ANP: Impedimento de Novo CNPJ com justificativa de dívida existente é inconstitucional
Elieuza Estrela

É muito comum o empresário ser impedido de operar determinado Ponto de Revenda pelo fato do CNPJ antecessor possuir débitos junto a ANP.

Brasil Postos Negócios
Compra e venda de postos de combustíveis
Resumo
ToggleCompre ou venda postos de combustíveis em todo o Brasil.
Conectamos compradores, investidores e proprietários com segurança, confidencialidade e ampla divulgação para o público certo.
Academia de Ensino Brasil Postos
Capacite sua equipe, forme líderes e profissionalize a gestão
Soluções especializadas para desenvolver profissionais em todos os níveis do posto, da operação ao proprietário.
Cursos online, presenciais, in company e programas para redes.
E que o empresário só descobre essa tragédia após realizar contrato de locação, constituir empresa, reforma do imóvel, contratar funcionários, conseguir licença ambiental, e ao pedir o novo Registro Posto Revendedor junto ANP, esse recebe resposta negativa: Dívida de CNPJ antecessor.
Diante da resposta alguns locatários temendo prejuízo ainda maior, realizam o parcelamento da dívida de terceiro, que na maioria sequer conhece, e ou, desistem da locação, causando prejuízos irreparáveis para ambas partes.

DA INCONSTITUCIONALIDADE COMO QUESTÃO PREJUDICIAL
( artigo 6° Portaria ANP 116/2000, com alterações trazidas pela Resolução ANP 41/2013 em seu artigo 7°, § 2°, “k”)
O controle da constitucionalidade das leis constitui essencialmente, na verificação de adequação de determinado ato normativo aos termos da Constituição Federal.
Essa adequação é aplicabilidade do Princípio da Supremacia Constitucional, isso acontece na compatibilidade de cada ordenamento jurídico com a norma fundamental responsável por conferir unidade a todas as outras.
Dessa forma, o impedimento do empresário exercer sua atividade comercial por consequência de dívida existente pelo CNPJ antecessor no referido endereço , diga-se, que nada tem com a nova empresa, eis que, o CNPJ anterior perdeu o seu fundo de comércio, por questão que o novo empresário não tem conhecimento.
E que permitir a aplicabilidade da referida lei é impedir a livre concorrência, em que um empresário do setor está sendo punido por ato irregular de outro CNPJ que não faz parte na nova sociedade empresarial.
O judiciário não deve permitir que uma autarquia criada para regular um setor, possa violar garantias fundamentais, permitindo elaborar lei que tem a única finalidade beneficiar uma minoria em contrapartida a miserabilidade de uma grande categoria profissional, nesse caso a Revenda.
Então, em juízo de ponderação, é de se concluir, que esse procedimento adotado pela ANP é inconstitucional, tendo em vista que não atingem os objetivos de fomentar o crescimento e a servir aos interesses da coletividade.
Dessa forma, já é entendimento pacífico do Tribunal Federal 4° Região , que o artigo 6° da Portaria ANP 116/200, e suas alterações trazidas pela Resolução ANP artigo 7, § 2°, 41/2013, esse viola vários direitos fundamentais como o artigo 1°,III, 3°, II e III, 170, III,IV, da Constituição Federal 1988.
ADMINISTRATIVO. ANP. PORTARIA Nº 116/2000. AUTORIZAÇÃO DE REVENDA DE COMBUSTÍVEIS. POSSÍVEL SUCESSÃO ENTRE EMPRESAS. AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO. A existência de débitos em nome de possível antecessora não é motivo suficiente a impedir o livre exercício de atividade econômica, desde que comprovada a ausência de vínculo entre as empresas sucessora e antecessora. ( TRF 4, 3° Turma, 2015).
ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. POSTO DE COMBUSTÍVEL. AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO. LEI Nº 9.478/97. PORTARIA 116/2000 DA ANP. EXIGÊNCIA DE QUITAÇÃO DE DÉBITO DE EMPRESA ANTECESSORA PARA AUTORIZAÇÃO AO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE DE REVENDA VAREJISTA DE COMBUSTÍVEL. SUCESSÃO EMPRESARIAL. INDÍCIOS. AUSÊNCIA DE PROVA. 1. A existência de dívida de empresa que, em tese, teria antecedido a autora não tem o condão de impedir o livre exercício da atividade dessa na venda varejista de combustíveis. 2. No caso concreto, ficou provado nos autos que a suposta antecessora, exercia suas atividades em outro local, não se provando qualquer relação entre as referidas pessoas jurídicas. 3. Sentença de procedência mantida. Apelação e remessa oficial desprovidas. (TRF 4, 4ª TURMA, 2015)
O entendimento atual é que: mesmo admitindo a Portaria ANP nº 116/2000 com alterações trazidas pela Resolução ANP 41/2013 em seu artigo 7°, § 2°, “k”, que tem por finalidade evitar sucessões fraudulentas, todavia, essa norma não deve ser aplicada quando não há evidência alguma de sucessão fraudulenta, comprovado a ausência de qualquer vínculo entre o atual e o antigo operador do ponto de revenda.
Nova Colunista que abordará os temas de Assessoria Jurídica e Ambiental

