Aprenda como vender pelo Instagram com este tutorial que a gente criou para ajudar você durante a crise provocada pela pandemia de Coronavírus.

Todos sabemos como o surto trazido pelo Covid-19 prejudicou e ainda vai prejudicar ainda mais a economia do país e, principalmente, a economia do pequeno empresário.

Por isso, junto com uma série de artigos especiais, onde trazemos dicas de como o empresário pode contornar esta crise, trazemos este material, onde, além de mostrar como vender pelo Instagram a gente também mostra como criar uma conta comercial nesta rede social.

Antes, vamos entender o poder do Instagram:

Instagram: vitrine mundial

O Instagram é a maior vitrine do mundo. Pense comigo: quem acessa o Instagram está querendo ver apenas uma coisa: imagens interessantes e bonitas. Se você oferecer isso para o seu seguidor ele já vai estar, em boa parte, satisfeito.

Agora, vamos pensar um pouco sobre o tamanho desta rede social: são mais de 1 bilhão de usuários cadastrados no Instagram. Ou seja, um bom pedaço do mundo está ligado nas publicações feitas nesta rede.

É claro que o perfil da sua empresa vai alcançar somente os seguidores que você conquistar mas, existem várias técnicas para se conseguir seguidores e para manter a interação com eles em alta. A gente também vai trazer estas dicas nesse artigo. Vamos descobrir agora, como criar uma conta comercial no Instagram, assim, você vai poder aproveitar tudo o que a rede social oferece para quem usa ela para termos profissionais.

Como criar uma conta comercial no Instagram

Assim como o Facebook, que é dono do Instagram, esta rede oferece dois tipos de perfil: o perfil de usuário tradicional e a conta comercial.

A conta comercial do Instagram tem a vantagem de trazer dados que o perfil tradicional não traz. Isso ajuda o empresário a saber, por exemplo, se as suas postagens estão alcançando as pessoas que ele quer alcançar, o número de pessoas que estão interagindo com suas postagens e muito mais.

Por isso, criar uma conta comercial no Instagram é o primeiro passo para ter uma estratégia de vendas efetiva nesta rede social.

Vale lembrar que, como dissemos acima, o Instagram pertence ao Facebook e, como forma de limitar a quantidade de perfis comerciais na rede social, a empresa exige que, para criar uma conta comercial no Instagram, a sua empresa deve ter, obrigatoriamente, uma página no Facebook.

Isso não costuma ser problema, uma vez que a maioria das empresas já tem uma página própria no Facebook. Entretanto, se você ainda não tem, você deve criar uma antes de seguir este passo a passo.

Criando uma conta comercial no Instagram

Vamos aos passos necessários para criar uma conta comercial para sua empresa no Instagram. Como você vai ver, o processo é bem simples e sem mistérios. Vamos lá:

1. Abra as configurações

Entre no aplicativo do Instagram e acesse a página inicial do seu perfil. Ali, no canto superior direito você vai ver um menu, formado por três risquinhos. A imagem mostra o local específico:

Como vender pelo instagram

Assim que este menu abrir, você vai ver a opção “Configurações”, como mostra a imagem abaixo. Selecione ela.

como criar uma conta comercial no instagram

2. Encontre a opção “Conta”

Dentro do menu de configurações você vai ver que existe a opção “Conta”. Selecione ela, como mostra a imagem:

como vender pelo instagram

3. Escolha o tipo de conta

Dentro do menu “Conta” você vai ver que existe a opção “Cadastrar uma conta comercial”. Selecione esta opção, como mostra a imagem:

Como criar uma conta comercial no instagram

4. Crie uma conta comercial ou converta uma já existente

No menu que abriu, você pode escolher entre “Criar nova conta” ou “Converter conta já existente”. Para este tutorial, vamos escolher a segunda opção, mas, se você já tem um perfil comum para sua empresa, este é o momento de converter ela para uma conta comercial.

Como vender no instagram

5. Defina a categoria do seu negócio

No menu que vai abrir você vai poder definir o em que tipo de categoria o seu negócio se encaixa. Existem várias opções dadas pelo próprio Instagram mas, você pode escrever no campo de busca aquele que mais se encaixa no perfil da sua empresa.

6. Confirme seus dados

No menu que abriu, você vai poder verificar suas informações, como endereço de e-mail da sua empresa e endereço físico do seu negócio, como mostra a imagem abaixo. Escolha com atenção, uma vez que esta parte do seu perfil é pública.

Como criar uma conta comercial no instagram

7. Vincule ao Facebook

Lembra que lá em cima dissemos que você já deveria ter uma página no Facebook para o seu negócio? Bom, este é o passo em que você deve vincular a sua conta comercial à conta da sua empresa no Facebook.

