Um posto cinquentenário, tradicional do bairro de São Cristóvão, com bandeira BR, sofreu um duro golpe entre os dias 17 de fevereiro e 11 de março.

A falta de rigor da operadora de cartões de pagamento Stone no controle das máquinas POS aprovadas permitiu a liberação do equipamento a um fraudador que registrou uma microempresa, portanto, de pequeno porte, com o nome idêntico ao do posto, o São Cristóvão Posto de Serviços, com alto volume de vendas, com cerca de 30 empregados contratados e 10 máquinas de pagamentos da Stone já operando por volta de um ano.

A microempresa ‘S. Cristóvão Posto de Serv.’, do Jhoni Henrique Maria de Araújo, teve aprovada uma máquina de cartões, mesmo sendo o nome fantasia idêntico ao do posto revendedor de combustíveis de grande porte, com escrita idêntica ao do nome fantasia do posto, assim como no comprovante do cartão, embora tivesse CNPJ e número diferente de conta para depósito das vendas.

Numa fácil conferência é possível à operadora perceber que o volume de vendas nunca poderia ser comercializado por uma simples microempresa. O empresário proprietário do posto resolveu acionar a Stone, que se recusa a assumir a responsabilidade.

Como funciona o golpe no posto

Os golpistas se especializaram e utilizam agora uma forma mais desenvolvida:

1️⃣ Abrem um CNPJ com uma razão social similar ao da empresa lesada.

2️⃣ Continuam trocando o equipamento, mas agora, com um nome parecido, fica mais difícil a identificação da falha pelo setor administrativo.

Há registros de postos no Rio de Janeiro que tiveram prejuízos de R$ 180 mil. Os revendedores têm tentado entrar em acordo com as adquirentes, mas sem sucesso.

Portanto, fica o grave alerta ao revendedor: instrua a equipe a ficar vigilante à máquina de cartão real do posto quando ela for levada ao cliente.

✔ Uma boa dica é customizar a maquineta com adesivos, para que se facilite rápida identificação da máquina legítima.

Fonte: Sindicomb

Artigo anteriorLiberado módulo web para eventos de Saúde e Segurança do Trabalho
Próximo artigoANP quer que vendas diretas de etanol também sigam regras de qualidade
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here