Com o crescimento dos carros híbridos e elétricos e procura por combustível renovável, os varejistas do setor devem se reinventar

Um estudo do Boston Consulting Group constatou que 70% dos principais varejistas de combustível do mercado visam novas estratégias para se consolidar em um futuro onde combustíveis alternativos  e carros elétricos ganharão força.

A indústria de combustíveis há muito enfrenta ondas de inovação do mercado, e elas só se aceleraram desde o início da pandemia de COVID-19: veículos elétricos (VEs) e combustíveis alternativos ganharam tração significativa, o uso de veículos de micromobilidade evoluiu, e o comportamento do cliente mudou drasticamente.

Um novo relatório do Boston Consulting Group (BCG), intitulado A New Era for Fuel Retailers, explora um cenário de varejo de combustíveis que está se desenvolvendo em um ritmo mais rápido do que o previsto, e as estratégias que os varejistas devem implementar para sobreviver e prosperar diante da ameaças do mercado.

De acordo com o relatório, baseado em uma pesquisa com 33 executivos das 20 principais varejistas globais, operadoras com negócios robustos descobriram que as vendas nas lojas e as ofertas on-line durante a pandemia compensaram os declínios acentuados nos volumes de vendas de gasolina e diesel. Mais recentemente, à medida que a incerteza e a volatilidade geopolíticas pressionaram o aumento dos preços do petróleo, muitos operadores perceberam que o varejo é uma questão de resiliência dos negócios. Assim, cerca de 70% dos principais players do setor planejam expandir sua rede nos próximos anos.

“O atual contexto traz, ao mesmo tempo, desafios e oportunidades para os varejistas, que precisam se antecipar às tendências, considerando diferentes possibilidades e plataformas, enquanto realizam adaptações nas estruturas já existentes. Isso significa, por exemplo, que os atuais postos poderão dar suporte a veículos elétricos e outros combustíveis alternativos, além de focarem em mobilidade sustentável e obterem outras fontes de lucro”, ressalta Fernando Lunardini, diretor executivo e sócio do BCG.

Assista ao vídeo e conheça o Aplicativo Check List Brasil Postos

Principais tendências no cenário de varejo de combustível

Nos últimos anos, destacam-se cinco tendências no setor:

1️⃣ Combustíveis alternativos não são mais opcionais: As vendas de VEs estão aumentando — em algumas regiões, superando até mesmo as de veículos com motor de combustão interna (ICE). O BCG projeta que, até 2030, mais de 50% das vendas de veículos leves 0 km nos EUA serão veículos elétricos.

A demanda por biocombustíveis também está aumentando, e parcerias regionais na Europa, China e Estados Unidos estão sendo criadas para permitir o lançamento no mercado do transporte pesado movido a hidrogênio (por exemplo, caminhões de longa distância; ônibus). Como resultado, 95% dos varejistas de combustível já estão oferecendo ou planejando oferecer pontos de carregamento para VEs, e 55% já disponibiliza ou planeja disponibilizar combustíveis alternativos.

2️⃣ Formatos de mobilidade avançada mudando os padrões de uso: O ritmo do desenvolvimento tecnológico em mobilidade avançada mudará os tipos de veículos — e os tipos de clientes — que aparecem em um posto de gasolina. A gama está diversificando de veículos puramente autônomos para frotas autônomas, e de motores de combustão interna para veículos elétricos.

3️⃣ A COVID-19 mudou o comportamento do consumidor: As vendas das lojas de conveniência nos EUA estão aumentando em postos que adaptaram suas ofertas para atender às expectativas dos consumidores em relação à conveniência.

65% dos varejistas entrevistados planejam investir mais em suas lojas para aprimorar a experiência do cliente e melhorar a eficiência do local.

4️⃣ As tecnologias digitais estão expandindo as capacidades dos postos: Cerca de 60% dos varejistas estão usando análise de dados para personalizar suas ofertas dentro e fora da estação de serviço. As tecnologias digitais também permitiram que estações individuais usassem preços dinâmicos — uma ferramenta importante para manter as margens altas durante o COVID, quando o volume de vendas despencou.

 5️⃣ A sustentabilidade está se enraizando: Órgãos reguladores estão adotando medidas mais rigorosas para controlar as emissões de CO2, e a paridade de preços entre alternativas e combustíveis fósseis está se tornando uma realidade. Mais VEs estão se tornando disponíveis a preços comparáveis ​​aos veículos ICE, enquanto em algumas regiões o diesel renovável está se aproximando do mesmo preço do diesel derivado do petróleo.

Um plano para agir

+++ Chegou o Aplicativo de Checklists Inteligentes Brasil Postos

+++ Digitalize e Controle as Rotinas do Posto e da Conveniência – App Checklist Inteligentes Brasil Postos

 

Artigo anteriorComo está a qualidade do nosso diesel rodoviário?
Próximo artigoComo anda o relacionamento interpessoal da equipe do posto e da conveniência? Faça o teste.
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here