Procedimento para se adaptar a receber pagamentos digitais é rápido, simples e a solução já chega pronta. Medida pode aumentar a competitividade dos postos que aderirem.

Nos anos mais recentes, o crescimento de tecnologias de ponta têm sido diretamente associado ao propósito de criar experiências cada vez melhores aos clientes. A Oracle, por exemplo, apontou que quase 80% do planejamento das empresas para investir em Realidade Virtual e Inteligência Artificial no ano passado foi com o foco de melhorar a experiência do cliente. E com os pagamentos digitais a premissa é muito semelhante.

De acordo com estudo feito pela consultoria Bain & Company, globalmente as carteiras digitais devem passar de 16% do total de pagamentos feitos em PDVs em 2018 para 28% até 2022.

Quando a análise se volta para o e-commerce, ambiente em que as carteiras digitais já possuem participação maior, esse percentual cresce para 47% nos próximos dois anos. Vale lembrar que somente no Brasil existem hoje cerca de 600 carteiras digitais, o que reforça a vocação do brasileiro em aderir novas tecnologias. Essa característica também é um dos fatores que reforça o sucesso que o PIX tem feito em transações de pessoa física .

Depois de 2020, com a chegada da pandemia de Covid-19, medidas que visem resguardar a segurança e proteção de clientes e colaboradores também entram nesse espectro de proporcionar experiências melhores. Neste sentido, já não é novidade dizer que a pandemia acelerou a adoção de pagamentos instantâneos.

Com uma visão alinhada às transformações que estamos passando globalmente quanto aos meios de pagamento, a Gilbarco Veeder-Root é um parceiro da Shipay que se preparou para oferecer aos seus clientes uma experiência de pagamento segura, respeitando o distanciamento e com possibilidade de redução de custos para donos de postos.

Como os postos de gasolina podem se adequar para oferecer pagamentos digitais?

Aos interessados em oferecer a opção de pagamentos instantâneos aos clientes, o Diretor de Soluções para o Varejo da Gilbarco Veeder-Root, Wellington Granja, explica como é simples o procedimento. “Na Gilbarco Veeder-Root nós gostamos de parceiros tecnológicos que realmente possam entregar muito valor para os nossos clientes. Por isso escolhemos a Shipay para a nossa integração com as principais carteiras digitais do mercado e o PIX. O cliente (posto de gasolina) só precisa entrar em contato conosco e informar que quer habilitar o recebimento de carteiras digitais e/ou do PIX. Para isso, ele só precisa ter o seu estabelecimento nas carteiras que quer receber e também já ter criado sua chave PIX. Feito isso, nosso time de suporte irá habilitar o recebimento no Prime Pay e pronto”, explica.

+++ Leia também: Pagamentos digitais aumentam captação de clientes e diminuem custos para revendedores

Uma vez que essa habilitação é feita, o processo para as vendas é ainda mais simples: basta selecionar a forma de pagamento, aguardar a geração do QR Code e apresentar o equipamento para que o cliente possa fazer a leitura. Todo o processo é integrado, sem digitação de valores manualmente e com os valores automaticamente enviados para a conta correta. 

Benefícios financeiros para donos de postos de combustíveis e consumidor final

O Diretor reforça ainda a importância que os revendedores de combustíveis se adequem aos pagamentos digitais, e enfatiza o ponto que destacamos no início deste texto, a respeito da possibilidade de redução de custos na operação. “Pagamentos sem contato estão em franca expansão devido à crise sanitária provocada pelo Covid. Por isso, é extremamente importante que o revendedor de combustíveis forneça a opção de pagamento através das carteiras digitais (QR-Code), que não necessitam do contato direto do consumidor com o meio de pagamento. Adicionalmente, as taxas são muito competitivas quando comparadas a outras modalidades de pagamento do mercado, o que pode ajudar o revendedor com ganhos adicionais”.

Os benefícios financeiros, como a redução de custo para os revendedores citada pelo diretor, também são percebidos pelos clientes, tendo em vista os esforços feitos pelas carteiras digitais para conquistar novos clientes.

Este tem sido um mercado bastante competitivo e eclético, com presença de fintechs diversas, bancos tradicionais e digitais, além de outras empresas que tradicionalmente não faziam parte do mercado de pagamentos.

É o caso, por exemplo, da 99Pay, que está entrando no mercado com uma meta ousada de  fechar 2021 entre as três principais carteiras digitais no Brasil, segundo reportagem divulgada no portal Tilt.

+++ Leia também: Vantagens do PIX e Carteiras Digitais em Postos de Combustíveis

Entre as estratégias de fidelização de clientes, está a oferta de rendimento de 220% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) sobre os recursos dos clientes disponíveis em conta.

O percentual chama atenção, tendo em vista que grande parte dos investimentos de renda fixa costumam ficar próximos aos 100% do CDI – uma das principais taxas de referência de investimentos em renda fixa.

Além desse exemplo, em geral, as carteiras digitais oferecem benefícios muito interessantes aos clientes, como cashback, vouchers de descontos e programas de fidelidade. As transações por carteiras digitais e via PIX também são mais seguras, tendo em vista que usam tecnologia de criptografia, o que as tornam mais difíceis de clonar em relação aos cartões. 

“As transformações decorrentes da pandemia podem ser também oportunidades para aumentar a produtividade e a eficiência dos negócios. Logo, além do benefício do distanciamento social na hora do pagamento, aproveitar o momento para trazer ganhos para o negócio com novas soluções tecnológicas, como é o Prime Pay, irá ajudar nossos clientes a saírem mais competitivos do momento atual”, finaliza Granja.

E se você é revendedor seu PDV também pode ser completamente integrado para o recebimento de pagamentos digitais.

Quero receber pagamentos digitais, o que preciso fazer? 

O processo para ter a Shipay integrada ao seu PDV ou ERP é muito simples, conforme explica Hagler: “Basta falar com o representante do seu sistema de caixa e perguntar se tem Shipay. Se tiver, o próprio representante faz a instalação de um modo bem simples, sem necessidade de instalação de hardware. É basicamente preencher um cadastro e escolher por quais carteiras digitais deseja receber. Se o sistema de pagamentos do posto ainda não tiver Shipay, basta entrar em contato com a gente que aceleramos a instalação”. 

A Brasil Postos e a Shipay têm o objetivo de tornar as operações dos postos de gasolina mais ágeis, inovadoras e preparadas para as novas demandas do consumidor final.

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