Assessoria Jurídica para Postos de Combustíveis. Realiza os serviços de Ação Rescisão/Revisão Contrato Bandeira , Ação Renovatória , Ação de Despejo, Ação Restituição Tributos, Ação Declaratória Inexistência Débito ( ANP /IBAMA, outros ) apresentação defesa ( ANP, PROCON, INMETRO, DER, ANTT, IBAMA, , outros). Possui forte atuação endividamento bancário ( ação Revisional conta e demais contratos e defesa nos casos execução) análise contratos bandeira, elaboração contratos compra e venda de fundo comércio.
Assessoria e Consultoria Ambiental – Especializada na elaboração de Parecer Técnico, Projetos, Planos Gerenciais e Procedimentos Ambientais, Regularização Ambiental em qualquer ramo de atividade, com especialização na construção e adequação empreendimentos no setor de Distribuição e Revenda de Combustíveis (Posto de Gasolina), Ponto de Abastecimento (instalação de tanques em empresas e propriedades rurais).
Loja Virtual Brasil Postos
Equipamentos e produtos para o seu posto
Encontre soluções especializadas para abastecimento, armazenamento, medição, segurança e operação.
Compre online ou solicite uma cotação.

Método Brasil Postos
Seja o dono do seu posto — não o escravo dele
Pare de estrangular o crescimento do seu posto com uma gestão amadora
Profissionalize sua liderança e transforme uma operação presa ao improviso em um negócio que funciona com método.
Você não precisa trabalhar mais horas. Precisa liderar melhor.
Quero mais tempo e lucro →Vagas limitadas por seleção/aplicação.
Loja Virtual Brasil Postos
As placas que a fiscalização exige
Notícias relacionadas
Reforma tributária: como não perder dinheiro agindo já em 2026
1 de setembro de 2026
O posto passa para os filhos. E o imposto?
1 de setembro de 2026
Lula sanciona lei que autoriza o governo a cortar tributos do combustível
29 de agosto de 2026
Operação Bomba Oculta torna inaptos 1.283 CNPJs de postos e lacra seis clandestinos em SP
29 de agosto de 2026
Justiça do Paraná afasta galonagem mínima e prorrogação automática em contrato de fornecimento de combustíveis
28 de agosto de 2026
Rede com 16 postos de combustíveis no Paraná é apresentada ao mercado para venda
26 de agosto de 2026
Governo do ES multa gerenciadora de frota em R$ 1,3 milhão por preço acima do visor da bomba
24 de agosto de 2026
Reforma tributária: estoque e créditos precisam estar escriturados até dezembro de 2026
24 de agosto de 2026
Rede com 36 postos de combustíveis em Santa Catarina está à venda
20 de agosto de 2026Não perca nenhuma mudança que afeta o seu posto
Legislação, fiscalização e mercado — o que muda na sua margem, toda semana no seu e-mail.
