App, que aumentou a base de clientes durante a pandemia, tem como um dos focos a parceria com montadoras

O Sem Parar teve até aqui um ano produtivo, segundo balanço do CMO Gabriel Porto, que está completando um ano no cargo.

Ele fala que a empresa ampliou a base de clientes mesmo na pandemia, pois o pagamento eletrônico de pedágio e estacionamento dispensa o uso de dinheiro vivo.

O executivo revela o aumento de lojas no Sem Parar shop e avanço em parcerias, principalmente com montadoras.

“Conquistamos mais de 6 milhões de tags”.

O executivo comenta ainda sobre a campanha que lançou o Cashback. Ele afirma que foi a maior ação da empresa, protagonizada por Joel Santana e Supla.

Um ano como CMO do Sem Parar. Qual balanço você faz desse período no cargo?
Muito positivo. Foi um ano produtivo, com incremento de funcionalidades no nosso super App do Sem Parar, aumento de lojas no nosso Sem Parar shop, avanço em parcerias, principalmente com as montadoras. Conquistamos mais de 6 milhões de tags. E, claro, fizemos uma grande campanha para lançar o Cashback do Sem Parar.

A maior campanha que a empresa já teve até então. Para se ter uma ideia, a campanha contou com a presença do técnico de futebol Joel Santana e do músico Supla. A escolha da dupla veio da intenção de fazer uma campanha com nuances de humor e aproveitar o já conhecido relacionamento que os dois têm com o idioma inglês. Joel, por exemplo, ficou conhecido por falar o “seu inglês”, sem nenhum constrangimento.

Supla, por sua vez, também é famoso por falar o idioma de forma impecável. A história é divertida e o telespectador logo nota a diferença dos dois ao falarem “cashback”. O lançamento nacional do teaser foi ao ar no dia 18 de fevereiro e a campanha repercutiu bem nas redes sociais e entre nossos clientes.

Qual é a estratégia de marketing que a empresa deve adotar ainda este ano? De forma geral, queremos continuar entregando comodidade ao dia a dia do nosso cliente. Expandir de forma muito considerável a nossa rede urbana, para que clientes possam continuar encontrando e usando o Sem Parar em todo lugar. Por exemplo, vamos dobrar o número de postos de combustível em 2022 e, para apoiar o crescimento da rede, lançamos uma nova versão do Plano Sem Parar Cidade, que oferece assistência 24 horas com reboque, troca de pneus, recarga de bateria, chaveiro etc.

Também iremos expandir o contato com nosso cliente: seja na expansão de lojas físicas ou no maior engajamento do nosso app, além de crescer audiência na web. Em relação às montadoras, continuamos reforçando as parcerias, pois os clientes adoram sair com o carro novo já com tag do Sem Parar.

Quanto a empresa pretende crescer neste ano? Nossa projeção de crescimento para 2022 é de mais de 2 dígitos. Um crescimento sustentado e compatível com nossa evolução nos últimos anos.

A pandemia atrapalhou os planos do Sem Parar? Quais a empresa deixou de implementar? Pelo contrário, vimos grandes oportunidades. Com a pandemia em curso, o pagamento automático, que não exige contato direto entre as pessoas, mostrou-se muito seguro para proteger todo mundo na cadeia de serviços, desde o cliente aos prestadores de serviço. Com essa segurança e comodidade, esse método rapidamente caiu preferência do brasileiro. O contactless veio para ficar e quem nos diz isso são os números. No auge da pandemia, por exemplo, o pagamento contacless com a tag Sem Parar cresceu 35% (2020 para 2021).  Nosso cliente pode usar a tag para pagar o pedágio, mas também em postos de abastecimento, drive-thrus e estacionamentos. São mais de 4 mil pontos de uso em todo o Brasil.

Quanto a empresa pretende crescer neste ano? Nossa projeção de crescimento para 2022 é de mais de 2 dígitos. Um crescimento sustentado e compatível com nossa evolução nos últimos anos.

A pandemia atrapalhou os planos do Sem Parar? Quais a empresa deixou de implementar? Pelo contrário, vimos grandes oportunidades. Com a pandemia em curso, o pagamento automático, que não exige contato direto entre as pessoas, mostrou-se muito seguro para proteger todo mundo na cadeia de serviços, desde o cliente aos prestadores de serviço. Com essa segurança e comodidade, esse método rapidamente caiu preferência do brasileiro.

O contactless veio para ficar e quem nos diz isso são os números. No auge da pandemia, por exemplo, o pagamento contacless com a tag Sem Parar cresceu 35% (2020 para 2021).  Nosso cliente pode usar a tag para pagar o pedágio, mas também em postos de abastecimento, drive-thrus e estacionamentos. São mais de 4 mil pontos de uso em todo o Brasil.

