Postos de combustíveis são alvos constantes da ação de infratores. Alta quantia em dinheiro e a facilidade de manobra de entrada e saída da pista são facilitadores para que os assaltos aconteçam. Em Itabira, interior de Minas Gerais, uma parceria entre revendedores e Polícia Militar fez com que o índice de assaltos diminuísse consideravelmente. A ação conta com a adesão de todos os revendedores da cidade, o que contribui para seu sucesso. Uma medida simples foi adotada: um aviso em formato de topo de bomba ou adesivo, solicitando o desembarque e retirada do capacete dos motociclistas.

infográfico segurança.

Em maio de 2016, PM e revendedores começaram a se reunir em busca de ações para o fim dos assaltos aos postos, desde então há reuniões regulares para tratar sobre a segurança. A comunicação também é feita através de um aplicativo de mensagens instantâneas. Revendedores e PM se comunicam sobre indivíduos suspeitos, furtos de motos e assaltos nos comércios da região.

banner segurança

“A princípio houve certa resistência dos motociclistas para a solicitação. Mas com a conscientização sobre a importância da medida para a segurança de todos, hoje os clientes já chegam ao posto, retiram o capacete e desembarcam da moto, automaticamente.” relata o Capitão Fernandes, do 26º Batalhão da Polícia Militar de Itabira.

Levantamento da Polícia Militar local, com dados do último trimestre de 2016 comparado ao mesmo período de 2015, mostra que houve uma redução de 92% no número de assaltos a postos. Somada à ação direcionada aos motociclistas, outras ações são sugeridas e repassadas aos frentistas, como: não abordar o motociclista antes da retirada do capacete e desembarque da moto; repassar à PM qualquer atitude suspeita; além do sistema de monitoramento do posto estar bem posicionado, funcionando corretamente e que a comunicação entre posto e PM seja efetiva e rápida.

Para Alexandre Tôrres, gerente do Posto Pires, em Itabira, a medida preventiva foi de extrema importância, para a segurança dos clientes e dos funcionários do posto. “Antes o frentista abordava o motociclista com receio dos assaltos. Hoje, com o aviso informando ao motociclista as exigências para o abastecimento, há mais segurança  para todos”, relata Alexandre.

Artigo anteriorNR 20 – MTE aprova capacitação por Ensino a Distância
Próximo artigoANP disponibiliza a Cartilha do Posto Revendedor 2017
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here