Como vender no instagram

Assim que você conceder acesso ao perfil da sua empresa no Facebook, a sua conta vai se tornar comercial. Simples, não é?

Agora que você já tem uma conta comercial no Instagram, vamos descobrir como usar ela para vender mais e beneficiar o seu negócio.

Como vender no Instagram começando do zero

1. Crie uma identidade para a sua marca

Este passo é essencial para qualquer tipo de empresa. Todos sabemos o peso que uma marca tem na mente dos consumidores. Se você já tem uma empresa, provavelmente já desenvolveu um logotipo e uma linguagem visual para ela.

Entretanto, quando estamos falando sobre marketing e vendas nas redes sociais, é ideal que você crie, também, uma identidade facilmente identificável nestas redes.

Seja um filtro de cor específico em suas imagens, seja um estilo de texto diferenciado, a dica é sempre ter uma identidade marcante, que o usuário identifique rapidamente, só de passar os olhos.

Com esta força de marca, fica mais fácil vender, uma vez que, com a constância de postagens o usuário se acostuma com a sua marca e isso aumenta a confiança que ele tem nela.

2. Seja pessoal

Com as redes sociais, caiu por terra a estratégia que as empresas sempre tiveram de manter um discurso formal para se comunicar com seus clientes. Hoje em dia, o cliente nem confia em uma marca que fala com o Português rebuscado, parecendo uma máquina.

Vale lembrar, também, que o usuário do Instagram, ou de qualquer rede social, não está ali para comprar. Ele está ali para se entreter e se distrair.

Por isso, você deve aproximar o seu discurso deste usuário. Usando uma linguagem coloquial e pessoal.

Assim, ele cria um laço de confiança com a sua marca, uma vez que ele percebe que ali, por trás daquele perfil de empresa, existe uma pessoa se comunicando com ele.

3. Poste as melhores fotos

Lembra que lá em cima dissemos que o Instagram é uma rede focada em imagens? Então, o usuário dessa rede entra nela para ver imagens.

Por isso, o primeiro foco que você deve ter é o de fazer boas fotos dos seus produtos. Mas não só isso. Você deve cuidar de todos os aspectos que envolvem as imagens que você vai postar. Você deve cuidar, principalmente, dos seguintes aspectos:

  • Iluminação

A iluminação das suas fotos deve ser um dos primeiros aspectos a serem cuidados, uma vez que é a luminosidade que mostra os detalhes do objeto fotografado. E você não precisa ter uma super estrutura em casa nem eu sua loja. Na maioria das vezes, uma luminária ou um abajur já resolvem o problema. Faça com que a luz incida sobre o objeto a ser fotografado, de forma que, além de bonito, ele fique com todos os seus detalhes expostos. 

Se você perceber que, só com uma foto não consegue mostrar tudo o que o seu produto tem de bom, não se preocupe. Você pode colocar mais de uma foto do produto em uma só postagem. Desta forma, o usuário vai precisar apenas deslizar o dedo sobre a tela do Instagram para ter acesso às outras fotos que você colocou junto com a principal.

  • Use imagens exclusivas

Crie imagens exclusivas, que ninguém viu ainda, com novos ângulos, novos usos, novas combinações. Abuse das fotos dos pratos, sucos, lanches e cafés que são preparados na sua loja de conveniência. Se você costuma realizar eventos ou promoções aproveite estes momentos para o registro fotográfico.

  • Imagens de bastidor

Lembra que falamos, há pouco, que quanto mais pessoal a linguagem, mais próxima ela fica dos seus clientes e seguidores? Então, todo mundo gosta de dar uma espiadinha no que está acontecendo atrás das câmeras, não é? O seu seguidor também gosta. Por isso, além de produzir suas fotos com o máximo de profissionalismo e atenção possíveis, tire fotos do processo de criação dessas imagens também. Isso chama a atenção e estimula seus seguidores a interagirem com sua marca.

4. Não tenha medo dos filtros

O Instagram oferece diversos filtros de cores e estilos, que você pode aplicar nas suas fotos no exato momento de postar. Cada filtro tem uma personalidade, que você vai conhecendo aos poucos, entretanto, eles trazem um tratamento para a imagem que muitos usuários não conseguiriam aplicar se tivessem que usar um editor de fotos tradicional.

Por isso, não tenha medo de usar e abusar destes filtros. Vá testando e aplicando até se sentir confortável com a imagem. Aí sim, está na hora de postar ela.

