Episódio reforça necessidade dos integradores realizarem boas avaliações técnicas antes da instalação de projetos

A estrutura do teto de um posto de combustíveis que continha um sistema de energia solar instalado caiu durante um temporal, no começo da tarde da última sexta-feira (03), no município de Paranaíba (MS). Na ocasião, foram registrados ventos superiores a 50 km/h.

paineis solares caídos e quebrados
Foto: Reprodução/Tribuna Livre

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência, que – apesar de não ter deixado feridos – é mais um episódio que reforça a necessidade das empresas instaladoras compreenderem a importância da realização de uma avaliação técnica e estrutural especializada.

Eliasafe Schwertner, engenheiro civil e professor do curso de engenharia civil para sistemas de energia solar do Canal Solar, explica que muitos postos de combustíveis pelo Brasil costumam possuir uma estrutura de telhado relativamente frágil.

“É comum ficarem torcidas ou até mesmo caírem quando há a aparição de ventos mais fortes por se tratar de uma estrutura que, normalmente, tem apenas um ou dois pontos de apoio por baixo” , disse ele.

Por esse motivo, o engenheiro orienta as empresas do setor de energia solar a sempre verificarem (antes de fazerem a instalação de um sistema fotovoltaico) se a estrutura do local de instalação encontra-se em boas condições.

“Se a estrutura não estiver ok, deve-se orientar o proprietário a realizar as melhorias necessárias. Será necessário também uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) aprovando que as correções necessárias foram todas realizadas”, comentou.

Schwertner lembra ainda que se nada disso for feito e uma estrutura cair com os painéis solares, a responsabilidade do incidente pode incidir sobre a empresa instaladora, mesmo que a mesma tenha feito todo o serviço de instalação com estruturas de fixação corretas.

“Por ser uma obra de engenharia, é dever da empresa instaladora observar antes se a estrutura de telhado do cliente encontrava-se apta para receber esse tipo de aplicação”, comentou ele.

Escrito por: Henrique Hein

Fonte: https://canalsolar.com.br/

LEIA TAMBÉM: As vantagens para as empresas em adquirir um tanque de ARLA 32 em vez de fazer um contrato de comodato com um TRR ou fabricante

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A LOJA VIRTUAL E FAZER SUA COTAÇÃO

Artigo anteriorGoverno propõe órgão para fiscalizar preços de combustíveis
Próximo artigoJustiça reconhece direito de posto de combustível a créditos de PIS e COFINS
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here