MP diz que moradores terão sistema de abastecimento e despoluição.
Posto de gasolina responsável pela contaminação está fechada.

População que sofre contaminação por combustível cobra solução A aposentada Julia do Amaral mora no bairro Parque Verde, na região metropolitana de Belém. Ela conta que sentiu vários problemas de saúde, como alergias e irritações na pele e mucosas. Julia chegou a trocar diversas vezes a marca dos produtos de higiene, sem sucesso: “Ficava tudo avermelhado, coçava a minha boca”. Apenas ao conversar com outros vizinhos ela pode perceber que o problema era geral: sem saber, todos sofriam com a contaminação do lençol freático, que recebia gasolina de um posto de combustível localizado na rodovia BR-316.

O posto de gasolina está fechado. Em 2009, órgãos ambientais comprovaram que ele havia sido responsável pela contaminação subterrânea da água. 50 famílias do bairro parque verde foram prejudicadas, e a extensão desses danos ainda é desconhecida pelos moradores. “São componentess químicos, o que poderá causar? O que causou? Quais os danos? Não foram só danos morais, é a saúde. Nada foi feito. Eu quero a atuação do estado neste lugar”, critica a gerente executiva Shirley Barreiro.

Um acordo homologado entre a procuradoria do estado, o posto de gasolina e a distribuidora determinou que os resposáveis pela contaminação precisam financiar melhorias no sistema de água do conjunto, para abastecer a população que, durante a contaminação, chegou a receber mil litros de água por dia para os afazeres domésticos, além de água mineral para consumo.

O acordo firmado com o Ministério Público determina que distribuidora e os donos do posto realizem a coleta de amostras de água em 70 pontos, para avaliação e elaboração de um plano de limpeza. O prazo estipulado é de 60 dias para a apresentação de um estudo técnico sobre a situação do bairro.

Segundo o procurador do estado, Ibrahim Rocha, a população pode esperar investimentos ainda no primeiro semestre. “A gente estima que tanto a obrigação pela despoluição quanto a entrega do sistema, pelo menos até o mês de junho, já estarão bem adiantados”, avalia.

 

Veja o vídeo: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/03/populacao-que-sofre-contaminacao-por-combustivel-cobra-solucao.html

 Fonte: Do G1 PA

 

 
 
 
 

Artigo anteriorANP permite frasco de polietileno
Próximo artigoAmostra Testemunha – Fique por dentro
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here