O vídeo abaixo, ensina onde conseguir os melhores filtros, tanto para as fotos do seu feed quanto para seus Stories. Ainda não sabe o que são Stories? Daqui a pouco nós vamos explicar, também.

5. Escolha bem suas legendas

Use aquela dica que trouxemos acima, de que a linguagem mais pessoal aproxima a sua marca de seus seguidores e crie suas legendas baseadas nesse princípio. Você também pode abusar da criatividade, trazendo memes do momento, frases de pessoas famosas, piadas e o que mais for interessante para o seu público.

6. Use Hashtags

Ainda não sabe o que são hashtags? As hashtags são termos relacionados com o que você está postando. Esses termos são acompanhados desse sinal #

Assim, se você está postando lanches ou sucos, por exemplo, você pode usar as hashtags #lanches, #comidasaudável, #alimentaçãonatural, e o que mais tiver relação com o que você está postando. A recomendação aqui, como em muitas coisas na vida é: não exagere. escolha somente umas 4 ou 5 hashtags.

Quando você posta uma hashtag você está indicando para o Instagram sobre o que é a sua postagem e, assim, ele direciona elas para o público que faz buscas por estes termos.

Atualmente, a rede até implementou um sistema em que os usuários mantêm uma busca salva, com suas hashtags favoritas. Assim, tudo o que for postado com a hashtag que eles seguem, vai aparecer no feed deles. Prático, não é?

Além desta praticidade, o uso de hashtags é extremamente importante para qualquer estratégia de vendas no Instagram, uma vez que os algoritmos da rede social dão prioridade para as hashtags dos assuntos que estão em alta em cada momento.

7. Use o sistema de localização

O Instagram permite que você coloque a localização de onde você está ou onde fez cada foto em cada postagem. Em tempos de pandemia de Coronavírus, esta ferramenta pode ser muito útil já que se você colocar a sua cidade na sua postagem  a rede vai tentar mostrar ela para o maior número de pessoas que estão próximas do local.

8. Poste nos melhores horários

Para tudo na vida existe uma hora. Esse ditado, do tempo dos nossos avós, é bastante válido quando falamos de postagens em redes sociais.

Com certeza, se você posta alguma coisa, você quer que a sua postagem seja vista, não é mesmo? Então, essas postagens tem que ser feitas no momento em que as pessoas estão usando a rede.

Por isso, prefira horários fora do expediente comum de trabalho e os fins de semana e feriados. Assim, você garante que mais gente vai ver o seu conteúdo. Também procura entender quais são os horários que seu público alvo costuma acessar o Instagram. Lembre

9. Faça promoções

Essa é uma velha conhecida sua, não é? Pois é, as promoções funcionam ainda melhor nas redes sociais, principalmente no Instagram. Faça promoções, sorteios, ofereça brindes e tudo o que for possível fazer neste sentido.

Além de vender seus produtos você ainda vai conseguir mais interação com seus seguidores, criando relevância para o seu perfil.

10. Faça parcerias

Sabe aquelas pessoas na sua cidade, que têm milhares de seguidores? Estas pessoas podem ser influenciadores. Podem ser pessoas que são ouvidas pelos seus clientes. Por isso, uma boa ideia pode ser criar parcerias com estas pessoas. Elas divulgam seus produtos e você oferece algo em troca, seja descontos seja um modelo do próprio produto que você está vendendo.

11. Poste Stories

Essa ferramenta é muito importante. Os stories do Instagram são postagens, que ficam na parte superior da rede social e tem a duração de 24 horas. Por este canal, que recebe muitas visualizações, você pode postar suas promoções, os produtos do dia, produtos que estão em liquidação, etc.

12. Tenha um sistema de entregas

Apesar de tudo, da pandemia e do vírus do Corona à solta por aí, é essencial que você tenha como entregar seus produtos para quem comprou de você através do Instagram. Trace uma estratégia para que suas entregas sejam feitas no final do dia, todas de uma vez. Assim, você evita que o seu entregador, ou você mesmo, quando for o caso, corra riscos de contaminação.

Como conseguir seguidores para no Instagram

Não basta ter todas estas estratégias se você não tem seguidores, não é? Por isso, você deve fazer o possível para conseguir o máximo de seguidores que puder. Existem várias técnicas para isso mas as principais são:

  • Crie conteúdos relevantes para o seu público alvo;
  • Siga perfis parecidos com o seu e curta e comente suas postagens com o seu perfil comercial;
  • Faça sorteios em que o seguidor tem que sugerir mais pessoas para seguir seu perfil para participar;
  • Faça pelo menos duas postagens por dia;
  • Patrocine a sua postagem mais legal, assim ela chega a mais gente do seu público alvo.

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