Assessoria_Ambiental
O Portal Brasil Postos inova mais uma vez e passa a oferecer os serviços de Consultoria Ambiental para a revenda de Combustíveis.
Em parceria com a Welten Ambiental o Portal Brasil Postos disponibiliza ao setor de combustíveis uma ampla gama de serviços ambientais adequadas à necessidade da revenda.
Os danos ambientais causados por vazamentos de combustíveis são irreversíveis ou de difícil reparação e representam uma grave ameaça à saúde pública. A consultoria ambiental atua preventivamente nas instalações de armazenamento de combustíveis com a prestação de serviços que visa identificar oportunidades de melhorias, físicas e operacionais agregando maior segurança a operação.
Conheça os serviços de Consultoria Ambiental disponibilizados para a revenda.

  • Licenciamento Ambiental – O Licenciamento Ambiental é um procedimento administrativo obrigatório necessário no momento da implantação de Postos, em possíveis ampliações e na implantação de GNV e troca de tanques. Para os postos que já estão em funcionamento, é necessário possuir a Licença Ambiental de Operação, que deverá ser renovada de acordo com o prazo estabelecido pelo órgão ambiental licenciador.

Oferecemos consultoria para todas etapas do processo de licenciamento, como licença ambiental prévia, de instalação, de operação, desmobilização.
Para os casos de Postos novos será necessária a obtenção da licença prévia (visa verificar a adequação da localização do empreendimento), a Licença de Instalação (visa verificar a adequação do projeto de instalação do empreendimento) e licença de operação (visa verificar se a instalação do empreendimento foi efetuada de acordo com o projeto aprovado por ocasião da LI);

  •  Monitoramento Ambiental – Os postos de combustíveis são obrigados a possuir sistemas que diminuam o impacto da sua atividade e devem realizar o monitoramento ambiental destes itens, dentre eles, análises do sistema separador de água e óleo, manutenção periódica dos equipamentos e análise de água dos poços de monitoramento.

Os custos relacionados ao monitoramento adequado compensam mais do que o valor das multas aplicadas e quem descumpre a lei está sujeito até mesmo ao embargo de suas atividades pelos órgãos ambientais. Nos responsabilizamos pelo cronograma deste monitoramento conforme condicionantes estabelecidas pelo órgão ambiental, emitindo relatório técnico dos resultados das análises do sistema separador de água e óleo, poços de monitoramento e solo,  conformidade quanto a manutenção dos equipamentos, dentre outras informações relacionadas ao aspecto ambiental do empreendimento.

  •  Diagnóstico Ambiental – Nos últimos dez anos o número de áreas contaminadas em território nacional teve um aumento considerável, e segundo fontes da CETESB, os postos de combustíveis são os maiores responsáveis pela contaminação do solo, com 3.597 casos só no estado de São Paulo, número que representa 75% do total. Dependendo do grau de contaminação, o órgão ambiental pode inclusive determinar a remoção do solo contaminado e seu envio para um aterro industrial, o que tem um custo bastante alto. Imagine os transtornos para o seu posto, paralisar suas atividade com escavações do solo para retirada da terra e enviá-la para um aterro industrial, colocar um solo novo, compactá-lo e refazer o piso de abastecimento.

O Diagnóstico Ambiental é dividido em: Avaliação Preliminar |  Investigação Confirmatória |  Investigação Detalhada | Avaliação de Risco a Saúde Humana

  • Poços de Monitoramento – Os empreendimentos de atividades potencialmente poluidoras de solo e água subterrânea são obrigados a possuir os poços de monitoramento, que servem para verificar, por meio de coleta e análises desta água, se algum poluente atingiu o aquífero freático. Estes poços formam uma rede de monitoramento da qualidade da água subterrânea da área, indicando se a atividade desenvolvida no local está de acordo com as exigências legais. Os poços devem ser instalados próximos as áreas potencialmente poluidoras (depósito de resíduos, tanques subterrâneos, sistemas de tratamento de efluentes, dentre outros), seguindo o sentido do fluxo da água. Para saber o comportamento deste fluxo, é importante que seja solicitado um mapa potenciométrico.
  •  Teste de Estanqueidade – O teste de estanqueidade é um procedimento usado para verificar a vedação pneumática de um componente, ou seja, verificar se há algum vazamento. Deve vir acompanhado de um laudo de estanqueidade com croqui do estabelecimento e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) assinada pelo engenheiro responsável.  Para maiores informações dos nossos serviços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here