado, assim como os faróis, rádio (equipamento de som) e telefone celular;

III. todos os ocupantes do veículo devem desembarcar e permanecer em local seguro (nunca se posicionar atrás do veículo);

IV. todos os equipamentos elétricos e eletrônicos dentro da área deverão permanecer desligados durante o tempo de abastecimento;

V. o condutor deverá abrir o porta-malas e o capô do veículo;

VI. o frentista deverá fazer o aterramento junto à válvula de abastecimento;

VII. durante o abastecimento de gás natural é proibido fumar ou utilizar isqueiros dentro da zona de abastecimento.

Após o abastecimento de gás natural, certifique-se de que a mangueira de abastecimento de GNV foi desconectada antes de religar o veículo. A pressão de abastecimento não deve, nunca, ultrapassar 220 kgf/cm². O kit e cilindros são dimensionados para 220 kgf/cm² de pressão máxima. Pressões acima desse limite podem causar vazamentos no sistema, diminuindo a vida útil do equipamento e podendo correr o risco de provocar acidentes.

Cuidados Gerais

I. Todos os serviços a serem feitos no kit e cilindros de gás natural deverão ser sempre feitos em oficinas homologadas pelo Inmetro.

II. Não tentar consertar os pequenos defeitos. Procurar a oficina instaladora.

III. Não confundir Gás Natural Veicular (GNV) com o gás de cozinha (GLP). Jamais usar o botijão de GLP no seu veículo.

IV. Ser um fiscal do Programa de GNV, denunciando os clandestinos para preservar a segurança de todos. 

V. Não rodar com qualquer tipo de vazamento. Assim que notar algo suspeito, procurar a assistência técnica. 

VI. Não permitir que curiosos mexam na regulagem do carro. Em caso de mau funcionamento, verificar se o filtro de ar, as velas ou qualquer outra parte de ignição estão sujos ou precisando de reposição. 

Fonte: ANP: Grupo de Análise de Mercado/SAB

 

Autor/Fonte: Globo Gás Brasil, n° 68.

Artigo anteriorGasolina Formulada. O que é isto?
Próximo artigoArla 32: quem deve usar, o que acontece se não usar ou se substituir
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

12 COMENTÁRIOS

  1. Cuidados no Abastecimento: todos os ocupantes do veículo devem desembarcar e permanecer em local seguro (nunca se posicionar atrás do veículo);
    Esse é o brasil ninguém respeita nada.

  2. A fiscalização para segurança de todos que faz uso de veículos com GNV, deveria ocorrer no ato do abastecimento nos postos de combustíveis.

  3. BOA TARDE, A POUCO MAIS DE 1 MÊS ABASTECI EM DOIS POSTOS EM MINAS GERAIS, 1 EM GOVERNADOR VALADARES E OUTRO EM BELO HORIZONTE E NESSES DOIS POSTOS Q ABASTECO MEU VEÍCULO ELE PEGOU 20M3 SENDO Q MEU CILINDRO TEM CAPACIDADE PARA 17M3 NESSES DOIS CASOS TIVE RISCO DE EXPLOSÃO POR TER COLOCADO TANTO GNV NO MEU SISTEMA ?? GOSTARIA DE TIRAR ESSA DÚVIDA. GOSTARIA DE SABER TAMBÉM QUAL O VOLUME MÁXIMO PARA MEU CILINDRO DE 17M3.
    OBRIGADO

  4. Meu cilindro e de 15m3. No posto da Av. Amador Bueno da Veiga esquina com rua padre João bairro da Penha.abasteci na bomba acusou 19.5m3 . Reclamei. Semana passada fui abastecer e perguntei se dá tinham consertado a bomba .O frentista me devolveu 8.00 reais de desconto dizendo que já estava feito o reparo.mandei abastecer novamente estava o cilindro vazio porém novamente o golpe continua 15 no máximo 16 dito pelo fabricante de cilindros e suportável, mas.hoje deu 17.73m3 conforme nota.

  5. Gostaria de saber se é obrigatório apresentar o selo de Certificado de Inspeção Veicular expedido pelo Inmetro no momento de abastecer?

  6. Eu tenho um colega que possui uma Palio da Fiat com kit gás e em alguns momentos observamos que o veículo perde a força mecânica quando está sob a operação do gás. O que poderia estar ocasionando este problema? Aguardo breve e fraternalmente resposta. Obrigado.

    • Olá Alex, obrigado pelo contato.
      Infelizmente não temos nenhum técnico que entende de motores. Nossa equipe é especialista apenas em combustíveis. Sugiro que você procure uma oficina mecânica que instala os Kits de gás para tirar suas dúvidas.
      Atenciosamente, Equipe Brasil Postos

  7. por favor se alguem puder me ajudar agradeço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here