Hoje é sábado e estamos todos trabalhando.

Se você estiver lendo este email na data em que foi enviado é muito provável que esteja trabalhando no dia de hoje – sábado.

Para quem trabalha no varejo nada mais lógico do que trabalhar nos finais de semana. Em alguns segmentos do comércio como loja de confecções ou calçados os volumes de venda do sábado representam até 35% da venda da semana.

No segmento de postos de combustíveis a venda de serviços também é muito grande, principalmente em categorias como troca de óleo e lava rápido. Como a maioria dos trabalhadores passam 8 horas por dia nas empresas, o sábado é o único dia para o trabalhador resolver suas pendências pessoais incluindo a manutenção do veículo.

A loja de conveniência também recebe o volume maior de pessoas que buscam lanches, cigarros e bebidas para o final de semana.

O mais interessante é que os clientes mudam seu comportamento nos finais de semana. As pessoas ficam mais relaxadas e amistosas. Sem os uniformes da empresa, compromissos e horários profissionais, as conversas ficam mais amigáveis e descontraídas.

Prepare e treine sua equipe para receber estes clientes.

Prepare sua equipe de frentistas para oferecer os serviços mais complexos. Muitos clientes podem julgar que este será o momento mais adequado para trocar o óleo ou lavar seu carro. Na troca de óleo, exponha muito bem os produtos de venda agregada. Filtros, fluídos, aditivos, paletas, extintores, etc. podem e devem ser oferecidos no momento em que o trocador está executando seu trabalho.

Acomode seu cliente em uma cadeira confortável em um lugar limpo e arejado para o tempo de espera do seu cliente. Ofereça água e café juntamente com um jornal do dia.  Aproveite este momento de descontração para buscar um relacionamento mais afetivo voltado para a fidelização deste cliente.

 Surpreenda seus clientes

Muitas empresas consolidam grandes parcerias a partir do conceito de que, para agradar aos clientes, criar e manter relacionamentos sólidos e duradouros é necessário investir em brindes exclusivos.

Bom sábado. Excelente Domingo.

Consultor Brasil Postos.

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Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

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