A concorrência acirrada dos mercados e o avanço da tecnologia deram origem a um novo perfil de cliente. Com o poder de compra em suas mãos, sem estarem presos a uma marca só, os consumidores estão cada vez mais exigentes: querem pagar um valor justo, ter os benefícios contratados e os prazos respeitados. Obrigadas a se adequarem a essa nova realidade para sobreviverem, as empresas buscam maneiras para se diferenciar em meio a tantos concorrentes.
Descobertos recentemente pelas grandes companhias, o atendimento e o pós-vendas são ótimas formas para agregar valor ao seu serviço ou produto. Aliando a teoria à prática do mercado de combustíveis, um ótimo começo é o treinamento de frentistas e atendentes. O objetivo é conscientizá-los sobre a importância do seu trabalho. Isto porque, eles são a linha de frente do posto ou loja de conveniência e representam a imagem da marca. Daí a necessidade de serem simpáticos e atenciosos sempre.
A própria estrutura do negócio conta. Limpeza e arrumação chamam (e muito!) a atenção do cliente, que escolhe não frequentar mais uma loja de conveniência para tomar um café, pois o banheiro estava sujo. Opções de pagamento também ajudam, afinal ninguém quer passar vergonha por não ter conseguido pagar a conta. Hoje em dia, encher o tanque não está tão barato assim e ninguém mais anda com dinheiro. Assim, aceitar uma variedade de cartões e até cheque é essencial para alavancar as vendas.
Finalmente, ações de fidelização como cartões de vantagens, brindes e promoções são ótimas ferramentas para estabelecer um relacionamento mais forte com o cliente. Muitos postos de combustíveis e lojas de conveniências já descobriram esse método e realizam constantemente programas de milhas em parceria com outros bancos, por exemplo. No mercado de combustíveis, a diferenciação pelo atendimento não é tão difícil quanto parece. O cliente está propício a seguir uma rotina e prefere abastecer onde mais confia. E você, está pronto para essas mudanças?
Publicado por: Intercamp Sistemas em 19 de setembro de 2012

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