CONSULTE AS INFORMAÇÕES DO DIA

Premissas: o preço de paridade de importação (ppi) foi calculado usando como referência os valores para gasolina, óleo diesel, câmbio, RVO e frete marítimo nas cotações, considerando os fechamentos do mercado no dia 12/05/2023.

Cenário: com a estabilidade no câmbio e a ligeira redução nos preços de referência do óleo diesel e da gasolina no mercado internacional no fechamento de ontem, nas contas da Abicom, o cenário médio de preços está acima da paridade para o óleo diesel e para a gasolina. Defasagem média de 10% no Óleo Diesel e de 15% para a Gasolina.

Câmbio: Ptax fechou com estabilidade na sessão de sexta, operando em patamar elevado e pressionando os preços domésticos dos produtos importados. Fechamento em R$4,93U$.

Petróleo: A oferta apertada segue pressionando os preços futuros. No momento, futuros do Brent são negociados acima dos U$74/bbl.

ÓLEO DIESEL A S10 

17º Dia de Vigência da Redução Linear Média de 9,90% (- R$ 0,38/L) nos preços Petrobras (29/04/23).

Na última quarta a Acelen, no Polo Aratu-BA, reduziu o preço do óleo diesel A em: R$0,0235/L

O mercado internacional e o câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,15/L desde o último reajuste nos preços da Petrobras.

Arbitragem considerando os 6 principais polos descritos no quadro abaixo encontra-se: favorável na média de R$0,31/L, variando entre R$0,06/L a R$0,39/L, a depender do polo de operação.

Os preços médios do Óleo Diesel operam com diferenciais positivos em todos os polos analisados.

GASOLINA A

76º Dia da Vigência da Redução Linear Média de 3,92% (- R$ 0,13/L) nos preços Petrobras (01/03/23).

Na última quarta a Acelen, no Polo Aratu-BA, reduziu o preço da gasolina A em: R$0,0067/L

O mercado internacional e o câmbio pressionam os preços domésticos. PPI acumula redução de R$0,55/L desde o último reajuste nos preços da Petrobras.

Arbitragem considerando os 6 principais polos descritos no quadro abaixo encontra-se: favorável na média de R$0,41/L, variando entre R$0,13/L a R$0,48/L, a depender do polo de operação.

Os preços médios da Gasolina operam com diferenciais positivos em todos os polos analisados.


Obs.: As defasagens indicadas nos quadros abaixo refletem as comparações dos preços das refinarias nacionais de hoje com o PPI calculado considerando importações negociadas no dia útil anterior. Os estoques atuais estão precificados em bases diferentes que podem ser mais altas ou baixas.

FONTE: https://abicom.com.br/


Saiba o que é o PPI, arbitragem e qual a importância para o processo de compra e precifificação de combustíveis. 

O Preço de Paridade de Importação (PPI) é o preço que um produto importado deve ser vendido no mercado interno para competir com os produtos nacionais, levando em consideração os custos de importação, como frete, seguro, impostos e outras despesas. Em outras palavras, é o preço que o produto importado teria se vendido no mercado interno.

A arbitragem, por sua vez, é a prática de comprar um produto em um mercado onde ele está mais barato e vendê-lo em outro mercado onde ele está mais caro, obtendo assim um lucro com a diferença de preço.

A importância do PPI e da arbitragem para os postos de combustíveis está no fato de que a gasolina e o diesel são produtos que podem ser importados de outros países.

Assim, o PPI desses produtos é um indicador importante para os postos de combustíveis, pois ele reflete o preço que esses produtos deveriam ter no mercado interno se fossem importados.Re

Isso permite aos postos de combustíveis avaliar se estão pagando um preço justo pelos produtos que compram.

Além disso, a arbitragem é uma prática comum no mercado de combustíveis, pois os preços desses produtos podem variar muito de um país para outro. Se o preço do combustível for mais barato em um país vizinho, por exemplo, é possível importá-lo para revender-lo no mercado interno com um preço mais competitivo. Isso pode ajudar os postos de combustíveis a reduzir seus custos e oferecer preços mais atrativos para os consumidores.

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