Últimos Eventos

Conheça as Licenças Ambientais para a Operação em Postos de Combustíveis

Olá, que tal falar mais de Licenciamento Ambiental? 

Licença Prévia – Licença de Instalação – Licença de Operação

Brasil Postos Negócios

Brasil Postos Negócios

Compra e venda de postos de combustíveis

Vendemos o seu posto em até 30 dias

Compre ou venda postos de combustíveis em todo o Brasil.

Conectamos compradores, investidores e proprietários com segurança, confidencialidade e ampla divulgação para o público certo.

+45 mil postos no mercado brasileiro
+16 anos de atuação no setor
75% dos revendedores do país
100% confidencial, do cadastro ao fechamento
Cadastro com sigilo total Avaliação da operação Intermediação até o fechamento Alcance nacional

Academia de Ensino Brasil Postos

Capacite sua equipe, forme líderes e profissionalize a gestão

Soluções especializadas para desenvolver profissionais em todos os níveis do posto, da operação ao proprietário.

Treinamento para equipes Cursos para frentistas, atendentes e profissionais da operação.
Formação de gestores Desenvolvimento de gerentes, líderes de pista e supervisores.
Mentorias para empresários Estratégia, gestão e crescimento para proprietários e redes.
Conhecer as soluções de capacitação →

Cursos online, presenciais, in company e programas para redes.

Vamos agora, após a escolha do terreno entender o próximo passo a ser  dado antes do início da operação do empreendimento. 

Sim, ainda tem um caminho a ser percorrido junto aos órgãos competentes, se faz necessário que sejam emitidas às licenças correlatas  e no caso ambiental estamos falando do famoso trio LP, LI e LO. 

Conheça as Licenças Ambientais para a Operação em Postos de Combustíveis

Já nesse momento inicial encontram-se divergências entre os órgãos  competentes, entre estados e até mesmo entre municípios. Por que isso ocorre? Por causa da autonomia.  

Os órgãos ambientais possuem autonomia para deliberarem em seu raio  de atuação.

Logo, são exigidos estudos e projetos ambientais detalhados  variando o grau de exigência de acordo com a localidade de estados e  municípios.  

O que muda é a capacitação do corpo técnico, maior o grau de  exigências, melhor formulação no texto das condicionantes, clareza na  utilização de parâmetros à luz da legislação em vigor e por aí, vai… 

Hoje em dia entendendo que é emergencial a celeridade dos processos, e  acabar o quanto antes com a burocracia gerada em órgãos públicos, está  sendo utilizado em vários estados a liberação dessas etapas concomitantemente. Seja LP + LI ou até LI + LO. 

É Neste momento de finalização dos projetos, e início da etapa de instalação da atividade, é que entra o elo crucial para que tudo funcione  perfeitamente no empreendimento. 

A instalação mais conhecida como obra. 

Mas porque ter cuidado na hora de contratar uma empresa para instalar? Não é só construir?

Ao contratar uma empresa treinada e certificada para executar a instalação, (na fase da LI) o empreendedor se cerca de cuidados que o respaldarão em situações na fase de operação do empreendimento voltada para prevenção de possíveis impactos ambientais. 

Inicialmente deve ser exigida ao prestador de serviço a Certificação Compulsória de Produtos e Serviços, que tem como obrigatoriedade a certificação por meio de um Organismo de Certificação de Produtos – OCP. Esses certificados mencionados atendem os artigos 3º, 5ºf e 9º da Resolução  Conama 273. 

A Resolução Conama nº 273/2000 estipula uma série de requisitos os quais devem ser atendidos pelas empresas que integram o setor de combustíveis no  Brasil, promover o controle e o atendimento a todos os parâmetros técnicos e  legais necessários para a consolidação da gestão ambiental e qualidade dos  produtos no setor em nível nacional. 

