Caro leitor, em razão da nossa sede por conhecimento e a incessantemente busca do que há de mais novo e moderno em nosso canal de conveniências e varejo de proximidade, trago essa matéria exclusiva para a Brasil Postos.

Como sabemos, o nosso maravilhoso canal de C-store está em transformação no Brasil e no mundo.

Essa belezinha dentro do seu posto chamada de loja de conveniência está na boca do povo e ganhando força; além disso, está na mira dos grandes varejistas e gigantes do food service.

Assim as grandes companhias de petróleo rebolam para acompanhar e implantar novas tendências, uma vez que não é o seu core business e a falta de know-how no setor forçam à fusões com empresas desse segmento.

Mapco_Sevierville_CheckOutOverview-770.jpg

A sinergia entre commodities, ponto físico das lojas e localização dos postos trazem uma geração de tráfego de consumidores ímpar aos demais tipos de varejo.

Enxergo claramente a loja de conveniência por ter todos esses aspectos positivos e tornaram-se também um mini centro de distribuição no delivery de qualquer tipo de produto ou serviços.

Muitos postos contam com espaço suficiente para estacionamento, o que é um baita diferencial observando-se o mercado imobiliário das grandes cidades.

Até me faz lembrar de um velho ditado americano no parking, no business que em tradução livre quer dizer: sem estacionamento, sem negócio.

Com o crescimento contínuo das vendas de food, que ainda engatinham dentro das lojas de conveniência, muitos revendedores apostam na modernização de equipamentos e melhoria das ofertas de produtos a seus clientes.

E é por esses fatos concretos, querido revendedor, que sigo em direção ao município de Diadema, mais precisamente à Avenida Roberto Gordon, 171 – onde se encontra essa joia da gastronomia, a Topema.

Após meio século de história e sucesso, a marca vem criando soluções de equipamentos para cozinhas profissionais. Líder no segmento, em 2021, a Topema completou 57 anos de conquistas e credibilidade.

Ao chegar, sou muito bem recebido por Ulisses Marques da Silva, Gerente de Novos Negócios e por, Nelson Ferraz Cury, CEO, que conduzem uma ampla apresentação de seus produtos.

Desde cocção, refrigeração, mobiliário, máquinas, acessórios auxiliares, distribuição, higienização e ainda uma surpreendente linha Eco focada na sustentabilidade ambiental. Diga se de passagem essa turma entende do riscado!!

Tendo como clientes Wal-Mart, Hilton, Burguer King e milhares de outras referências relevantes, que poderia passar o dia enumerando. Falar de inovação em cozinhas com essa turma e chover no molhado.

+++ SAIBA MAIS : Loja de Bebidas – O Fantasma que Assombra as Lojas de Conveniência

Após diversos anos como consultor de montagem de cozinhas profissionais, ainda vejo muitos empresários cometerem erros na hora do backup de suas cozinhas, muitas vezes míopes, buscando apenas o lucro.

Uma boa orientação, no início da montagem, é as escolhas corretas de equipamentos e posições dentro do ambiente físico, garantem melhorias nos processos da linha de montagem dentro de uma cozinha, redução no men power, segurança na execução de tarefas, redução de investimentos em manutenção de equipamentos, aumento da capacidade produtiva entre outros benefícios, que impactam no bolso do empresário.

Ter aliados e suporte como os que encontrei na Topema fazem a diferença.

Após apresentação de um maravilhoso showroom, percorremos os 11.000 m² da planta e ao ver a produção em pleno vapor de chapas, câmaras frigoríficas, carros refrigerados, estantes, prateleiras, bancadas, salamandras, corners/estações, vending machines com touch screen, lockers de food de franquias e containers personalizados, fiquei esperançoso com a recuperação da economia e com a retomada do setor de food servisse pós-pandemia.

Para quem é fanático pelo canal como eu não preciso nem dizer que me senti em um parque de diversões. É prazeroso e bonito ver como eles tem garra e brilho nos olhos ao me mostrarem esse mundo de possibilidades.

TERRA FORM

Antes de encerrarmos o tour, Ulisses e Nelson fazem questão de me mostrar algo completamente inovador: a TerraForm ! Este Eco equipamento consegue dar o destino correto a resíduos orgânicos em até 90% resultando em um adubo rico em nutrientes que pode ser aplicado em plantas, jardins, hortas etc.

Recicladora de Lixo Orgânico TERRAFORM 2 kgEssa máquina funciona através dos controles de umidade e temperatura e na redução do composto. O processo leva entre quatro a doze horas para ficar pronto, dependendo da quantidade de resíduos.

Durante o processo, a TerraForm aceita uma grande variedade de alimentos, não gerando mau odor e nem ocupando muito espaço; sendo um equipamento perfeito para uma loja de conveniência, que sonha ser eco.

Agora ficou ainda mais fácil dar o destino correto aos seus resíduos orgânicos, com a sua Terraform Kitchen você reduz em até 90% do resíduo inserido. O resultado desta redução é um adubo rico em nutrientes, que pode ser aplicado nas suas plantas, jardins, hortas, etc.

Ela funciona através do controle de umidade, temperatura e aeração do composto, o processo pode levar entre 4 e 12 horas para ficar pronto – depende da quantidade de resíduo durante o processo.

A Terraform Kitchen aceita uma grande variedade de alimentos, não gera mau odor e não ocupa muito espaço na sua cozinha ou área de serviço.

Consigo imaginar o atendente de loja dando de brinde o adubo e semente aos clientes. Com certeza trazendo um enorme diferencial ecológico aos seus concorrentes, ou até mesmo dentro da cozinha dando destino correto ao lixo orgânico e por consequência reduzindo suas taxas juntos aos órgãos regulatórios. Simplesmente sensacional!!

A noite chega e me despeço desses dois grandes novos amigos.

Quando estiverem na região agendem uma visita e conheçam o showroom da Topema. Programem-se ao vir para São Paulo de conhecerem essa empresa e aproveitem para passarem o fim de semana na cidade. Peçam dicas de bons restaurantes aos amigos e usufruam da gastronomia. Sugiro ainda um passeio cult pelo parque estadual das fontes do Ipiranga.

Um dos maiores atrativos do parque diz respeito ao seu valor histórico ligado a independência do Brasil, particularmente onde D. Pedro I teria dado o famoso grito do Ipiranga em 7 de setembro de 1822.

Um tríplice fraterno abc! Chef Luiz Borba

 

+++ Chegou o Aplicativo de Checklists Inteligentes Brasil Postos

+++ Digitalize e Controle as Rotinas do Posto e da Conveniência – App Checklist Inteligentes Brasil Postos

Artigo anteriorUK – Shell pretende instalar 50.000 pontos de carga EV na rua até 2025
Próximo artigoPrograma de Fidelidade em Postos e Conveniência pode ser divertido? Veja o case da Stinker
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here