A empresa não perdeu clientes nesse período? Nossa base de clientes continuou a crescer, mesmo na pandemia. Se comparamos o primeiro semestre de 2019 com o mesmo período de 2022, por exemplo, crescemos 20%. Isso é resultado do nosso investimento contínuo em trazer novos benefícios e serviços aos nossos clientes. Estamos cada vez mais presentes na jornada diária do consumidor, ampliando as razões de uso da nossa tag.

Qual o plano de modernização dos meios de pagamentos automáticos? A inovação está no nosso DNA e cada vez mais investimos em tecnologia. Como dissemos, o brasileiro abraçou o contactless e esse meio de pagamento veio para ficar. Nosso objetivo é expandir a rede para que o cliente possa sempre contar com a gente para curtir a vida sem filas.

Estamos em mais de 4.500 pontos credenciados, sendo 2.200 estacionamentos, 1.300 postos de abastecimento, mais de 750 drive-thrus e 120 lava-rápidos.

Você pode citar um exemplo? O Sem Parar Pay é um deles. Uma solução inovadora, desenvolvida para trazer conforto aos motoristas no momento do pagamento nas cabines manuais, cujo pagamento do pedágio é realizado pelo celular de forma contactless, ou seja, você evita o contato com cédulas ou moedas, faz o pagamento sem tirar o celular do bolso e ainda pode utilizar na sua moto.

Na hora de passar pelas praças de pedágio, basta estar logado no aplicativo e manter o Bluetooth ativo. Ao se aproximar da cabine manual, o pagamento será reconhecido e realizado automaticamente. É um serviço pré-pago e de simples utilização.

A indústria automobilística já coloca o dispositivo de pagamento automático nos carros novos? Atualmente, os carros novos da Nissan, Volkswagen, Hyundai, Mitsubishi, Suzuki, Kia e Toyota já saem com a nossa tag embarcada. Fomos a primeira empresa de meios de pagamentos a começar esse formato de parceira, ainda em 2019. A parceria mais recente foi lançada em maio de 2022, com a Chevrolet. Com essa estratégia, marcamos presença em 60% do share de mercado.

Muitos ainda relutam em adotar o pagamento automático, embora a principal atração seja tirar o condutor das filas dos pedágios. O preço é o principal argumento para não adquirir o sistema? Baseado nos estudos internos que nós realizamos, o principal argumento ainda é a mudança de comportamento. Alguns motoristas mantêm o costume de pagar o pedágio e outros usos com dinheiro e se sentem mais familiarizados com essa dinâmica. Com certeza, com toda aceleração digital dos últimos anos, essa tendência é de mudança.

Qual a estratégia para atrair mais condutores para o serviço? Nosso objetivo é sempre facilitar a vida do nosso cliente onde quer que ele esteja. Para isso, investimos no aumento nos pontos de uso e em novas parcerias que tragam diferenciais relevantes para os nossos clientes. Queremos cada vez mais expandir nossas facilidades para um ecossistema de soluções eficientes. Hoje o nosso cliente não usa a tag apenas para pedágio. Estamos presentes em estacionamentos, postos de gasolina, drive-thrus e em condomínios, inclusive.

Quantos pontos de pagamento automático o Sem Parar tem espalhados pelo país?
Estamos presentes em mais de 4.500 pontos de uso e em 100% da malha pedagiada.

Além da malha pedagiada e estacionamentos, quais outros serviços o Sem Parar oferece? Nosso cliente pode abastecer usando nossa tag em mais de 1.300 postos pelo país e ainda ganhar cashback a cada abastecimento, além de pagar automaticamente em mais de 750 drive-thrus.

Mais de 100 condomínios residenciais e comerciais no estado de São Paulo também usam nosso sistema de controle de acesso. Pelo nosso Super App, o cliente pode pagar multas, licenciamento e IPVA, e calcular o valor dos pedágios durante uma simulação de viagem.

O app também ajuda o cliente a encontrar o posto de gasolina ou estacionamento mais próximo, além de reunir mais de 250 lojas virtuais, que dão cashback de mais 15% para os clientes Sem Parar. E temos também o Zapay, parceria que traz um diferencial interessante para os nossos clientes, que podem parcelar seus débitos com o Detran, tudo direto pelo nosso app.

Quais os projetos de expansão? Estamos com uma estratégia arrojada para este ano, pautada em inovação tecnológica. O objetivo é ampliar a nossa presença de mercado por meio de uma expansão para mais regiões, garantindo a inovação de nossas soluções, oferecer benefícios cada vez mais diferenciados e planos atrativos para nossos clientes e aumentar nossa presença nos canais digitais, para uma atuação cada vez mais omnichannel.

Fonte: https://propmark.com.br/

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