Adição de biodiesel

Desde março de 2018, todo o diesel terrestre comercializado no Brasil contém 10% de biodiesel (B10), mas esse percentual tende a crescer. Em novembro do ano passado, uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) estabeleceu que a adição de biodiesel cresça um ponto percentual ao ano.

A mistura passou do atual patamar de 10% (B10) para 11% (B11) em junho de 2019, e assim sucessivamente até março de 2023, quando todo o diesel comercializado ao consumidor final conterá 15% de biodiesel.

“A medida oferece previsibilidade ao setor, incentiva a geração de empregos e investimentos na área de combustíveis”, informa o MME.

Revendedores de combustíveis agora contam com marketplace especializado

Leilões de biodiesel

A Agência Nacional de Gás, Petróleo e Biocombustíveis (ANP) organiza, a cada dois meses, leilões públicos para comercialização do biodiesel. O processo inteiro ocorre em oito etapas, que se iniciam com a habilitação dos fornecedores do biodiesel e terminam com a divulgação do resultado no Diário Oficial da União.

Refinarias e importadores de óleo diesel adquirem o produto para duas finalidades: atender ao percentual mínimo obrigatório de adição de biodiesel ao óleo diesel; e para fins de uso voluntário, cujo volume deve ser entregue pelas unidades produtoras de biodiesel.

Fonte: MME

Defasagem do diesel salta para 27,78% com dólar, apesar de queda do petróleo

A alta do dólar em relação ao real vem intensificando a defasagem dos preços internos dos combustíveis nas refinarias da Petrobrás em relação ao mercado internacional, informou nesta segunda-feira, 31, o Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Segundo o relatório diário, a defasagem do diesel atingiu 27,78% e da gasolina, 18,38%.

Para alinhar os preços da Petrobras com o mercado internacional, a empresa deveria reajustar seus dois produtos em R$ 1,88 e R$ 0,74 por litro, respectivamente. Em reunião do Conselho de Administração da estatal, realizada na semana passada, foi avaliado que os preços estão alinhados com o mercado externo.

A diferença da avaliação da Petrobras com as projeções do Cbie e da Associação dos importadores de Combustíveis (Abicom), que também vê defasagem nos preços dos dois produtos, foi explicada pela Petrobras pelo uso de fórmulas distintas de cálculo, mas a empresa não deu detalhes.

De acordo com o CBIE, os contratos futuros do petróleo e seus derivados foram impactados pelo retorno das medidas restritivas de coronavírus (covid-19) na China. “Contrariando a expectativa de investidores, de que após assegurar seu poder o presidente do país, Xi Jinping, aliviaria a política de Covid-Zero, o governo chinês impôs uma série de lockdowns“, explicou no relatório.

De acordo com o levantamento, apesar do potencial de desaceleração econômica e a queda na demanda por energia impactar o preço do petróleo, os preços também receberam influência de um desempenho positivo do índice do dólar, que havia apresentado tendência negativa ao longo da semana passada.

Fonte: gauchazh.clicrbs.com.b

PRECISA DE AJUDA PARA TREINAR SUA EQUIPE?

A ACADEMIA DE ENSINO BRASIL POSTOS é especializada em treinamentos nas 3 modalidades: a distância (EAD), presencial e semi presencial para redes de postos e lojas de conveniência.

Entre em contato para uma conversa sobre suas ideias e necessidades ou acesse nosso site e conheça de perto nossas Soluções!

?Conheça os cursos para a capacitação completa de sua equipe.

+++ Curso Online – Potencializando Líderes de Pista e Encarregados

+++ Curso Online de Exposição ao Benzeno

+++ Curso Online – Aprenda a fazer a análise de combustíveis

+++ Curso Online de NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

+++ Curso de Formação Gerencial

+++ Curso Gestão de Compras e Promoções para Loja de Conveniência

+++ Curso de Marketing, Vendas e Atendimento para Postos

Artigo anteriorCopa do Mundo: 5 dicas para que a sua loja de conveniência entre no clima dos jogos do Brasil
Próximo artigoRedução de 5% no gás natural para distribuidoras passa a valer nesta terça-feira
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here