Sendo assim, estabelece que para emissão da licença de operação do posto  de combustível, a instalação do SASC em postos revendedores somente pode  ser feita por empresas certificadas pelo INMETRO ou por organismo por ele  credenciado. (art 5º II f) 

Por esses e outros motivos, quando o órgão ambiental, periodicamente solicita  em suas condicionantes comprovação de teste de estanqueidade, etapas do  VOC, teste hidrostático nos dispositivos de contenção (sump), análises de  efluentes da caixa separadora de água e óleo, treinamento de funcionários,  entre outros, é de suma importância que o empreendedor entenda que a instalação, bem como manutenção requer conhecimentos e habilidades  específicas, logo existem diversos equipamentos e sistemas de contenção que  devem ser instalados e posteriormente sofrer manutenção preventiva, técnica e  corretiva. 

Entendeu o tamanho da responsabilidade quando não se contrata um  profissional qualificado para te atender?

Sem falar que, em se tratando de questões ambientais você não vai querer seu  posto interditado. Não é verdade? Mais informações e contatos da Adriana:

? Website – https://aprendalicenciamentoambiental.com/

✉ e-mail – [email protected]

Aprenda Licenciamento Ambiental

Conheça a Adriana

Academia Brasil Postos

Curso de Legislação e Fiscalização em Postos

Uma fiscalização da ANP, Inmetro, Procon, Conama ou MTE pode virar multa, fechamento temporário e até revogação do registro. Aprenda o que cada órgão exige e como agir — antes e durante a fiscalização — com segurança jurídica.
Curso Gerente PRO formação gerencial em postos de combustíveis

Curso Gerente PRO · Certificado MEC

Forme um líder que engaja a equipe e resolve problemas

Desenvolva liderança, comunicação e gestão de pessoas para construir uma equipe mais autônoma, produtiva e comprometida com o resultado.

Liderança prática Equipe produtiva +1.700 alunos
Formar meu gerente →

12 módulos · 56 aulas · materiais práticos

Olá! Eu sou Adriana Guimarães formada em Arquitetura e Urbanismo. Assim que terminei a faculdade, optei por trabalhar com reforma de interiores. Foi trabalhando em obras no dia a dia que me deparei com a seguinte questão: o que fazer com os entulhos gerados pela obra? Todo aquele resíduo me incomodava.

Foi quando surgiu a GESTÃO AMBIENTAL, como pós graduação. Foi uma escolha bastante feliz e como coincidências não acontecem, quando mudei para Guarapari, fui convidada a gerenciara equipe de Educação Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente, onde moro desde então.

Pouco depois a Secretaria iniciou o processo de Licenciamento Ambiental Municipal. Foi ótimo pois pude conviver com tudo o que aprendi na pós-graduação e me deu uma bagagem real do que é a prática do trabalho como consultor ambiental.

Quando sai do cargo decidi abrir meu próprio negócio e investir nesse promissor mercado.  Hoje tenho orgulho em dizer que sou Consultora Ambiental e vivo disso, pago as minhas contas, sustento minha casa e um filho adolescente.

Pensando na dificuldade que a gente passa para começar a trabalhar logo que terminamos a faculdade e ainda não temos experiência, decidi criar o Programa Aprenda Licenciamento Ambiental. O meu propósito é multiplicar meu conhecimento adquirido ao longo da minha caminhada e ensinar você como aumentar sua renda  trabalhando com Licenciamento Ambiental.

Loja Virtual Brasil Postos

Equipamentos e produtos para o seu posto

Encontre soluções especializadas para abastecimento, armazenamento, medição, segurança e operação.

Bombas de abastecimento Tanques Medição e monitoramento Placas Calibradores Meio ambiente + muito mais
Acessar a Loja Virtual →

Compre online ou solicite uma cotação.

Método Brasil Postos

Seja o dono do seu posto — não o escravo dele

Pare de estrangular o crescimento do seu posto com uma gestão amadora

Profissionalize sua liderança e transforme uma operação presa ao improviso em um negócio que funciona com método.

Liberdade de tempo Lucro previsível Patrimônio protegido

Você não precisa trabalhar mais horas. Precisa liderar melhor.

Quero mais tempo e lucro →

Vagas limitadas por seleção/aplicação.

Loja Virtual Brasil Postos

As placas que a fiscalização exige

Placas e adesivos obrigatórios, direto da Loja Virtual Brasil Postos.

Não perca nenhuma mudança que afeta o seu posto

Legislação, fiscalização e mercado — o que muda na sua margem, toda semana no seu e-mail.

Brasil Postos