logo gestão financeira
Adoção dos aplicativos pelas distribuidoras busca atender principalmente o público mais jovem

Um estudo do Google divulgado no início desse ano aponta que 62% dos brasileiros utilizam smartphone, índice quatro vezes maior que 2012, quando apenas 14% da população utilizava o aparelho. Estima-se que 10% das vendas online no Brasil até 2020 serão efetuadas via celular.

Os aplicativos são uma tendência, principalmente pela praticidade. Até a Carteira Nacional de Habilitação estará disponível no smartphone a partir de 2018, por que não pagar combustível pelo celular? Duas das principais distribuidoras – a Shell e a Ipiranga – estão apostando na tecnologia para atrair, sobretudo, o público mais jovem.

As duas companhias já utilizam os aplicativos, portanto basta ter um celular, carregado, com acesso à internet, para abastecer e sair do posto sem precisar nem mexer na carteira. A Raízen implantou o Shell Box, um aplicativo que funciona por meio da plataforma PayPal. Para realizar a transação, o primeiro passo é instalar o Shell Box no celular, disponível na App Store ou Google Play, e vinculá-lo à conta do PayPal – sistema de pagamento online que debita no cartão de crédito. Caso o cliente não possua conta na plataforma, é possível fazer o cadastro direto no app da Shell.

No posto, a bomba para pagamento por meio do smartphone é específica. O motorista deve se dirigir a ela e abrir o programa no celular, digitar o código de seis dígitos localizado ao lado da bomba. A partir daí o abastecimento é liberado e o valor é debitado na conta PayPal do cliente. Os jovens que estão habituados a usar muito o smartphone adoram essa facilidade. Segundo a Shell, já são pelo menos 1.103 postos com o sistema nos estados de São Paulo, rio de Janeiro e Goiás.

O aplicativo Abastece Aí da Ipiranga, também disponível para download gratuito na App Store e no Google Play, permite o pagamento do combustível e também compras nas lojas de conveniência am/pm e na franquia Jet Oil. Para usá-lo, basta cadastrar o cartão de crédito direto no aplicativo.

O Abastece Aí é vinculado ao programa Km de vantagens (o cadastro deve ser feito para uso do aplicativo, e pode ser feito diretamente nele), por isso o abastecimento pode ter descontos. Bata inserir a senha do programa e trocar os pontos. O valor final do abastecimento será debitado na fatura do cartão de crédito, o que evita que o cliente precise andar com dinheiro e cartões, basta ter o celular na palma da mão.

O sistema Sem Parar é ainda mais prático do que nos aplicativos de smartphone. Basta o cliente abrir uma fresta do vidro, pedir ao frentista e uma vez abastecido, acelerar o carro e ir embora. Não tem senha nem nada. Em Guarujá, por exemplo, 70% dos usuários do Sem Parar são mulheres que se preocupam com a segurança.

A Petrobras possui uma tecnologia diferente para pagamento de combustível, que dispensa o uso de cartões e dinheiro, assim como celular ou acesso à internet. O Tag Petrobras Premia Auto Expresso é um sistema de pagamento automático apenas para clientes cadastrados e que já utilizem o dispositivo (tag instalado no para-brisa do veículo) utilizado nos pedágios e estacionamentos de shoppings participantes.

Um totem ao lado da bomba de combustíveis dos postos BR identifica o veículo, habilitando-o para abastecimento. O valor é debitado diretamente no cartão de crédito do consumidor, sem necessidade de digitar senha ou PIN. Esse sistema, disponível em postos da cidade do Rio de Janeiro, ainda não chegou a outros estados do Brasil, mas está programada, em breve, a expansão para as cidades de Curitiba, São Paulo e Porto Alegre.

FONTE: Revista Sindicombustíveis Bahia | Nº 28

Artigo anteriorOs dois Poderes Turbinadores nas Finanças de um Posto de combustível
Próximo artigoO que o Corpo de Bombeiros exige dos postos de combustíveis?
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here