Peruanos lotam único posto de cidade no interior do Acre em busca de combustível

Um grupo de peruanos lotou o único posto de combustíveis de Assis Brasil, no interior do Acre, nesta segunda-feira (23).

Eles são, em maioria, da cidade de Iñapari, que faz fronteira com o município acreano, e recorreram ao território brasileiro por causa da falta de produtos no Peru, em meio à crise política e confrontos entre manifestantes e a polícia.

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Lima, informou que por conta da grande procura o município chegou a ficar desabastecido, mas logo um novo carregamento chegou ao posto.

“Nós conversamos com a proprietária do único posto de Assis Brasil, que nos garantiu não haver possibilidade de desabastecimento, embora por algumas horas deste dia nós ficamos aqui sem gasolina, mas há pouco uma carreta chegou e restabeleceu o estoque”, relata.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que acompanha a situação e que já manteve reunião com todas as instituições públicas estaduais e federais na região. (Confira abaixo a resposta na íntegra)

Jerry Lima ressaltou que a preocupação, além do desabastecimento, é com a segurança no transporte dos combustíveis, já que os viajantes carregam o material em galões e tambores, e o movimento deve se intensificar nos próximos dias.

“Nesse momento a preocupação é quanto ao transporte desse combustível que está sendo adquirido aqui no lado brasileiro, e também que a gente não corra risco de ficar sem combustível”, diz.

Wermyson Martins, vereador do município, acompanha a situação e afirma que os peruanos chegaram pela manhã, e retornaram ao país de origem ao longo do dia. Segundo ele, na terça-feira a situação deve continuar.

“Pra você ter ideia, em Porto Maldonado, lá hoje tá custando 45 reais (o litro), que eles levam pra revender”.

“Alimentação falta, combustível falta, eles migram para o Brasil por socorro. Nós atravessávamos pra ir ao Peru comprar verdura mais barata, cimento mais barato, mas com essa crise, a população do Peru perde muito”, conta.

O prefeito informou ainda que uma reunião entre representantes do município, Polícia Federal e outras autoridades deve ser realizada para decidir as medidas necessárias na fronteira.

“Nós estamos organizando uma reunião com representantes da Receita Federal, da Polícia Federal e demais autoridades para discutir esse tema, porque nós temos informações que a tendência é que se intensifique esse número de peruanos por conta da crise que o Peru vive”, explica.

TREINE SUA EQUIPE DE FRENTISTAS COM A ACADEMIA DE ENSINO BRASIL POSTOS

Resposta oficial

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), acompanha de perto a situação da população peruana em busca de combustível no Brasil, diante da crise política que vive o país.

Diante disso, já manteve reunião com todas as instituições públicas estaduais e federais na região para traçar medidas que assegurem a segurança dos moradores de Assis Brasil e da cidade peruana de Iñapary, esta última afetada diretamente pelo desabastecimento de itens de primeira necessidade, com os bloqueios de manifestantes.

Nesta segunda-feira, 23, a Sejusp iniciou tratativas com a prefeitura de Assis Brasil, com a Agência Nacional do Petróleo, Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos, para que estratégias sejam adotadas no sentido de preservar a integridade física do povo peruano e da nossa população de Assis Brasil, sobretudo, quanto ao transporte de combustível para o lado peruano.

Por fim, a Sejusp entende que a questão requer senso humanitário, cooperação e reciprocidade com os vizinhos irmãos, adotando medidas em que prevalaçam a ordem e a segurança de todos na fronteira.

Rio Branco, Acre, 23 de janeiro de 2023.

José Américo Gaia

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre

CONHEÇA O CURSO QUE VAI TRANSFORMAR A FORMAÇÃO TÉCNICA E OPERACIONAL DOS GESTORES DO POSTO. ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO

 

Entenda o que acontece no Peru

As manifestações iniciaram ainda em dezembro de 2022. Os militantes pedem mudanças políticas e querem também que haja responsabilização pelas mortes ocorridas durante os atos. Desde dezembro, os confrontos entre os grupos e as forças de segurança deixaram mais de 50 mortos.

Os manifestantes são pessoas que se opõe à atual presidente, Dina Boluarte. Na quinta-feira, muitos deles usavam camisetas contra ela e pediam a renúncia, além de novas eleições.

Muitas pessoas viajaram de regiões mais remotas do Peru até Lima. Parte dos manifestantes tem a mesma origem de Pedro Castillo, o presidente removido do cargo em dezembro: comunidades rurais nas montanhas dos Andes.

Nas regiões do sul do país, onde há mais comunidades rurais, as manifestações começaram pouco depois da queda de Castillo. A população do Peru é muito dividida entre essas comunidades, mais pobres, e as elites, que estão em grande parte concentradas em Lima.

Quem é Dina Boluarte e como chegou ao poder?

Dina Boluarte chegou ao poder depois que o Congresso aprovou o impeachment de Castillo. Ele foi destituído após uma tentativa de dissolver o Legislativo e decretar estado de exceção e toque de recolher no Peru.

Em julho de 2021, Dina Boluarte havia sido nomeada por Pedro Castillo ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social do Governo. Ela renunciou ao cargo em novembro de 2022, após mais de um ano no ministério.

Ela criticou a tentativa de Castillo de fechar o Congresso. Ao assumir, Dina disse que houve uma tentativa de golpe de Estado de Pedro Castillo, e que o Congresso evitou isso.

A nova presidente pediu unidade de todos os peruanos e disse que é preciso conversar e tentar chegar a acordos. Dina anunciou que vai pedir para que o Ministério Público a ajude a tirar “as máfias” do governo e que o gabinete dela terá “todas as forças democráticas”.

No salão do Congresso havia representantes das Forças Armadas, que foram aplaudidos durante o discurso de Dina.

A nova presidente é da cidade de Chalhuanca, e formou-se em direito.

ESSE ASSUNTO LHE INTERESSA? ASSISTA AO VÍDEO.

Artigo anteriorGasolina, diesel e etanol caem nos postos pela 2ª semana consecutiva, mostra ANP. Petrobras anuncia aumento a partir de hoje
Próximo artigoPrograma de Treinamento de Frentistas – Saiba com implantá-lo no seu posto
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here