Proprietário deve adotar medidas de segurança para evitar vazamentos e explosões que podem acarretar em responsabilização criminal.

banner email mkt ead

Durante períodos de reformas, paralisação dos serviços por dificuldades financeiras ou desacordo com as normas de funcionamento estabelecidas pela prefeitura, é comum que postos de combustíveis mantenham no terreno onde estão localizados toda a estrutura de funcionamento, inclusive bombas e tanques, que, sem manutenção, correm o risco de explodir ao entrar em contato com qualquer faísca ou até mesmo de forma errada com o oxigênio.

Mesmo que a coleta de todo o material inflamável tenha sido feita, é preciso que os tanques sejam retirados ou passem por um processo contínuo de manutenção. Os tanques possuem passagens, conhecidas como suspiros, que aliviam a pressão interna, e ao entrar em contato com alguma faísca provocada por cigarros, por exemplo, podem ocasionar explosões. Quando o proprietário paralisa as atividades, mas tem o interesse de voltar ao mercado, ele mantém as estruturas.

Nesses casos, é sugerido o isolamento da área com tapumes para que ninguém invada e venha causar algum tipo de acidente. Já no caso de desativação, a Resolução Conama 273, de novembro de 2000, determina que o estabelecimento fica obrigado a apresentar um plano de encerramento de atividades a ser aprovado pelo órgão ambiental competente, quando é cobrado dele uma série de normas ambientais, que envolvem os riscos de contaminação do solo e a retirada dos materiais inflamáveis, para que o contato com oxigênio não provoque explosões.

A falta de cuidados com esse tipo de material pode ocasionar acidentes. Dentro dos tanques sempre fica algum tipo de resíduo, que, com o passar do tempo e as mudanças de temperatura, passam da forma de vapor para a forma líquida e ao entrar em contato com algum material que produza faíscas pode ocasionar uma explosão. Outra possibilidade é a retirada completa dos tanques, já que existem vândalos que tentam tirar todas as partes metálicas e há um risco maior se os tanques ficam sem o fechamento correto, com os gases que continuam gerando no local. Os tanques ainda correm o risco de enferrujar. Pior se ainda estiver com combustível e infiltração, o que pode causar contaminação no meio ambiente.

Fonte: Revista http://www.sindiposto.com.br/

Confira também: Anexo a NR 9 garante redução de exposição ao benzeno em postos de combustíveis

Artigo anteriorExposição Ocupacional ao Benzeno – Portaria MTPS Nº 1109 DE 21/09/2016
Próximo artigoCuidados redobrados com a coleta amostra testemunha
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here