Consumidor prefere posto com loja, afirma especialistaAo se pensar em um posto novo, não se planeja mais ter o posto apenas: a loja tem que fazer parte do planejamento. A afirmação é de Giselle Valdevez, sócia-diretora da empresa Valsa, consultoria que atua na área de Varejo de Conveniência e Treinamento.

“Hoje, o consumidor prefere o posto com loja ao posto sem loja “, afirma Giselle.

“A loja de conveniência já faz parte da realidade, na rotina corrida, principalmente nas cidades grandes. Os consumidores estão, cada vez mais, procurando usar melhor o seu tempo, buscando formas práticas e convenientes de fazer suas compras. Tudo o que puder facilitar a vida é bem-vindo”, explica.

“A loja de conveniência tem justamente essa função de facilitar a rotina de quem não tem tempo”, reforça.

Nesse contexto, o segmento tem uma grande oportunidade, que pode claramente ser materializada nos dados divulgados recentemente no Anuário Combustíveis, Lubrificantes & Lojas de Conveniência do Sindicom.

O varejo de conveniência nas redes das distribuidoras associadas ao Sindicom seguiu em expansão em 2014, com um crescimento de 13% em número de lojas (4.001 unidades) e 22% em faturamento (R$ 105 mil de venda média nas lojas das associadas ao Sindicom – R$ 58 mil nas não-associadas). Resultado bem acima do crescimento do varejo como um todo, que foi de 3,7%.

E o potencial de crescimento do segmento continua grande, já que o país tem cerca de 40 mil postos e apenas 18% deles com lojas.

“O mercado de conveniência está em expansão, crescendo nos últimos anos tanto em número de lojas quanto em faturamento”, destaca Cesar Guimarães, diretor de Mercado e Comunicação do Sindicom.

“Os postos de combustíveis, que já vinham mudando seu perfil nos últimos anos, devem acelerar ainda mais o processo, com maior oferta de serviços para conquistar a fidelidade dos consumidores e de conectividade entre as diferentes áreas do posto”, avalia, acrescentando que fidelização é uma palavra-chave em tempos de menor fluxo econômico.

O executivo lembra que as lojas de conveniência já são, hoje, uma grande realidade no mercado brasileiro, disputando a preferência com supermercados, padarias, farmácias, restaurantes, e, ainda, com o mercado de food service.

“Os clientes adoram o formato e o mix da conveniência e veem nelas um diferencial”, destaca Guimarães.

Extraído do site da Fecombustíveis

Fonte: Newsletter Sindicom

Artigo anteriorAlvará de funcionamento e LO devem ficar no posto
Próximo artigoBoas Práticas na Revenda
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

1 COMENTÁRIO

  1. boa noite, estou montandoumposto pequeno. Se Deus quiser. E em breve tbm quero comprar alguns procutos dessa conceituada empresa.
    por meio deste gostaria de saber se vcs tem alguma reportagem, dica ou orientação a respeito de montar no posto um restaurante, uma conveniência e um mini-mercado? quero montar implantar o mini mercadinho e alguar o ponto pra restaurante e o outro ponto pra conveniencia. o que vcs sugerem? Desde já agradeço. Deus abençoe todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here