Utilizando informações sobre a movimentação de veículos, essa tecnologia ajusta automaticamente as promoções e reduz os preços nas bombas, atraindo assim os consumidores para abastecer.

Através da Internet das Coisas (IoT), recursos de Visão Computacional e Inteligência Artificial (IA), os postos de gasolina conseguem dobrar suas vendas ao exibir mensagens inspiradas na “análise de tráfego”. 

A abordagem de comunicação adotada por postos de combustíveis, com o objetivo de aumentar a visibilidade de seus produtos e vendas, vai além da simples exposição de preços em placas estáticas ou painéis de LED. Agora, já é possível explorar o uso de câmeras e dispositivos que monitoram o fluxo de pessoas e veículos, incorporando estratégias de análise de tráfego inspiradas pelo mundo das compras online diretamente em suas operações presenciais.

Através da sinergia entre a Internet das Coisas (IoT), a Visão Computacional e a Inteligência Artificial (IA), essas empresas têm a capacidade de capturar o movimento contínuo de veículos e indivíduos. Esse processo permite a entrega de conteúdo relevante e a formulação de recomendações de preços dinâmicos, conhecidas como “tarifas dinâmicas”, que se traduzem em aumento das vendas.

Com a nova tecnologia de Visão Computacional é possível entender a proporção de veículos que entram em um determinado posto, comparado ao total de veículos que passam na rua. Compreender como essa taxa de conversão varia em diferentes horários e dias da semana, e como pode ser influenciada por ações de marketing ou campanhas, permite propor estratégias para aumentar receita de forma bastante significativa.

ANÁLISE DE TRÁFEGO EM TEMPO REAL

Com a análise de tráfego, os postos de gasolina podem ajustar os preços dos combustíveis de acordo com a demanda em tempo real. Se houver um grande número de veículos entrando no posto, os preços podem ser ajustados para cima. Da mesma forma, em momentos de menor movimento, os preços podem ser reduzidos para atrair mais consumidores.

Com base nos padrões de tráfego, os postos de gasolina podem oferecer promoções específicas para determinados horários ou dias da semana. Por exemplo, eles podem oferecer descontos especiais durante horários de pico de tráfego para atrair mais clientes.

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Como funciona a análise

O processo utiliza uma câmera, instalada no topo do posto de gasolina, ou de qualquer outro tipo de estabelecimento, com ela é possível medir o tráfego diário de carros e em que momento certas promoções devem ser impulsionadas naqueles telões de led ou totem de preços que ficam nas marquises desses estabelecimentos. Tudo isso funciona de maneira automática, com uso de inteligência artificial. O aparelho por trás da câmera calibra as promoções e ajusta diretamente o preço promocional na bomba. Existe um valor padrão, aqui estamos falando daquele preço que os postos praticam para pagamentos pelo aplicativo, por exemplo.

Aparelhos de celular também auxiliam nessa estratégia, principalmente para as lojas de conveniência. Quando a gente passa por uma loja dessas, um aparelho na entrada consegue captar, de forma criptografada, ou seja, respeitando as leis de proteção de dados, o comportamento do consumidor, para gerar comunicação visual, ou seja, propaganda para levá-lo a determinados produtos dentro da loja. Algumas  redes de conveniência reportam que conseguem vender até três vezes mais algumas linhas de produtos do que vendia antes.

“Agora eles entregam a comunicação certa para o consumidor certo”.

Além disso, há como entender o impacto de campanhas geolocalizadas em aplicativos como o Waze e Maps, e como possíveis acidentes nas avenidas estão impactando o fluxo nos postos.

Em resumo, a análise de tráfego permite que os postos de gasolina ajustem seus preços, promoções e estratégias de marketing de maneira mais inteligente e eficaz. Isso não apenas atrai mais clientes, mas também melhora a experiência geral do cliente e a eficiência operacional do posto.

Renato da Silveira Fundador e CEO da Brasil Postos

Escrito por: Renato da Silveira Fundador e CEO da Brasil Postos

Fundou em 2009 o Portal e Academia Brasil Postos que é voltado para o ecossistema de postos de combustíveis e lojas de conveniência, apoiando revendedores através da primeira academia de ensino aberta Brasil e E-commerce do segmento.

Portal de notícias que possui cerca de 100.000 acessos por mês tornando-se referência para o mercado de combustíveis e loja de conveniência no país.

Graduações & Certificações  

  • Mestre Administração de Empresas e atua como profissional de marketing desde 1997
  • MBA em Administração Estratégica – Universidade de Lisboa
  • Especialização em Publicidade na ESPM
  • Pós Graduação em Marketing na PUC Campinas

Foi o primeiro a criar o conceito de treinamentos e formações operacionais, gerenciais e estratégias On Line para o Segmento.

Inovando mais uma vez no ano de 2020 criou os primeiros programas de mentoria para o Segmento, destacando-se com o Visão 360° com foco na sustentação e crescimento da revenda e Mudança em Ação voltado para loja de conveniência.

Dedica seu tempo em desenvolver ferramentas que melhorem a capacitação de todos os processos de capacitação e gestão de postos e lojas de conveniência. Com mais de 30.000 horas de prática e conhecimento, dedicando os últimos 15 anos para democratizar a informação e conhecimento, com a missão de transformar a realidade de revendedores e colaboradores.

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