Expositores relatam bom ambiente para desenvolvimento de negócios; foram 37 encontros entre palestras e painéis com público superior à edição de 2017

Os mais importantes nomes e empresas do mercado de combustíveis, lubrificantes, conveniência, equipamentos, tecnologias e serviços estiveram reunidos na 14ª edição da ExpoPostos & Conveniência.

O evento foi histórico e reuniu mais de 200 marcas nacionais e internacionais, cerca de 30% a mais do que na edição passada, e 23 mil visitantes ao longo dos três dias.

A grandiosidade da 14ª edição da ExpoPostos & Conveniência, que foi realizada de 13 a 15 de agosto, em São Paulo, pode ser medida, também, pela área ocupada: 55% superior em relação à edição anterior, em 2017.

Outro dado que chama a atenção foi o crescimento no número de pessoas que acompanharam o Fórum Internacional durante os três dias. Em 2017 foram 676, número que saltou para 797 participantes únicos inscritos.

Tivemos aqui um excelente ambiente de negócios e conhecimento. Muitos acordos foram fechados já na feira e os expositores ainda mencionaram perspectivas sólidas para os próximos meses. O Fórum trouxe os principais nomes do mercado para discutir todo o ecossistema deste negócio e a Arena do Conhecimento se consolidou como uma fonte alternativa de conteúdo aos participantes”, afirmou Marcelo Marino, diretor da GL events Exhibitions, empresa organizadora da feira.

O executivo já adiantou que a próxima edição da ExpoPostos & Conveniência (Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência & Food Service) acontecerá em agosto de 2021, no São Paulo Expo.

Batemos todos os recordes nesta edição da ExpoPostos & Conveniência. A feira foi muito boa e tivemos a presença dos revendedores de todo o país, além de novas tecnologias que foram apresentadas. Nosso desejo é que ela continue crescendo”, afirmou Paulo Miranda Soares, presidente da Fecombustíveis.

O mesmo sentimento foi compartilhado por executivos da BR Petrobras e da Shell. “A loja BR Mania digital chamou bastante a atenção do público, que teve a oportunidade de experimentar como funciona o acesso a produtos e serviços com apoio da tecnologia embarcada. Recebemos cerca de duas mil pessoas no estande”, comemora Leonardo Burgos, gerente executivo de negócios de varejo da empresa. Já o estande Shell atraiu muitas pessoas interessadas em fazer negócios. “Sentimos que muitos postos já consolidados querem ter a nossa bandeira”, diz Maurício Antunes, de Relações Setoriais da companhia.

Para o gerente nacional do canal de conveniência da Souza Cruz, Pedro Peixoto, a feira foi uma excelente oportunidade de reforçar os relacionamentos. “Tivemos um público muito interessado em inovação e prospectamos muitos contatos, acredito que mais de cem somente no primeiro dia”, disse o executivo.

O evento foi também uma grande oportunidade para marcas apresentarem suas novidades, tais como a Zeppini Ecoflex. “Participamos de todas as edições da ExpoPostos & Conveniência. Este ano recebemos mais visitantes em relação à 2017, o que gerou maior número de consultas e também de vários negócios fechados. Apresentamos com exclusividade três lançamentos, sendo dois equipamentos estratégicos para a expansão global da empresa”, disse o gerente de marketing e comunicação da marca, Marcelo Caio.

Caráter formativo – No total foram 14 palestras dentro do 14° Fórum Internacional e 23 painéis da Arena do Conhecimento, que reuniram 63 especialistas com público recorde. Um dos nomes que mais chamou a atenção foi o de Michael Davis, vice-presidente de serviços da NACS (National Association of Convenience Stores, dos Estados Unidos), segundo avaliação de Ricardo Spinelli, presidente da ABIEPS (Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis e de Conveniência).

A ExpoPostos & Conveniência contou com uma metragem expressiva, com estandes maiores e mais marcas expositoras. Esta evolução é positiva para todos”, disse o executivo. Por sua vez, Davis disse que o setor no Brasil não deve nada ao resto do mundo. Pelo que pude ver, os postos e suas lojas de conveniência no Brasil estão aptos a competir com estabelecimentos de qualquer lugar do mundo. Os problemas que vejo aqui são desafios globais.”

O evento contou com renomados especialistas em suas áreas de atuação, entre eles o argentino Claudio Reboredo, referência em distribuição de combustíveis e lojas de conveniência, e os brasileiros Claudio Pinheiro (IBM), Alexandre Munhoz (Amazon), Andre Loureiro (Waze), o empreendedor Caito Maia e o jornalista Alexandre Garcia.

Ante a evolução frente a 2017, a expectativa é que o evento cresça ainda mais, segundo o diretor de planejamento estratégico e de mercado da Plural, Hélvio Rebeschini. “A ExpoPostos & Conveniência 2019 é um sucesso. Desde o Fórum que bateu recorde de inscritos, até a exposição de novidades que trouxe tecnologia de ponta para o setor. Estamos evoluindo tanto que esta edição superou a de 2017. E tenho certeza que a próxima será ainda melhor”, disse.

Conveniência em destaque – As possibilidades do mercado de lojas de conveniência receberam destaque tanto do Fórum quanto na Feira. No Fórum, além da palestra de Michael Davis, que deu o tom de como a jornada do consumidor precisa ser simplificada, outros abordaram o tema, tal como a especialista em tendências, Sabina Deweik, que falou sobre as gerações Y e Z e seus valores de consumo, que podem revolucionar a forma como o mercado de postos de combustíveis e lojas de conveniência opera.

Esse ambiente também esteve fortemente representado na Feira, que recebeu marcas,como Coca-Cola FEMSA e Nestlé. “Visitamos a ExpoPostos & Conveniência em outras edições e, neste ano, decidimos participar como expositor. Nosso canal foco é o de conveniência, e a feira abre oportunidade para estreitar o relacionamento com nossos clientes que são os postos de gasolina”, afirmou a diretora de Key Account da Coca-Cola FEMSA, Adriana Bernardes.

Segundo o consultor de negócios da Nestlé, Sidnei Santos, a participação foi produtiva. “A feira foi ótima para nós. Recebemos muitos clientes, mas também vieram muitos franqueados que ainda não tinham nossas máquinas de café e que fecharam negócio aqui. Os resultados superaram nossa expectativa”, afirmou.

Outros já recorrentes como o Bob’s, confirmaram a evolução do evento em 2019. “A ExpoPostos & Conveniência é um importante canal de contato com nosso público. Tivemos um grande volume de visitantes qualificados. Acredito que 30% a mais de clientes em nosso estande comparado à última edição da feira. Nossa expectativa veio ao encontro do interesse dos revendedores. Até porque os postos de combustíveis têm grande importância para a rede, representando 10% das nossas lojas de rua”, afirmou o diretor nacional de desenvolvimento da marca, Marcelo Tristão.

Pelos números apresentados pela sócia-diretora da consultoria Valsa, Giselle Valdevez, há espaço para crescimento do mercado de lojas de conveniência, tendo em vista que, em todo o Brasil, somente 20% dos postos têm lojas junto à venda de combustível. Atualmente, segundo dados da Plural (Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência), o faturamento desse tipo de comércio foi de R$ 7,54 bilhões em 2018, divididos entre 8.030 lojas, com ticket médio de R$ 12,82.

Fonte: Sindcomb

Lições da Expopostos 2019

Veja como foi a participação da EXCELbr na ExpoPostos 2019!

Artigo anteriorGoverno Bolsonaro altera normas de segurança do trabalho
Próximo artigoLançamento da Câmara Brasileira dos Combustíveis fortalece o setor
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here